Experiência do Overmundo em novos territórios

José Marcelo Zacchi
21/6/2007 · 4
 

Um dos objetivos desde sempre previstos para o Overmundo era o de que o sistema para ele desenvolvido, disponibilizado em código aberto, pudesse inspirar e ser utilizado por outros projetos públicos de intercâmbio e difusão de idéias, informações e conhecimentos nas mais diversas áreas.

A boa nova é que isto começa a acontecer, e de saída por meio de duas novas iniciativas da maior importância. Na semana passada, foi lançado em Dubrovnik, na Croácia, durante o iSummit o novo site do iCommons, organização criada pelo Creative Commons para realizar e difundir projetos que promovam a cultura e o conhecimento livres em todo o mundo. O site é em inglês, mas quem fizer uma visita se sentirá em casa, percebendo logo de cara como a experiência e a plataforma do Overmundo foram aproveitadas para a criação de um espaço de diálogo sobre cultura livre de alcance global. Ao lado da premiação com o Golden Nica na categoria Comunidades Digitais do Prix Ars Electronica 2007, este é assim o segundo movimento de repercussão internacional do Overmundo, e só pode nos encher de orgulho e renovar as energias o fato de poder contribuir para o reconhecimento da vitalidade da internet brasileira e da produção colaborativa de cultura e conhecimento no país. E a responsabilidade é grande. No conselho de administração do iCommons estão Jimmy Wales, criador da Wikipedia e Joi Ito, criador do Flickr e do Technorati.

Já a outra novidade relaciona-se com o enfrentamento de um problema decisivo para a cidadania de todos nós brasileiros. Está também no ar desde abril o site do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que utiliza também o código do Overmundo e funciona como um canal aberto para a colaboração e o intercâmbio entre profissionais dedicados a esta área de todo o país (policiais, gestores, pesquisadores, lideranças). Concluindo agora seu período inicial de testes e mobilização de colaboradores, o novo site é uma contribuição inovadora para a circulação de conhecimentos sobre políticas e práticas para a reversão da violência no país, e revela o potencial que o sistema desenvolvido pelo Overmundo e sua comunidade pode ter como ferramenta útil nos mais diversos setores.

Nossos agradecimentos então aos parceiros do iCommons e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apoiando e torcendo pelo sucesso destas novas frentes, e certos de que muitas outras ainda virão!

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Nivaldo Lemos
 

Parabéns a todos. As duas novas experiências colaborativas que nascem da plataforma do Overmundo são, com certeza, apenas duas de muitas outras que virão, pois a idéia do site é simplesmente brilhante, democrática e livre. Para mim, o Overmundo é um dos projetos brasileiros que melhor refletem o espírito da internet, se não o melhor. Tenho muito prazer e entusiasmo de colaborar nele, mesmo sem a constância correspendente. Parabéns de novo e um grande abraço a todos.

Nivaldo Lemos · Rio de Janeiro, RJ 22/6/2007 17:46
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bruno Nogueira
 

Muito bom! =) E dá idéias criativas de como incrementar o visual do Overmundo :P

Bruno Nogueira · Recife, PE 24/6/2007 21:02
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

Excelentes novas. Meritórias. Deve orgulhar a todas as pessoas que estamos aqui pelo conceito colaborativo.

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 26/6/2007 11:56
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Labes, Marcelo
 

Sem dúvida, Bauer. Devemos ser todos orgulhosos por isso.

Labes, Marcelo · Blumenau, SC 2/7/2007 19:52
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados