Vietnã nos Quadrinhos

1
Fernando Scaff Moura · Curitiba, PR
27/8/2010 · 1 · 1
 

Amostra do texto

Tendo como fonte a série de histórias em quadrinhos “O conflito do Vietnã”, de Doug Murray, sendo ele um ex-jovem combatente no front da guerra do lado norte americano, pretendo interpretar o conflito a partir de sua perspectiva. Sendo que, no decorrer da história, ele mostra a crítica e protestos que ocorriam no EUA, e faz uma contra crítica, a favor do conflito, pela visão de Mark um personagem que representa o próprio autor na guerra. A base teórica para interpretar os acontecimentos autobiográficos da história, será a memória, esquecimentos e silêncios, de Michael Pollak, para encontrarmos nos quadrinhos os acontecimentos e a influência deles no autor e no personagem. Assim, ao longo da narrativa, ele explora eventos que ocorreram no Vietnã, como os jornalistas filmando o delegado de Saigon, que atira na cabeça de um inimigo, ou o protesto do monge budista que ateia fogo ao próprio corpo pedindo o fim do confronto. Este diálogo de um combatente no front, sem entender por que parte de seu país não concorda com o que ele faz é uma nova perspectiva para compreender a guerra do Vietnã, com uma narrativa centrada em informações que contradizem os movimentos pacifistas, expondo um outro olhar sobre o conflito. Somado a isso, temos o uso de uma fonte nova na história, a História em Quadrinhos, que será utilizada para encontrar nas imagens e na narração, as informações do conflito, a crítica e os contrapontos.

Sobre a obra

Este artigo foi apresentado e publicado no II Seminário Internacional sobre Cultura, Imaginário e memória da América Latina, em 2009. Deixo aqui para ser lido a quem interessar possa.

É um trabalho que traz a baila o conflito Vietnã, suas criticas e situações quando transportando para o mundo jovem das HQ's. Tendo seus discursos sido produzidos por um combatente a favor e ao mesmo tempo contra a guerra, que poderia ter facilmente dito a celebre frase do Capitão America, sobre o mesmo conflito: "Deveria ter lutado menos... e perguntado mais".

compartilhe



informações

Autoria
Fernando Scaff Moura
Ficha técnica
História, História em quadrinhos, Conflito Vietnã
Downloads
2468 downloads

comentários feed

+ comentar
Isabel Furini
 

Muito interessante, Fernando! Uma visão mais profunda da construção dos quadrinhos, os personagens como expressão da vivência do autor.

Isabel Furini · Curitiba, PR 7/7/2011 11:41
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
doc, 95 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados