Uma história – quase - mágica.
Tarde de brasa em fogo, que queimava com cigarras ensandecidas. A noite era uma imensidão escura, salpicada pelas pálidas luzes que vinham das estrelas. Na madrugada, as teias de aranha viravam vidros nas pastagens urinadas pelo orvalho. E assim eram os dias daquele lugar. O mato tomava conta das casas e, na rua principal que findava na igreja, havia um beco que começou a mancar de uma perna. Foi justamente no dia em que Caranguejo chegou. Ele ganhou este apelido porque andava feito caranguejo quando perde uma perna. Era um sujeito que não tinha origem de nascimento, nem carteira, nem dente e tudo que o povo daquele lugar sabia sobre a pobre alma é que era bondoso e cheirava a flor de copo-de-leite – igual a morto. Ajudava no açougue, cortava lenha, levava recados e, às vezes, obrava no beco que mancava de uma perna.
O lugarejo incorporou o velho andarilho e, assim, foi por muitos anos. Caranguejo vivia nos fundos da carvoaria, lugar que sempre cuidou, onde escovava a boca e nunca trocou de roupas. Sempre a mesma calça, que ninguém descobriu ao certo que cor era.
Soube que tinha mais de 80 anos e chegado ao apogeu da ignorância. Seu lugar preferido era o beco que mancava de uma perna, igual a ele. Criatura ordinária, carregava nos bolsos coisas sem utilidade - tampas de vidros, rolhas, papéis amassados e escritos, sem importância divina. Quando as sombras avançavam pela estrada, Caranguejo sentia êxtase de espantalho, corria pros roçados e cantava com voz de tenor.
continua.
Leia arquivo
Acho que là esse conto num muro cariado de Macondo, numa noite, sob luzes pálidas de estrelas orfãs de Caranguejo...
Rangel Castilho · Anastácio, MS 19/10/2006 22:24
Salve Castilho
As estrelas eram da constelação de caranguejo?
Mais provável seria "saco de carvão" -- fica bem próxima da cruxis.
Salve Arlindo!!
Gosto de seus textos..tem umas imagens desconcertantes...
"Prelúdio para um tango" é uma obra fan-tás-ti-ca!
Parabéns!
contos
Cada conto é um personagem ou cada personagem é um conto?
Vc verá outros personagens e suas histórias.São pessoas distintas, cada um com seu jeito e conhecimento.O garoto do conto ainda voltará em outra oportunidade.
Prelúdio para um tango
Este personagem tb.voltará --Vc notou que ele é totalmente diferente do menino da "história,quase,mágica"?
Rangel,
vc já ouvio a canção "prelúdio para um tango"? (procure no Banco de cultura/Musica.) Geraldo Espindola canta.
abraços
Arlindo...jorra poesia daà né mano, muito massa esse conto, gostei muito.
Balbino · Cuiabá, MT 20/10/2006 18:15
Saudações Balbino!
Que bom que vc gostou!
Muito obrigado mano.
abraços.
Oi Arlindo, conheço alguns personagens como este do teu conto. Eles existem pode crer!! E realmente são " mágicos". É linda a tua história. Abraço.
Maria Lúcia Medeiros Teixeira · Campo Grande, MS 21/10/2006 14:36
salve!
Lucia, é verdade. Nos temos o prazer de ter um vizinho assim.
Vc sabe quem...
Saudações
Sinceramente as personagens são antÃteses de anjos, bom!
georgesaraiva · Guarapari, ES 24/10/2006 12:21
Olha Alindo o teu texto é maravilhoso, Parabéns.
carlos Magno.
Muito bom. Show de bola pra quem gosta de futebol. O teu texto é opinião publicada. A opinião pública precisa conhecê-lo. Não é quase. É magia pura.
Abraços.
Pedro Fenelon
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!