Viagem pelo Mar de Xaraés

Foto: Palco montado para o lançamento do CD na Beira do Rio Taquari/Coxim
Instale o Flash Player para ver o player.
1
MárioAlmeida · Campo Grande, MS
3/5/2008 · 143 · 44
 

Viagem pelo Mar de Xaraés
Kurikaka & Makako + Os Dinossauros


Gravado com recursos obtidos pelo FIC -Fundo de Incentivo à Cultura - patrocinado pelo Governo do Estado de MS, em 2005, o CD “Viagem pelo Mar dos Xaraés” conta com a participação de “Kurikaka & Makako e os Dinossauros”, bem como de uma dezena de pessoas, entre eles pesquisadores das áreas de antropologia, história, e sociologia e de artistas plásticos da terra, que permitiram a criação do folheto com motivos indígenas – incluindo a arte rupestre encontradas nas cavernas da região, na cerâmica dos índios e na sua arte plumária.
É um CD temático-cultural-pedagógico, que conta de maneira singela e simples a odisséia do homem branco e do confronto entre brancos e os povos indígenas. Da descoberta da “Terra Nova Brasilis” da ocupação do interior de Mato Grosso, desde a corrida do ouro pelas “Rotas Monçoeiras” até as minas de Cuiabá. Nomes dos acidentes geográficos, dos rios, vilas, cidades, povos indígenas, região pantane

compartilhe



Embutir



informações

Autoria
Kurikaka & Makako é uma dupla de compositores e interpretes da “Moderna Música Popular Sul-mato-grossense” (MMP-SM), expressão cunhada pelo saudoso pesquisador e incentivador da cultura popular de MS - Otávio Guizzo. Nascidos e criados em Coxim, berço do poeta e compositor Zacaria Mourão.
Ficha técnica
“Os Dinossauros” é formado por: Adão Pereira do Reis (composição, voz e violão), Leumas de Andrade (composição, saxofone e arranjos) e Mário Almeida (composição e violão). O apelido nasceu e foi cunhado a título de gozação pelo Kurikaka nas diversas apresentações da “Quartaneira”.
Downloads
636 downloads

comentários feed

+ comentar
Marcos Paulo Carlito
 

Já tomou gosto pela coisa hein danado!!!

Marcos Paulo Carlito · , MS 30/4/2008 12:27
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Falou Marquinho - sabendo que vc anda muito ocupado e eu estou + livre - resolví dar uma força pra nós mesmos. Agora é só avisar os amigos que o material está postado. Me ajuda? Acho que apreendí também a usar as ferramentas do "overmundo". Valeu!

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 30/4/2008 13:11
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

Mário, vc leu a mesnagem que te mandei na sua caixa postal aqui do overmundo?

Marcos Paulo Carlito · , MS 30/4/2008 13:31
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

NÃO - COMO POSSO ACESSÁ-LA? vou verificar...

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 30/4/2008 13:37
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

Mário, agora pouco andei convidando alguns amigos para conhecer seu trabalho.

Para acessar suas mensagens vai no seu próprio perfil e clica em "mensagens".

Marcos Paulo Carlito · , MS 30/4/2008 13:50
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Rangel Castilho
 

Salve, Mario Almeida!

Um prazer imenso ser comterrâneo de tão profusos e proficuos
artistas aqui do Matão.

Muito boa obra!

PS - O texto em que contas a historia do CD foi postada na caixa de sugestão. E tudo que é postado nessa caixa desaparece quando o post vai para a fila de votação.
Meu conselho é que copies o texto e coloques em COMENTÁRIOS.

Parabéns!!!!!

Rangel Castilho · Anastácio, MS 30/4/2008 14:08
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Já achei e estou seguindo a sua orientação - Obrigado

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 30/4/2008 15:13
sua opinião: subir
Alice Poltronieri
 

Mario,
Você mexeu com minhas memórias. Sou do MS, e essas melodias letras e sotaque me fizeram chorar de saudade de minha terra.
Que belo trabalho, de relevante cunho cultural e social.
volto para o volto.
Um abraço.

Alice Poltronieri · Porto Velho, RO 30/4/2008 17:27
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Rangel Castilho
O Prazer é todo meu em tê-lo na nossa rede overmundo.
Obrigado pelos elogiosos comentários "profusos e profícuos" - foram máximos. Quando a colocar a história deo CD na Caixa de Sugestão - foi um erro meu - sou neófito neste overespaço - valeu a sua indicação - vou corrigir imediatamente.
Parabéns a você também - vou visitar o seu overespaço quando ficar mais livre por aqui - um overabraço do seu overamigo Mário Almeida.

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 30/4/2008 18:10
sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Aqui vão os comentários sobre o CD no lugar correto - seguindo a orientação do meu amigo Rangel Castilho (valeu mano).
Kurikaka consegue cantar a fauna e a flora com um enfoque ecológico bem humorado – vide “Congresso dos Bichos”. Deste imaginário muito contribuiu a forma de olhar, de ver e de cantar, do grande poeta Zacarias Mourão, o qual passa a ser um referencial auxiliar na definição das formas das composições de Ednardo (Kurikaka) vide – “Bandeirantes”, “A volta da chalana”. Já o Makako, cujo nome é Manoel, também chamado de “Neíto da Vó Tide”, recebeu este apelido desde pequeno porque vivia trepado em árvores e o mantém artisticamente porque representa a irreverência natural associada a este animal.
“Quartaneira” é– reunião dos músicos e artistas da terra - que acontece toda semana às quartas-feiras na Confraria do Piau, localizado no Bar do Zé Guedes, local onde o grupo se formou. Adão Pereira dos Reis é formado em engenharia mecânica pela UFRJ. É um grande compositor, estudioso pesquisador e violonista. Cantador e “Poeteiro” – como ele mesmo se intitula. Leumas de Andrade é contador, economista e músico. Saxofonista, mestre arranjador que adotou Coxim como sua cidade ha mais de vinte anos atrás, onde exerceu a atividade de educador. Mário Almeida é economista, músico (violão e contra-baixo), além de compositor e pesquisador da cultura popular de Mato Grosso do Sul. Possui mais de 30 músicas, a maioria inédita. Em parceria com Adão Pereira dos Reis, “Adão Fiscal”, compôs as músicas “Descendo a Serra”, “Beira Rio, Beira Bar”, “Faca de Pau” e “Suíte Pantaneira”, além de “Pantaneira”, em parceria com Cláudio José dos Santos, música esta composta em 1975 na cidade de Santo/SP, muito antes que a temática pantaneira fosse explorada pelos “modernos” compositores da terra (Paulo Simões, Guilherme Rondon, Geraldo Espíndola, Almir Sater, et alias).
Como exemplo de uma parceria bem sucedida citamos “Guaicuru Estelar”, que é uma composição de Mário Almeida (música) e Kurikaka (letra) feita em homenagem póstuma ao grande incentivador do grupo, Professor Henrique Spengler. A música já existia e era um instrumental chamado provisoriamente de “roquinho”. Com o falecimento do Henrique, em 2004, o Kurikaka fez a letra baseado na afirmação do Henrique de que: “O povo Guaicuru era tão guerreiro que quando não havia guerra com outras tribos eles guerreavam entre si”, e de que “Quando um guerreiro morre nasce uma estrela no céu”.

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 30/4/2008 18:14
sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Alice Poltronieri
Pois é Alice, a gente só gosta do que conhece e só sente saudades quando se está longe. Acho que isto que fazemos agora será + para os nosso filhos, netos, do que prá nós mesmos, se bem que o seu reconhecimento ao nosso trabalho nos enaltece e envaidece muito. Obrigado pelos elogios - a equipe toda agradece. Um abraço summatogrossense mesmo (assim bem "pantaneiiiiroooo"!!!
Meus sinceros agradecimentos peloseu voto. Mário Almeida

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 30/4/2008 18:26
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Digo obrigado Alice pelo seu comentário - Hi! estou adiantado achando que já foi pra votação - desculpe-me - tô empolgado.

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 30/4/2008 18:30
sua opinião: subir
zecadotrombone
 

É luxo só. E a Quartaneira é o maior barato.

zecadotrombone · Fortaleza, CE 30/4/2008 23:13
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
brigitte
 

Mario,
ouvir essas maravilhas numa noite vespera de um feriadão, é bom demais.
Baixei todas no PC. Agora posso ouvir à vontade!

Até mais para o voto!
Abraços e SUCESSO!

brigitte · Goiânia, GO 30/4/2008 23:16
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

zecadotrombone
Pois é Zé
Luxo mesmo será termos o seu trombone por lá na "Quartaneira" - pro pessoal saber que lá sempre rola de tudo - do "Jazz ao Regional". O Zé Gudes tem sempre o maior orgulho em apresentar as suas fotos (de outras apresentações suas por lá) pro pessoal que visita a "Confraria do Piau" e eu tenho a satisfação de tê-lo como mano no mundo real e no overmundo. Um forte over-mano-abração. Mário Almeida
zecadotrombone

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 30/4/2008 23:27
sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

brigitte
Quando autografo um exemplar do CD para um amigo costumo escrever - "Ouça + com moderação" pois o efeito colateral pode ser gostar cada vez mais. Obrigado pelo seu bom gosto o seu comentário me faz um bem. Aproveite o feriadão que vc mecere.
Um overabração e continue a nos prestigiar. Tê-la conosco é bom demais, vou colocar as outras faixas prá vc baixa-las. Mário Almeida
Fico esperando a votação e o seu voto com certeza. SUCESSO prá vc também!

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 30/4/2008 23:33
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

Zeca,

Ce sumiu cara!!! Porque não vem mais aqui na quartaneira pô?

Marcos Paulo Carlito · , MS 30/4/2008 23:35
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Tô trampando duro Marcos Paulo Carlito. Campo Grande não me deixa sair. Vou tentar ir até ahí quando me liberar do que tô fazendo. Obrigado pelo over-apoio meu over-irmão. Segui os seus conselhos e estou me dando bem na over-vida. Os Microcontos já foram pra votação. Tá o maior barato - a turma aderiu e eu aderi a over-turma também. Veleu Carlito. Mário Almeida

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 1/5/2008 00:24
sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Esquecí mMarquinho - não consegui converter as músicas do CD de trakx.cda para trakx.mp3 - o nero que tenho não está atualizado - segundo a versão que voce tem é a mais bonita - foi feita antes da mixagem e da masterização - portanto as vozes dos instriumentos estão mais nítidas e o efeito final fica melhor - parece até que foi gravado ao vivo na "Qyartaneira" - mande-me, por favor cópias mp3 das outras músicas que vou disponibilizar para a galera do overmundo. Eles merecem conhecer todo o trabalho. + uma vez brigaddoooo... do Mário Almeida

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 1/5/2008 00:30
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

Mário, como faço chegar uma cópia em suas mãos? Por e-mail é meio pesado, cerca de 3 a 4 megas por música...

Marcos Paulo Carlito · , MS 1/5/2008 00:42
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Bem fale com o Makako - ele sempre vem com a ambulância - dia sim dia não. A ex dele mora aqui perto de casa e creio que fará na maior boa vontade. O fone dele é 96011201. Brigadoo + uma vez. Você tem razão é pesado mandar via net. Mário Almeida

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 1/5/2008 00:46
sua opinião: subir
victorvapf
 

Pô meu! Beleza! Cobra criada, gostei demais, alias o pessoal do MS e fera, deve ser as vistas das longes belezas dai que faz criar gente desta estirpe. Parabens

victorvapf · Belo Horizonte, MG 1/5/2008 01:01
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
zecadotrombone
 

