A viagem ao centro da terra começa onde termina a sua vida: a sete palmos.
O caixão é baixado numa cova simples num cemitério bonito, desses que parecem campos, verdes e sem nada para marcar as sepulturas além de uma lápide ocasional.
Não que isso importe a você: afinal, você está morto. Mas oferece um certo consolo a quem fica.
Você também fica. Aliás, fica mais do que os que agora se vão depois do enterro. Fica tanto que já no dia seguinte a carne começa a apodrecer.
Se você fosse vivo, talvez lembrasse daquela epÃgrafe de Machado. Porque os vermes que primeiro roeram as frias carnes de seu cadáver foram também os primeiros a sair do caixão para a terra preta sete palmos abaixo. Não havia pressa: eles não tinham para onde ir. Nesse mundo subterrâneo ninguém tem pressa.
Eu prefiro a cremação...
Claudiocareca · Cuiabá, MT 8/11/2006 12:09Se for pra apodrecer, que seja em um verdadeiro banquete afinal.
Pedro Ferrari · BrasÃlia, DF 10/11/2006 01:50Eu já imaginei isso, Pedro. Até hoje sinto o gosto da carne apodrecendo em minha boca.
Fábio Fernandes · São Paulo, SP 10/11/2006 07:52
Ah Fábio... gostei da idéia, mas eu ia gostar mais se você desenvolvesse mais, logo um tema tão bom como a morte! Te incomoda o tema a ponto de terminar o texto bem rápido pra não pensar muito no assunto?
Abraços!
Tô tirando o atraso do dicionário hj. =)))
Bom.. não suporto a idéia de cemitério, não por ter medo de ser enterrada viva, de ter claustrofobia.. nada dessas coisas. Detesto cemitério pela idéia de ser um lugar onde as pessoas vão pra chorar por quem já foi. aaaaaaa.. q coisa mais triste! Quero ser cremada e meu pozinho espalhado por aÃ.. por vários lugares. Pra eu me espalhar por aÃ. =)
=*
Oi, Ana!
Na verdade, eu tenho um outro texto sobre a morte, mas que a desenvolve sob outro prisma, mais de literatura fantástica mesmo. Não penso tão cedo em voltar a esse assunto. As mortes mais recentes na minha famÃlia ainda estão muito vÃvidas na minha cabeça.
Sabe que eu tenho a mesma vontade, Fada?
Fábio Fernandes · São Paulo, SP 26/11/2006 11:30Como os antigos Zoroastras (minha religião), queria ser colocado numa torre bem alta pra oferecer minha carne por fim aos pássaros do céu e assim voar um pouquinho, ao invés de fazer essa viagem ao fundo da terra!
Zéduardo Calegari Paulino · Campo Grande, MS 26/2/2007 04:15
Rapaz, que coincidência!
A mim também me gusta muchÃssimo o Zoroastrismo...
Nossa, tão raro encontrar um!
Ushta !!!!!!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!