Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Vizinhos não saem de férias junto com a gente

regina vilarinhos
1
Regina - poesia em volta · Volta Redonda, RJ
28/7/2008 · 105 · 13
 

Fui à Paraty, na OFF FLIP, o circuito paralelo de idéias, produzido por uma equipe super envolvida com a cultura local. Fui convidada para expor meus poemas, na sede da OFF, junto com artesanato caiçara, trabalhos de ONG´s, massagem oriental, café literário e outras atrações que envolveram os cinco dias em que Paraty ferveu de turistas, por conta da FLIP, o evento oficial.

Lá, fomos recebidas por Luiza, Olga, Ovídio (coordenador literário da OFF), por Luara, Ronaldo, Lia Capovilla, e muitos mais. O carinho que nos deram foi inesquecível. A cidade nos abria um mundo de emoções coloridas e fortes e eles nos providenciavam afeto.

Cinco dias em convivência com sonhos, com gentes de tantas origens e culturas, com caminhos de pedras e contos, de poesia e também de música. Violões e saxofones, pandeiros, chocalhos, uma orquestra de berimbaus, uma infinidade de ritmos. Roda de poesia à noite, na frente da igreja N. S. do Rosário, com o “Poesia Simplesmente”, os “Ratos di Versos”, cordel, “Poesia Maloquerista”. Picareta cultural, praça de oficinas, Elisa Lucinda, Afonso Romano de Sant´anna, Liz Calder, Mano Melo... E assim foi o final de semana, fechado com um sarau em alto mar, num passeio realizado pela equipe da OFF FLIP.

Hora de dar “até o ano que vem, Paraty!” E voltar à Volta Redonda, a cidade que me acolheu como filha, me chama de poetisa e que me cerca de amigos e amigas, como a Jussara que nos acompanhou na produção e realização de mais um “Poesia em Volta”. E quando estou de volta, ainda de folga, entendo como a gente sempre programa férias junto com os filhos, com os pais, com o marido... mas nunca com o vizinho, ou com os vizinhos. E percebo que a arte de escrever e conhecer culturas e gentes diferentes nos deixa sempre com a sensibilidade aguçada para tudo. Principalmente para eles, os vizinhos.

Ainda não possuo carro, não ligo/desligo o alarme as seis da manhã, não acelero na garagem, não buzino pra chamar ninguém (nem pra me despedir). E não coloco música alta enquanto lavo o carro nos fundos do prédio. Será que é um privilégio de meus vizinhos me terem por perto? Sei lá, mas também não sei o que é andar pelo apartamento batucando o chão com o salto do sapato. Ouvir as gargalhadas de vizinhos é legal, sinal de que estão felizes. Mas tem gente que gosta de rir alto, em alta madrugada, debaixo da sua janela. Isso em prédio de três andares, com poucos moradores. Imagino como deve ser em condomínios maiores. Acho ótimo morar longe da capital. Quem mora em andar térreo sabe do que estou falando.

Não deve ser diferente morar em bairros bacanas, pois as festas também trazem transtornos aos outros moradores da mesma rua. Tem gente que acha que pode fechar entrada de garagem na maior cara de pau.

Alguém pode estar pensando que quero fazer um “Irritando Regina”, para ir ao ar em uma TV local, mas engana-se. É apenas uma forma bem humorada de dizer que não consigo dormir até tarde de manhã cedo, e nem dormir cedo à noite, mesmo estando de férias. Talvez se me isolasse no meio do mato poderia dar certo. Depende dos bichos da fazenda de meu primo... Bom mesmo é poder viajar pela leitura e abstrair. Quem sabe em Pasárgada férias são coletivas? Dicas de boa vizinhança no site: http://www.netmarkt.com.br/aprendendo/apre87.html.

Sobre a obra

um pequeno desabafo, com humor, sobre as rotinas de nossa vidinha urbana

compartilhe



informações

Autoria
Regina Vilarinhos
Downloads
134 downloads

comentários feed

+ comentar
Ize
 

Adorei. Morri de inveja (numa boa rs rs) de sua ida a FLIP (este anos não pude ir), mas não dos acidentes de percurso de suas férias incompatíveis com a agitação da vida urbana. Aliás, sou solidária a vc pq tb estou de férias em plena efervescência carioca.
Abçs

Ize · Rio de Janeiro, RJ 25/7/2008 13:48
sua opinião: subir
Saramar
 

Como Ize, eu também estou mortinha de inveja.
No próximo ano, já estou programada para ir a Paraty, talvez, levando minha mãe.

Quanto aos vizinhos, ai, ai... Fico pensando porque não pensamos uns nos outros? OU, por que algumas pessoas desconhecem um mínimo de civilidade?

beijos

Saramar · Goiânia, GO 25/7/2008 16:48
sua opinião: subir
graça grauna
 

Regina, gostei muito das ideias que você apresenta; a começar pela agradável descrição do que foi a feira de livros de Paraty; desculpe chamar de feira, digo, o encontro literário em Paraty. Quanto aos vizinhos, acho de uma grande sensibilidade a tua reflexão, mas infelizmente a gente sabe que tem muita gente que prefere se enconder em seus carros, seus apartamentos e apertamentos a receber um abraço carinhoso dos vizinhos de lado, de cima ou de baixo...rssrsrsrs..Parabens. Vo(l)tarei. Bjos.

graça grauna · Recife, PE 26/7/2008 09:43
sua opinião: subir
celina vasques
 

Meus votos adorei tua narrativa do evento!
as fotos também muito lindas! o mar de Parati...ai! o mar...
Você, também, muito linda poeta, recebendo as justas homenagens.
Muito bacana e gratificante para nós quaisquer seres humanos sermos reconhecidos enquanto estamos vivos!
Podermos desfrutar esses momentos...
E esse convivio com pessoas que nos cercam de atenções, musicas, palavras gostosas de ouvir, sei lá , é sensacional! Eita férias gostosas!!! rs


beijo na sua alma querida poetisa e Parabéns!

celina vasques · Manaus, AM 27/7/2008 11:21
sua opinião: subir
O NOVO POETA.(W.Marques).
 

muito bom mesmo gostei votei.

O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 27/7/2008 11:32
sua opinião: subir
MarcilioMedeiros
 

Regina,
experiência maravlihosa a sua em Paraty.
gostei muito do texto.
ab.

MarcilioMedeiros · Aracaju, SE 27/7/2008 23:34
sua opinião: subir
clara arruda
 

Deveria ter aproveitado e conhecido a ilha grande.paraty realmente fica lotada com o evento.Esse ano não pude ir,tenho grandes amigos la.teu texto ficou belo,e um sarau em auto-mar é coisa boa demais.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 28/7/2008 02:03
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Ah...um dia vou crescer e lá vou eu Regina.
É um sonho...
Parabens, fico contente mesmo.bj

Cintia Thome · São Paulo, SP 28/7/2008 11:04
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Pois é, quando voltamos, vemos como ninguém sabe de ninguém e desrespeitam, um rosto na multidão de um prédio de 3 andares...
Uma casa com jardim ,com livros e cheiro de flores e de café quente...assim é o sonho...

Cintia Thome · São Paulo, SP 28/7/2008 11:08
sua opinião: subir
Regina - poesia em volta
 

Nossa. Café quente é muito bom! Para o ano que vem, podemos pensar em nós duas por lá. Pense nisso desde já!

Regina - poesia em volta · Volta Redonda, RJ 28/7/2008 11:11
sua opinião: subir
nina araújo
 

"Bom mesmo é poder viajar pela leitura e abstrair. Quem sabe em Pasárgada férias são coletivas?"

Eita que isso foi é bom!!!Meus votos e carinho!Abraços.Nina.

nina araújo · Rio de Janeiro, RJ 28/7/2008 17:40
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

Regina
Que texto gostoso de se ler. Uma lição e boa convivência, e é nessas interações que a gente aprende muito.
Adorei.
bjsssssss

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 28/7/2008 23:55
sua opinião: subir
Falcão S.R
 

Regina,

Deixando meu voto e admiração pelo seu talento.


Bjs

Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 29/7/2008 03:39
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Visual da Baía zoom
Visual da Baía
Sarau em alto mar na OFF zoom
Sarau em alto mar na OFF
baixar
pdf, 3 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados