Ao ler os Parâmetros Curriculares Nacionais referentes à LÃngua Portuguesa deparei-me e constatei uma verdade, nós professores da alfabetização e séries iniciais acostumamos nossos alunos a textos ridÃculos, privando-os dos bons por medo de lhes impor algumas palavras mais complexas e talvez até preguiça de explicar o significado dessas palavras; portanto não podemos estranhar que quando seja necessário tal imposição em série mais avançada, e mesmo no decorrer da vida, a pessoa por nós formada sinta um forte impacto de incompreensão e muitas vezes desista de buscar e tentar entender bons textos, porque foram acostumados com besteiras.
E mais, nas séries mais avançadas exigir deles – alunos por nós formados – boas redações, quando na verdade sua formação foi equivocada em conceitos fundamentais como o que é ser autor de um texto, chega a ser idiotice, por mais necessário que seja.
Podemos também mudar as formas de ministrar literatura, devemos passar primeiro os conceitos, mostrar que literatura é um mundo que ao mesmo tempo que existe, se recria por nós que influenciamos nele pela nossa própria interpretação do que lemos e do que criamos, que pode haver interação, que não é um mundo formal aparte do nosso, que faz parte do nosso a partir de nossa visão e de nossa imaginação.
Sei que neste momento de agora eu deveria só ler logo todo o capitulo de LÃngua Portuguesa dos PCNs devido a vários motivos (tempo curto, prova amanhã, etc), porém, mal comecei essa leitura e ela já me veio inspirando reflexões dignas de anotações, as quais não resisto e aqui começo o registro.
Josimar,
boas reflexões...
Enquanto formadores de cidadãos, temos obrigação de nos preocupar com o que estamos oportunizando a nossos alunos, para que a história não cobre pela falta de aprofundamento em nossa responsabilidade.
Beijos e votos
Josimar... é isso mesmo. Desde muito cedo a criança tem facilidade em absorver coisas, fatos e palavras. Literatura a gente cria e recria, mas o que vemos hoje é muitas pessoas entrando na faculdade não sabendo fazer nem sequer um RESUMO.
Texto esclarecedor e didático. parabéns!!!! Bjsss
Josimar, mais uma bela contribuição. Abraços e voto.
Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 21/6/2008 03:13
Realmente, um embasamento é necessário para se ter um futuro
cada vez melhor na educação...ab
Sou professora e antes disso sou educadora, portanto, sempre trabalho a literatura, nunca subestimei a cpacidade de meus alunos. Concordo plenamente contigo, colega! Visite eparticipe de minha comunidade "Poesia na Sala de Aula" e meu Blog com os trbalhos de meus alunos! Espero sua visita! Abçs e voto! Ah! Estou em edição!
Ju Virginiana Jussára C Godinho · Caxias do Sul, RS 21/6/2008 16:20Josimar, concordo com vc! É verdade o que escreveu, conscientização para com outros, ainda mais na formação acadêmica e de vida (por que não?), é primordial. É de nossa responsabilidade formar e incentivar grandes pensadores, leitores e escritores em nosso paÃs. VOTADO com louvor. Parabéns. Abç.
Karla Gohr · Curitiba, PR 21/6/2008 16:49
Um beijao meu amigo,muito interessAnte mesmo suas reflexoes e concordo em tudo
votado e aplaudido de pé!!!
valeu moço... braço!
Fez muito bem em registrar sua preocupação com relação a educação nas séries iniciais. Na minha opinião a escola não incentiva os alunos para leitura. Parabéns pelo texto...
Airton
Estrela-RS
Josimar.
Grande e bela contribuição para a educação. O futuro começa nos primeiros passos, no primeiro sopro de vida.
Abraços
Noélio
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!