Carlito, todas as vezes que vou a Coxim me lembro da primeira, em 1967, quando eu tinha 20 anos e tocava contrabaixo de pau na orquestra do mestre Mauro. Nós, banda e instrumentos, fomos e voltamos de kombi na estrada de terra (poeira, na verdade). O rio era enorme, a ponte estreita e o povo tão animado quanto agora. Toquei muito lá no início da década de 90, quando eu estava na Banda Lilás. E veja só. Nesse início de milênio, com tantas mudanças para pior (o rio assoreado, os peixes acabados), o movimento cultural capitaneado pela música que jorra da Quartaneira está sendo verdadeira inspiração, está dando verdadeiro solavanco, de um tipo que não tenho visto aqui na capital. Então, para refazer as energias preciso voltar a Coxim pra tocar e me divertir com você e os amigos.

zecadotrombone · Fortaleza, CE 1/5/2008 01:35
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

Zeca,
Ce sabe que uma rede, um piau frito e uma gelada não vai faltar.
O palco está a disposição, o Zé Guedes ainda serve aquela com limão, o Adão Reis e o Leumas com certeza estarão lá. Tendo ainda como complemento as belas morenas coxinenses, pergunto, o que mais pode faltar? (dinheiro não vale como resposta pois é artigo de luxo em todo lugar).

Marcos Paulo Carlito · , MS 1/5/2008 01:44
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Marqinhos
O Papo agora ficou de gente grande. Só você mesmo pra instigar o Zeca. Gostei do comentário do Victorvapf - o mineiro vai se dar bem aqui com a gente. Agora falar que dinheiro não vale como resposta, pois é artigo de luxo em todo lugar - foi magistral.
Valeu gente - vou dormir um pouco - amanhã feriadão do trabalhador - bem que merecemos um descanso remunerado. Abraços Mário Ameida

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 1/5/2008 02:54
sua opinião: subir
Zezito de Oliveira
 

Mário,
Não tive oportunidade de ouvir ainda e como estou um pouco ocupado vou esperar um pouco mais, todavia, fiquei muito entusiasmado com a proposta.
Abraço,

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 1/5/2008 11:14
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Saavedra Valentim
 

Mário
Um trabalho maravilhosxo este CD. As músicas são lindas.
Parabéns. Depois voltarei para vota, com prazer.

Saavedra Valentim · Vitória, ES 1/5/2008 22:02
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Saavedra Valentim
Que bom que você gostou. Estas músicas são composições do Kurikaka. Ele realmente é muito puro e singelo nas letras e na melodia. É muito gostoso e gratificante tocá-las aida mais quando a platéia é participativa como você. Obrigado pelos elogios a equipe toda agradece a sua colaboração. Volte e Vote ou como vi por ahí "Vo(l)te" sempre. Será sempre um prazer tê-la conosco. Mário Almeida

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 1/5/2008 22:59
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

Vim dar uma carimbada neste oceano!

Marcos Paulo Carlito · , MS 2/5/2008 12:28
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Marcos Paulo Carlito
Vc sabe que és responsável por tudo isto que está acontecendo por aqui, se não fosse vc estáríamos na mesmice. Brigado do véioovermano Mário Almeida. Ps. Votou?

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 2/5/2008 13:20
sua opinião: subir
Alice Poltronieri
 

Olá Mario,
Agora chegou a 'hora do voto"...
ei-lo, com prazer.
Obrigada pelo abraço pantaneiro, aceite minha retribuição.
Até...!

Alice Poltronieri · Porto Velho, RO 2/5/2008 14:49
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
 Amigos do MIS - MS
 

Gostamos e votamos !!!!

Valeu Mario !!!

Amigos do MIS - MS · Campo Grande, MS 2/5/2008 19:39
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
 Profeta  Teatro
 

Olá Mario,
Estou aqui votando....

Abraço Amigão

Profeta Teatro · Campo Grande, MS 2/5/2008 19:43
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
azuirfilho
 

MárioAlmeida · Coxim (MS) ·
Viagem pelo Mar de Xaraés

O Trabalho é um Grande Tesouro.
Esta sendo indicado pelo grande Amigo Marcos Paulo Carlito.
Beleza Inquestionável.
Constatada e votada.
Abração Amigo

azuirfilho · Campinas, SP 2/5/2008 20:13
sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Pessoa estou agradecendo os votos por atacado (vocês irão entender é claro)
Obrigado pelo voto à Alice Poltronieri, a retribuição do abraço pantaneiro aceita.
Ao pessoal do "Amigos do MIS - MS" grças por gostarem e votarem.
Obrigado também a você "Profeta Teatro" pelo voto.
A todos um OverAbração. Mário Almeida

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 2/5/2008 20:20
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Pois é, estou baixando, para poder ouvir
Devia ter, deva ter, um processo aqui inserido no Overmundo
que se pudesse ouvir simultâneo, direto.
um abraço
andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 3/5/2008 00:01
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

André, tem sim. Eu por exemplo consigo ouvir direto aqui na colaboração sem precisar baixar. O problema é que tá dando pal no sistema e dependendo do tipo do seu windows e de seu navegador (firefox ou explorer) não é possível fazer ouvir.

Marcos Paulo Carlito · , MS 3/5/2008 00:12
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
victorvapf
 

Mario, muito bom seu trabalho, tentei baixar, as vezes dava e cortava, vou tentando, parabens e votando,

victorvapf · Belo Horizonte, MG 3/5/2008 12:41
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

André
Talvez seja problema com o seu navegador (IExplorer da Microsoft). Baixe o FireFox Mozzila e instale como seu navegador padrão. Use também um "Gerenciador de Download", tipo "GetRigth" (você baixa lá no www.superdowloads.com.br), ele trabalha bem em conjunto com o Mozzila. Ahí é só alegria - evite usar Windows e suas ferramentas da Microsoft, são uma merd... - Procure usar o Ubuntu ou Fedora (Linux para PC), mas isto é outra história e outro mundo. No mais obrigado pelo voto e pela contribuição. OverAbraço do OverMano MárioAlmeida.

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 3/5/2008 16:07
sua opinião: subir
Agenor
 

Olá Mário!
Belíssima excursão descrevendo musicalmente a nossa fauna e os nossos povos indígenas. Muita harmonia na melodia!
Belíssima estréia no overmundo...
Parabéns!..
Abraços

Agenor · Aquidauana, MS 4/5/2008 19:33
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Obrigado Agenor que bom que você gostou, também estamos falando d´aquela mesma nossa linguagem pantaneira. Assim fica fácil gostar, coisas da nossa terra (sem xenofobismo). Somente um terra dessa poderia dar compositores (letristas) do quilate de Kurika & Makako, a natureza é pródiga belesas. Basta a gente parar prá ver a manga amadurecer no pé. Até colhe-la como um troféu. Valeu Aquidauanense-Over-Mundista. Bom tê-lo por estas plagas. MárioAlmeida

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 4/5/2008 22:17
sua opinião: subir
Celso Barreto
 

gostei da musica
passa uma tranquilidade

Celso Barreto · Cuiabá, MT 5/5/2008 04:54
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Celso Barreto
Divulgue este trabalho por aí em Cuiabá. Nós aqui de Coxim gostaríamos de ter ficado em Mato Grosso e não com o Sul, quando da divisão do estado, porque a nossa cultura é igual a de vocês. Mas isto é outra história. Que bom que você gostou. Um baraço MárioAlmeida

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 8/5/2008 14:31
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

Mário, hoje avri a colaboração e pela primeira vez consegui ver a foto. Será que a administração eliminou os problemas de incompatibilidade?

Marcos Paulo Carlito · , MS 8/5/2008 18:40
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados