Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

VOLTA DAS FÉRIAS (Você sobreviveu?)

ZEGADIS
1
Antonio Brás Constante (Escritor maluco) · Canoas, RS
16/3/2007 · 80 · 3
 

VOLTA DAS FÉRIAS (Você sobreviveu?)
(Autor: Antonio Brás Constante)

ANIME-SE! Suas férias terminaram. E com elas toda pressão desse período. Onde a diversão é a cruel regra a ser seguida. Imposta como obrigatória aos que começam estes dias de folga.

As principais atividades esportivas praticadas nestas ocasiões são as chamadas partidas de futebol, onde tem até torcida. Porém uma torcida nada agradável, visto que devido a total falta de forma, jogamos no máximo dos fôlegos por uns dez minutos. A partir daí, nossa “habilidade” acaba marcando presença em campo, e no primeiro toque na bola provavelmente tropeçamos nela, torcendo o pé.

Não se culpe se isto aconteceu, pois as férias tiram o homem de seu habitat natural, jogando-o de encontro a uma natureza selvagem, que se encarrega de marcar sua pele com o calor do sol, salpicando seu corpo suado com areia e esvoaçando seus parcos fios de cabelo ao sabor dos ventos da brisa marinha, ressaltando ainda mais sua calvície.

São muitas as cobranças que sofremos, começando pelos pedágios, que se enfileiram pelas estradas, esperando o pobre viajante passar para pegarem uma fatia de seu salário. Lembrando-nos que mesmo em nossas férias o governo ainda consegue por a mão em nosso bolso.

Mas isso agora é passado. Os chinelos cheios de areia são trocados por confortáveis sapatos. As dúvidas frente aos cardápios dos diversos locais gastronômicos (com seus preços nada amistosos), dão lugar ao conhecido mural da empresa, com as já conhecidas informações e piadas que todo mundo sabe, mas não cansa de ler (por total falta de alternativas e para ocupar o tempo enquanto toma seu cafezinho).

As outroras conversas ao redor das mesas de bar sobre assuntos tais como: os capítulos das novelas, o BBB, ou de como seria o tempo no dia seguinte, entre tantos outros temas dos quais você ficava totalmente por fora, são novamente substituídos pelas reuniões setoriais, das quais tem total domínio sobre o assunto e consegue se sair bem em qualquer debate.

Voltando ao cardápio, que tanto ajudou a engorda-lo nesses últimos dias, causando-lhe verdadeira apreensão sobre os quilos adquiridos. Pensa nele como uma saudosa lembrança, que agora não lhe atormentará mais, pois sabe que na cantina da empresa, encontrará sempre os mesmos tipos de pratos, variando apenas o seu ponto de cozimento entre “quase cru” ou “praticamente queimado”, ou alternando entre “próximo ao insosso” ou “insuportavelmente salgado”. Podendo recomeçar tranqüilamente sua dieta.

Durante as férias, muitas foram às vezes em que teve de queimar os pés rumo a uma praia de águas salgadas e preços mais salgados ainda. Mas tudo isto ficou para trás. Está novamente no confortável recanto de sua sala, rodeado de suas rotinas, fazendo-o sentir-se outra vez útil à sociedade.

Enfim, o repouso acabou. Hora de voltar ao trabalho e mentir a vontade para seus colegas sobre as ótimas férias que teve. Sabendo que nos próximos vários meses, não terá que se preocupar com elas, apenas com as dívidas deixadas pelas mesmas.

compartilhe



informações

Autoria
Antonio Brás Constante
Ficha técnica
NOTA DO AUTOR: Divulgue este texto para seus amigos. (Caso não tenha gostado do texto, divulgue-o então para seus inimigos).

NOVA NOTA DO AUTOR (agora com muito mais conteúdo na nota): Caso queira receber os textos do escritor Antonio Brás Constante via e-mail, basta enviar uma mensagem para: abrasc@terra.com.br pedindo para incluí-lo na lista do autor. Caso você já os receba e não queira mais recebe-los, basta enviar uma mensagem pedindo sua retirada da lista. E por último, caso você receba os textos e queira continuar recebendo, só posso lhe dizer: "Também amo você! Obrigado pela preferência".

ULTIMA NOVA NOTA DO AUTOR: Agora disponho também de ORKUT, basta procurar por "Antonio Brás Constante".
Downloads
368 downloads

comentários feed

+ comentar
Marcelo Perez
 

Valeu, cara, seus textos são ótimos!

Parabéns e abração

Marcelo Perez · Boa Vista, RR 16/3/2007 19:36
sua opinião: subir
Altair Fonseca
 

Legal cara. To muito animado pra voltar pra faculdade.
Abraços!

Altair Fonseca · Rio Claro, RJ 26/3/2007 19:27
sua opinião: subir
Antonio Brás Constante (Escritor maluco)
 

Valeu gente,
Gente valeu,
Valeu, valeu,
Gente valente, lá vou eu novamente, a ordem que impera é que um novo texto me espera, escrito, transcrito, as vezes até esquisito, mas enquanto minhas mãos se manterem livres de qualquer camisa de força, que tranquem minha força de vontade através de regras que tentem impor sanidade, viverei e registrarei... O quê? bem, isto ainda não sei...
Grande abraço.
ABC
P.S: se vc já leu esta mensagem, é pq eu repeti ela mesmo, várias e várias vezes. O mundo é um lugar realmente cruel.

Antonio Brás Constante (Escritor maluco) · Canoas, RS 20/10/2007 12:16
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados