Nova ferramenta para socializar decisões

Helena Aragão
26/3/2007 · 58
 

O número de votos do "Gostei!" deveria ser o único recurso necessário para o bom fluxo de conteúdo do Overmundo. Mas notamos que muita gente vota sem conhecer a proposta do site, que é tratar da cultura produzida no Brasil e em comunidades brasileiras mundo afora. Então muito conteúdo "nada a ver" tem sido publicado. Ou, também freqüentemente, conteúdos que estão dentro da proposta são publicados na seção errada.

Até agora, para esses casos, havia o seguinte procedimento: participantes do Overmundo faziam comentários na Fila de Edição. Como em muitos casos os comentários não eram respondidos, houve um momento em que os membros da equipe de moderação do site passaram a apagar certas colaborações quando elas chegavam na Fila de Votação. Porém, isso gerou questionamentos de alguns colaboradores. Para evitar o agravamento da situação e para socializar a decisão de impedir que alguma coisa fora de contexto venha a ser publicada, o Overmundo passa a contar com uma nova ferramenta, que democratiza o processo.

A partir de agora, quando o post estiver na Fila de Votação, abaixo do título você poderá visualizar o recurso "Colaboração fora de lugar". Se um determinado número de participantes do Overmundo clicar neste link (e confirmar o seu clique), a colaboração será descartada. Calma! Isto não significa que ela vai ser excluída do Overmundo como um todo. A partir daí, ela só poderá ser lida na página de perfil do(a) autor(a), mas não nas seções do site.

Se se tratar de uma colaboração que foi postada apenas na seção equivocada, o que se recomenda é que o(a) próprio(a) autor(a) poste novamente, na seção correta. Como disse lá em cima, em geral, esse toque já vem sendo dado por participantes por meio de comentários na Fila de Edição (mas, muitas vezes, esse esforço é ignorado pelo(a) autor(a), que nem responde...).

Exemplos: colaborações postadas na fila do Overblog, quando seu lugar certo seria o Banco de Cultura ou a Agenda. Infelizmente não há maneira automática para trocar de seção, por causa das diferenças de campos de dados entre elas (por isso o(a) autor(a) precisa republicar manualmente na seção adequada).

Mas é preciso deixar bem claro que este não é um recurso para dizer se você gostou ou não da colaboração!! Essa parte continua a ser feita pelo botão "Gostei!" Portanto, use o novo recurso com prudência e somente quando for necessário.

Não será divulgada a quantidade de "marcações" necessárias para que uma colaboração tenha sua publicação impedida nas seções principais do Overmundo. Da mesma forma, o nome de quem marcou uma colaboração como estando fora de lugar não será divulgado. Apenas a equipe de moderação do site pode controlar "quem marcou quem". Tudo isso para evitar que o recurso possa virar um jogo entre grupos de colaboradores que queiram prejudicar uns aos outros ? coisa que, felizmente, não costuma acontecer no Overmundo, mas é sempre bom evitar essa possibilidade relativamente comum em outros sites.

Como fizemos com todas as outras novas ferramentas do Overmundo, estamos iniciando um período de testes para ver se o recurso realmente funciona para diminuir o número de colaborações fora de lugar - e se não vai trazer efeitos colaterais que prejudiquem o site. Por isso esperamos as críticas e sugestões de melhorias (mas por favor, esperem um tempo para avaliar o seu funcionamento na prática). Podemos chegar conjuntamente à conclusão que o recurso é desnecessário e então poderemos tirá-lo do ar.

Sites como a Wikipedia, o Digg, o Facebook e tantos outros também testam freqüentemente novos recursos de governança, que muitas vezes são modificados algum tempo depois de lançados (o Digg, por exemplo, acaba de apagar a página de maiores karmas, e isso gerou muita polêmica). Estamos todos vivendo experiências muito novas de vida em complexas coletividades virtuais que agrupam gente com visões de mundo muito diferentes entre si - e cada site tem suas particularidades. Ninguém sabe ao certo os recursos que vão vingar. No caso do "Colaboração Fora de Lugar", vamos ficar felizes ao constatar que o Overmundo não precisa desse recurso. Vamos então ter certeza que a comunidade atingiu um nível excelente de maturidade, entendendo perfeitamente - e mesmo fazendo evoluir de forma criativa e democrática - a proposta do site.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Daniel Duende
 

Em vista da atual situação, este é um recurso bem bacana. Espero que ele cumpra sua função e que, em breve, não seja mais necessário.

Por hora vou, agora mesmo, dar uma rodada pela fila de votação para ver se experimento o recurso (mas torcendo para não ter que usá-lo)...

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 26/3/2007 19:51
5 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
apple
 

Não consegui usar, Helena!

apple · Juiz de Fora, MG 26/3/2007 20:05
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Yuno Silva
 

tb tentei e não consegui, melhor aguardar mais um pouco pra ver se já está OK. (são 20h49)

Yuno Silva · Natal, RN 26/3/2007 20:44
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Obrigada pelo retorno, gente. Acho que há sim alguma questão técnica embarreirando o uso da ferramenta por alguns, estamos de olho para ver o que pode ser. Por favor, antes que vários postem a mesma dificuldade aqui, já fica o aviso que estamos cientes e tentando resolver o problema, ok? Abraços e obrigada

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 26/3/2007 20:49
5 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
CCorrales
 

Helena, uma dúvida: vi esse link em algumas colaborações, mas não em todas. A inclusão do link é feita por alguém, por exemplo, moderadores que tenham feito uma primeira consideração sobre "estar fora de lugar" ou estará junto a todas as colaborações?
Abs

CCorrales · São Paulo, SP 26/3/2007 22:44
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

O link aparece em todas as colaborações que estão na fila de votação, pelo que entendi. Enquanto a colaboração estiver em edição, ou depois que ela já recebeu os votos suficientes para sua inclusão, o link não irá aparecer.

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 26/3/2007 22:47
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Fernando Mafra
 

Helena, reaprei na função nova antes de ler aqui. Mas tentei usar em três publicações e não deu certo. Na hora de confirmar eu clico no botão e não acontece nada.

Fernando Mafra · São Paulo, SP 27/3/2007 01:02
5 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Olá Fernando. Algumas pessoas estão encontrando este problema, e o pessoal já está tentando solucioná-lo. Esperamos que nos próximos dias (bem em breve!) este problema já esteja solucionado.

Há, contudo, um jeito de se contornar o bug. Basta dar um CTRL+R para recarregar a página. Uma vez recarregada a página, o botão irá funcionar... ou ao menos funcionou comigo.

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 27/3/2007 01:07
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
apple
 

Nem recarregando, Dani! A confirmação não consegue ser efetivada.

Vamos aguardar mais um pouco, então...

Abçs

apple · Juiz de Fora, MG 27/3/2007 06:21
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bia Marques
 

Por aqui funcionou direitinho...

Bia Marques · Campo Grande, MS 27/3/2007 07:36
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Sergio Rosa
 

Aqui funcionou duas vezes. A primeira funcionou normalmente e na segunda eu precisei dar refresh também.

Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 27/3/2007 10:01
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Pessoal,
Como acredito que os Foruns e o Observatório nao são de conhecimento (ou de uso) da grande maioria dos participantes do Overmundo, sugiro colocar esse post excepcionalmente no Overblog.
Ou entao (caso a anterior seja uma medida muito extremada) que se possa enviar este post a todos os inscritos.

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 27/3/2007 13:57
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Pessoal,
Vocês analisaram a possibilidade de se colocar o botão "fora de lugar' na Sala de Edição? Me parece um local mais adequado, será que não? Correções de rumo não são nessa Sala? Evita até a confusão com "votação" do "gostei" (imagino que acharam que iria ter pouca gente acessando, foi isso?)

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 27/3/2007 14:08
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Thiago Camelo
 

O problema principal foi, aparentemente, resolvido. Quem continuar tendo dificuldade, por favor, relate aqui no comentário. Abraços!

Thiago Camelo · Rio de Janeiro, RJ 27/3/2007 14:44
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
CCorrales
 

Concordo com os 2 posts de Egeu.
Mas minha pergunta até agora não foi esclarecida: vi esse link em algumas colaborações, mas não em todas. A inclusão do link é feita por alguém, por exemplo, moderadores que tenham feito uma primeira consideração sobre "estar fora de lugar" ou estará junto a todas as colaborações?
Daniel disse que achava que o link aparece em todas as colaborações, mas não é isso que estou vendo.
Abraços

CCorrales · São Paulo, SP 27/3/2007 16:04
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Acabei de descobrir, antes de ler este texto, a ferramenta com o botão "colaboração fora de lugar". Achei um instrumento útil. Não tenho vocação pra censor, mas meus sensores captam quando alguma coisa está fora do lugar. Em algumas das colaborações que indiquei como fora de lugar, fiz também um comentário sugerindo o lugar certo ou esclarecendo ao autor que não vi na colaboração propósito condizente com a proposta do site. Acredito que assumir a ação (mesmo que isso não seja compulsório) é parte da responsabilidade individual.

Tomara que se fale menos de coisas que já aparecem muito em outros espaços, e se passe a falar e produzir mais sobre o que está escondido (seja cultura de terceiros ou arte engavetada dos próprios colaboradores -eu, por exemplo, ando publicando fotografias no banco de cultura e gostando muito do retorno).

Abraços

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 27/3/2007 16:46
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Oi, Cíntia. O botão "colaboração fora do lugar?" aparece em TODAS as colaborações, sem exceção. Só há três possibilidades de você não visualizá-lo:

1) Quando você não estiver logada no Overmundo (o botão só fica disponível para quem é cadastrado no site e fez o login)

2) Quando você já clicou no botão e confirmou (se você já votou como "fora de lugar" numa colaboração, a opção fica indisponível para evitar que alguém vote mais de uma vez)

3) Nos posts de blogs (bem como nos fóruns e demais seções não sujeitas estritamente à regulação da dinâmica de votação etc), você não visualizará a flag. Aqui, no Observatório, por exemplo, não dá pra marcar esse post como "fora do lugar".

Deu pra entender?

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 27/3/2007 19:28
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Egeu, sobre a disponibilização do botão na fila de edição, nós chegamos a pensar sobre isso, sim. Foi uma discussão interessante, mas optamos pela Fila de Votação por um simples motivo: na Edição, os colaboradores ainda têm o direito de mudar eles próprios a colaboração, portanto, não faz muito sentido "denunciar" uma colaboração errada por lá.

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 27/3/2007 19:31
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Ok. Como "denúncia" faz mais sentido na votacao. Mas como fator "educativo" ainda falto algo. Por exemplo: por que não automatizar (envio obrigatório) o recebimento de comentários sobre seu post enquanto na fila de edição? Uma série de comentários alertando sobre incorreções parece que não são lidos pelos postantes. Com isso teriamos certeza de que receberam... Na fila de votação em diante volta o botão opcional de aviso.

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 27/3/2007 20:25
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
CCorrales
 

Viktor, descobri porque eu não via o link amarelo em todas as colaborações: ele é só visível quando a gente abre a colaboração. Eu é que fui apressada em querer achar o link já na página dos resumos! Parece bobo, falando disso agora, mas me "embananei".

Quanto a estar na fila de votação e não na de edição, ainda tendo a concordar com o Egeu.
Por outro lado, é complicado fazer as pessoas lerem os comentários sempre e prontamente. Apesar do tempo grande de edição, o tempo de cada um para dedicar-se ao Overmundo não é o mesmo. Mesmo se fosse um e-mail automático não seria certeza que seria lido.
Abraços

CCorrales · São Paulo, SP 27/3/2007 21:30
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Se postou material e em 48 horas nao leu comentario merece um puxão de orelhas, nao?

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 27/3/2007 21:33
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
CCorrales
 

Risos... merecer, merece.

CCorrales · São Paulo, SP 27/3/2007 21:34
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Uma besterinha que me ocorreu agora: vendo minha colaboração na fila de edição com o alerta de "colaboração fora de lugar" ao lado, estremeci...
Será que não deveria ter uma interrogação junto? Afinal, é uma pergunta que será respondida com o "confirmar"... : ))

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 27/3/2007 21:41
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Fábio Cavalcante
 

Concordo com as colocações do Egeu. Sei que a ferramenta está em fase de testes, mas penso também que ela seria melhor aproveitada na fila de edição. Pela seguinte razão:

Ainda que muitos não respondam (ou dêem importância) aos comentários sobre as suas colaborações, já vi muitas publicações colocadas em lugar errado que não receberam nenhum alerta de ninguém na fila de edição. Quem sabe esses não corrigiriam caso fossem advertidos? Deve ser meio chato receber alertas na fila de votação e não poder corrigir mais o erro. Metade da função desse alerta já se perdeu aí!

Com esse botão na fila de edição, acredito que haverão mais advertências do que atualmente (já que é muito mais prático clicar anonimamente nele do que escrever um comentário) e, quem sabe, mais colaboradores consertando os seus erros.
E quando uma colaboração que tenha recebido um certo número de alertas na edição não fizer as mudanças necessárias, aí sim o botão de alerta passa junto com ela para a fila de votação, que então servirá para descartá-la das seções do overmundo. Isso também ajuda a prevenir contra possíveis molecagens que podem impedir que colaborações sérias sejam injustamente penalizadas.

Fábio Cavalcante · Santarém, PA 28/3/2007 00:16
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Fábio Cavalcante
 

Um outro recurso que pode ser interresante nesse botão é a possibilidade de, após clicar nele, indicar para o coloborador qual a seção correta para a sua colaboração. Poderia ser algo como aquelas enquetes que abrem uma janelinha pra selecionar uma opção. Já vi algumas pessoas, principalmente os novatos, completamente perdidas em relação a essa questão das seções.

Fábio Cavalcante · Santarém, PA 28/3/2007 00:22
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Giordano Bruno
 

Eu discordo que um texto literatura possa ser votado em oculto como se esta fora de lugar, quando não existe outro lugar para colocar e a pessoa clicou, com a intenção de prejudicar o autor, como fizeram em uma de minhas publicações. Eu estou escrevendo literatura, então não esta fora de lugar, porque não é musica, não é overblog. Então quem exclui como excluíram a edição publicada deveria primeiro verificar o porquê a votação excluiu. E agora quem vai apagar o restante que ficou publicado no perfil como excluído? Porque já que excluiram deveriam ter excluido tudo, sem deixar rasto. Eu entrei dentro do botão, duas vezes para ver o que ele dizia e não votei, o botão de votação estava abaixo se concordava. E pode ser mal intencionado a votação, porque pode ser com a intenção de prejudicar o autor. Ele pode não gostar do assunto. Então abre uma porta para fazer perseguição, ao que ele não gosta, ele também não se identifica, não se justifica porque votou. E ai vira bagunça.

Giordano Bruno · Londrina, PR 28/3/2007 01:35
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Marcelo Perez
 

A princípio concordei com o Egeu. Por outro lado se o autor quiser participar corretamente, depois de não ter sido votado ele poderá publicar novamente o mesmo post no site, certo? Se for assim acredito não ter problemas.
Mas como disseram acima, precisamos dar um tempo para ver o resultado dessa nova ferramenta.

Marcelo Perez · Boa Vista, RR 28/3/2007 02:42
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Giordano Bruno
 

Então para evitar que quem é favorável vota a favor e o que não é favorável mesmo não votando não prejudique a publicação. Todo peso na balança tem duas medidas e o conteúdo somente seria publicada se excedesse na media dos quarenta pontos. E isto exigiria uma melhor qualidade para ser publicado. Porque aquele que não votou, ele também votou, mas não ficou registrado. E isto precisava ficaria registrado. Mas eu sou de acordo que somente podem votar quem é cadastrado. E o caso da publicação no lugar errado ele tem que justificar o seu grau de entendimento. Porque ele teria o direito de fazer a republicação caso esteja fora. Porque ele tem o direito de dar a sua opinião, gostei ou não gostei. E a colaboração fora do lugar o seu lugar seria na fila de edição e não na fila de votação. Porque então ele passaria por uma votação, dos que estão fora da proposta antecipando, entrar na fila de votação aprovada ou não, o qual daria o direito de quem votou contra ou a favor tenha os seus dois pesos. Porque o que esta existindo na proposta, que existe apenas um peso na balança de votação. E não é levado em conta o fluxo.

Giordano Bruno · Londrina, PR 28/3/2007 03:43
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Sergio Rosa
 

Algumas idéias.

Seria viável (tecnicamente também) o botão aparecer após 24 horas na fila de edição? Concordo que não dá para o botão aparecer logo de cara. Porque isso viabilizaria uma colaboração ser excluída logo nos primeiros minutos, sem dar chance nenhuma para o autor.

Pode mesmo rolar uma confusão com esse botão na fila de votação. Porque esse botão tem uma função de edição. Logo, assim que termina o período de uma colaboração na fila de edição, quer dizer que aquela colaboração já foi devidamente editada (duh, óbvio). Esse botão aparecer na fila de votação quer dizer então que a edição continua. Acho que quando você recebe aquele aviso por email falando "a sua colaboração está na fila de votação", é um aviso que marca: "opa, agora tá valendo. vamos ver se vai ao ar ou não".

A idéia do Fábio de poder sugerir onde o autor deveria publicar aquilo é boa. Mas acho que isso já pode ser feito comentando a colaboração, né? Esse é outro ponto que eu acho importante. Como o Egeu disse, acho que, além de usar esse botão, a gente deve continuar comentando nas colaborações fora do lugar ou "erradas". Uma coisa não substitui a outra.

Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 28/3/2007 09:43
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Pessoal,
Pelo que entendi até agora o botão de "colaboração fora de lugar" (que acho deve ter um sinal de interrogação) é uma medida extrema (que pode redundar em exclusão) quando estiverem esgotadas as sugestões na edição.
Então me parece correto o botão aparecer somente na Sala de Votação.

No entanto o importante é não chegar a esse extremo. Portanto o que teríamos que garantir é que as sugestões realmente sejam feitas na Sala de Edição e que elas sejam efetivadas!

Logo há que se criar instrumentos que facilitem essa ação.
Reitero que ? para evitar alegações do postante ? a necessidade de obrigatoriedade do recebimento de comentários, na Sala de Edição, seria um dos instrumentos.

Outra sugestão de instrumento seria um alerta (em janela a parte, talvez) sobre as regras de postagem, cada vez que o participante abrir (ou fechar) novo formulário. Algo como: "Tem certeza de que sua colaboração segue as recomendações e está no local correto?"

São só idéias para serem debatidas...

Abraços!

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 28/3/2007 10:07
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Egeu Laus
 

As sugestões que apresentei são mais para o postante. Lembrando que se não houver uma efetiva participação da comunidade colaborando com sugestões e correções na Sala de Edição o problema persistirá...

Temos que afinar e afirmar a qualidade das contribuições no Overmundo sob pena de cairmos na diluição que pode levar a desintegração.

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 28/3/2007 10:24
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Giordano Bruno
 

Porque uma postagem de pouco interesse na edição, ou na fila de votação não será mais visitada depois de publicada. Ela não seria eliminada, mas permaneceria no perfil. E mesmo a reedição uma vez que ela já existe no perfil não é necessária porque ele tem o direito de eliminá-la antes da votação. E isto impede perseguição, porque quem comentou na primeira edição, não poderá mais comentar na reedição. Outros poderão julgar e caso ele o faça, se esta fora de lugar novamente, gostou ou não, na nova edição. Porque o editor não tem a obrigação de consentir com a opinião dos contrários, quem decide é a votação. E mesmo porque já não houve interesse, ou somente empolgação de um evento temporário que só desperta o interesse casual. Assim como um bom livro ele será sempre consultado, pelo nome do autor. Mas quando não desperta interesse, ele cai no esquecimento e talvez tenha que ser reeditado. Então existe um tempo de espera, porque ele poderá excluir a primeira edição, mas sem permanecer resíduo. Então poderiam surgir os tipos que se distinguem permanentes ou temporários. Este é ficção e este não é ficção, este é temporário ou não, outros não têm nada a ver, não despertou nenhum interesse, senão porque são sempre os mesmos que votam em um mesmo autor. Então estes gostam destas coisas e encontram o seu lugar, assim como uma biblioteca virtual do seu autor. Assim como as aves procuram as árvores, os peixes as águas, os animais as florestas, o cateto as moitas, porque encontrou o seu lugar. Porque no perfil do autor já permanece as que ele votou e comentou. Mas aquelas que ele votou contra, ou ajudou a editar, não deveriam aparecer, senão somente aquelas que ele aprovou, porque votou. Porque a ajuda dele, ao colaborador é para a sua edição. E ela já apareceu no seu outro perfil, do colaborador. E pelo seu comentário que permanece na edição do colaborador ele será procurado, ou pelo conteúdo do que foi publicado, ele será conhecido. Porque existem aqueles que gostam de ler apenas o que foi publicado, outros gostam do que surgiu de novo. Eles não visitarão o que esta no arquivo editado. Eu prefiro ver a colaboração pelo perfil, e não o que foi publicado. Mas o que foi publicado desperta o interesse pelo que procura a forma. E quando ele descobre um autor que lhe despertou interesse em uma de suas colaborações ele vai ao seu perfil.

Giordano Bruno · Londrina, PR 28/3/2007 12:01
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Oi gente. Obrigada pelos comentários. Entendo a preocupação do Giordano Bruno em relação a pessoas confundirem (de propósito ou não) a função "Gostei!" com a de Colaboração fora de Lugar. Por isso as medidas de não dizer quantos cliques são necessários nesta segunda foram tomadas.
Egeu, concordo com você em relação à interrogação, já havíamos concluído isso por aqui também, vamos mudar.
Concordo também que a fila de edição mantém, mais que nunca, a função de comentários construtivos. Seria ótimo que os autores lessem os comentários e dessem um feedback, mesmo que não concordassem com as sugestões propostas. Vamos conversando...

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 28/3/2007 12:06
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Obrigado Helena. E por isso mesmo insisto na necessidade de envio automático dos comments aos postantes enquanto na Fila de Edição. Depois não pode reclamar...
O que a comunidade acha dessa sugestão?

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 28/3/2007 12:33
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
CCorrales
 

Eu concordo. Ler ou não vai da escolha de cada um. Mas ninguém poderá dizer que não recebeu uma comunicação por e-mail.

Detalhes para avaliar: talvez os participantes reclamem depois de ficar recebendo e-mails automáticos, enchendo a caixa postal etc. Se isso ocorrer, poderia se introduzir uma opção na página de dados cadastrais em relação a deixar de receber esse tipo de comunicação. O que acham?

Abraços

CCorrales · São Paulo, SP 28/3/2007 12:39
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Mas gente, existe já essa função de receber emails com aviso dos comentários, mas só apontando o link, o comentário escrito não chega no email da pessoa. A gente entende que ao ver aquilo a pessoa vai ao post conferir o que foi comentado. Sinceramente, tenho minhas dúvidas de que o fato de o conteúdo do comentário chegar no email vai mudar alguma coisa... Acho que o apelo que temos que fazer é estimular a conversa nos comentários. Se a pessoa não concorda com o que foi proposto, deve responder e não ignorar...

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 28/3/2007 13:23
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
José
 

Olá, Helena!
Não concordo com o recurso "Colaboração fora de lugar?" prefiro as sugestões por escrito nos "comentários", fica mais transparente, ético e democrático, mesmo em casos de o autor ficar constrangido, irritado e etc. Eu prefiro o cara a cara ou escrito no escrito.
Agradecido, José

José · Criciúma, SC 28/3/2007 14:48
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Marcelo Terça-Nada!
 

Oi pessoal,
Essa nova função do Overmundo teve que ser implementada devido ao volume de postagens que estão sendo publicadas sem o cuidado de se conhecer mais cada seção do site... como a comunidade do Overmundo é muito séria, a nova função vai ser bem usada e isso vai colaborar para que o pessoal cuide mais do local onde publicam suas colaborações. Tenho certeza que todo mundo da comunidade do site preferiria se esse problema não existisse e (por isso) que não houvesse necesidade da nova função.

Como o Egeu, estranhei o "design" do novo botão: amarelo e com uma exclamação ficou parecendo que é uma afirmação: "esta colaboração está fora do lugar!". Também acho que o ícone deve ser uma interrogação: "esta colaboração está fora do lugar?"

Abraços a todos,

Marcelo Terça-Nada! · Belo Horizonte, MG 28/3/2007 15:15
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Vamos lá:
José, obrigada pela opinião. Concordo que os comentários na edição são importantíssimos. Eles não perdem o valor com esta ferramenta. Ela só vai ser usada se for necessário, depois dessa etapa de conversa "cara a cara". E a decisão de não publicação não vai ser de uma pessoa só. Então não se trata de uma decisão autoritária - ela é compartilhada por uma boa quantidade de pessoas... Estamos atentos aqui para que isso não seja usado de modo indiscriminado. Se acontecer, pode ter certeza que vamos botar em discussão.
Terça-Nada: vamos implementar a interrogação ao fim da pergunta sim, já estamos vendo isso. Só que acho que no botão é diferente: o triângulo com a exclamação é um símbolo de alerta, de chamar atenção. Acho que se colocasse o símbolo com a interrogação poderia parecer que é um link de Ajuda...

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 28/3/2007 15:28
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
José
 

Olá!
Não me agrada votação (clic) secreta(o).
Agradecido, José!

José · Criciúma, SC 28/3/2007 16:00
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Respondendo a Cintia:
Já existe botão para receber ou não os links dos comentários (é uma opção que você pode ligar e desligar depois).
Não há como o participante reclamar de encher sua caixa postal: trata-se de receber mensagens referentes a SUA colaboração somente. Se o postante não estiver disposto a receber mensagens referentes a sua colaboração, qual é a função do post então?

Se acharem que é demais o colaborador receber o comentário inteiro, pelo menos que o link para o comentário se torne obrigatório (como é feito hoje opcionalmente).

Devemos ter em mente que uma parte expressiva das colaborações são postadas sem um leitura atenta (ou nenhuma) das Regras (Participe ou Ajuda) e outra parte expressiva não lê os comentários subseqüentes. Mesmo esta discussão, que aqui estamos travando, não deve ser do conhecimento (e nem será) da imensa maioria dos participantes.

Acho que essa medida tornará menos chocante a sanção posterior (a exclusão) pois "obriga" o colaborador a tomar uma posição, ou pelo menos "desobriga" a comunidade de ficar se justificando...
De todo modo ainda acho que a participação comunitária na Sala de Edição ainda é muito baixa, imagino que o problema deva persistir...

José, o recurso do "fora de lugar" é um último recurso, que não exclui em nenhum momento as sugestões e comentários na Sala de Edição. Só que a prática tem mostrado que continuam a passar para a Sala de Votação posts inadequados. E se são inadequados (porque contrariam as regras do Overmundo acatadas por todos) não tem porque permanecerem ocupando espaço e confundindo os colaboradores.

Helena, acho que o ponto de interrogação ao final da linha resolveu o problema...

Abraços a todos!

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 28/3/2007 20:04
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

Querido povo do Overmundo: como a Helena deixou claro no texto que abre este post, estamos apenas testando a ferramenta e seu modo de funcionamento - peço a todos um pouco de paciência, para testarmos por uns dias, observando como funciona - se não funcionar bem podemos modificá-la ou até retirá-la do ar - mas acho ainda cedo para julgá-la (ou mesmo chegar à conclusão de que o fato do voto ser secreto é necessariamente prejudicial etc.) - minha proposta: vamos ficar aqui conversando sobre os efeitos, analisando se ajudam ou atrapalham o Overmundo?

PS: a interrogação foi colocada no botão do "marcador" - e os avisos de comentários na Fila de Edição são enviados para todos colaboradores - fico na dúvida se devemos fazer mais do que isso... afinal de contas se a pessoa recebe um aviso de comentário e não segue o link para saber o que foi comentado, isso já mostra que ela não liga muito para o que vai acontecer com sua colaboração...

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 28/3/2007 20:16
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Hermano, por favor confirme; o aviso de comentário na Edição está sendo enviado obrigatoriamente, isto é, automaticamente??

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 28/3/2007 20:35
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Uma última besteirinha:
A linha "Este não é um recurso para dizer se você gostou ou não da colaboração!! " talvez pudesse estar em negrito para reforçar o alerta!

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 28/3/2007 20:41
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

sim, Egeu, os comentários são enviados automaticamente - mas o(a) colaborador tem a seguinte opção:

Você pediu para ser avisado quando essa colaboração for comentada.
Clique aqui para cancelar essa observação.


portanto pode optar não receber avisos - mas se fizer esta opção mostra também que não liga para o que vai acontecer com sua colaboração...

ps: muito obrigado pela sugestão: coloquei o negrito - realmente fazia falta

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 28/3/2007 21:26
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
José
 

Olá, Hermano!
Quando não me agrada não estou julgando. Não coloque um "ilusório" entendimento em minhas palavras, pois, intender posso que assediosas são suas. Quando ao cedo ou tarde, isso somente a mim cabe decidir.
Reafirmo não me agrada (animar) votação (clic) secreta(o).
Agradecido, José

José · Criciúma, SC 28/3/2007 21:54
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

José: eu que agradeço seu esclarecimento

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 28/3/2007 22:05
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
 

acho mais do que válido o novo recurso.

· , 31/3/2007 20:04
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Pessoal, Desculpem a insistência no tema, mas se estamos em testes acho que temos que esgotar o assunto.

1) Se o botão de "fora de lugar" tem a função de tentar disciplinar as colaborações acho que a redação (sucinta e objetiva) de uma info sobre a ferramenta deve ser enviada a todos os inscritos, sob pena de apenas meia dúzia estarem sabendo e isso ocasionar um sem número de comentários e tópicos até o sujeito entender o que está havendo.

2) A redação do botão de alerta ainda é dúbia, no meu entender, mesmo com a interrogação. Já que a frase é mesmo longa proponho:
"Você acha este post fora de lugar?"

O quer a comunidade acha?

Abraços!

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 1/4/2007 13:50
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Egeu, achei pertinente a tua objeção. Seria legal, quem sabe, colocar uma daquelas ajudas contextualizadas ao lado do botão, explicando o que é, pelo menos durante o período de adaptação da comunidade.

E que tal
im.per.ti.nen.te?
adj. m. e f. 2. Que não vem a propósito; inoportuno.

Ficaria: "Colaboração impertinente?" É conciso também.

Que tal?

Abraço

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 1/4/2007 14:37
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Olá Mano Egeu... Acho muito razoável a sua proposta número um. Acredito que algum meio de "aviso de larga escala" possa ser usado no caso desta ferramenta, mas gostaria de ouvir o resto da comunidade a este respeito também. Quanto à mudança da redação, acho que isso faz parte da experimentação. Creio que se a redação atual causar problemas, não haverá nenhuma objeção à tentativa de uma nova redação do texto do link.

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 1/4/2007 14:55
sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Por outro lado, embora goste de usar a palavra "impertinente" em minha fala, não a considero popular o bastante para que seja perfeitamente comunicadora de todo o seu sentido a todos os usuários. Se há necessidade de mudança do texto, acredito que a proposta do Egeu seja mais adequada.

Abraços do Verde (novamente).

Daniel Duende · Brasília, DF 1/4/2007 14:57
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Daniel, pensei nisso na hora, mas usei o dicionário pra confirmar que seria o termo mais adequado (pensei principalmente no fato de o botão servir para indicar postagem na seção equivocada, mas também inadequação à proposta do site). Mesmo assim, concordo contigo. Pode ser que gere confusão ou incompreensão.
Mas, de qualquer maneira, prefiro a palavra "colaboração" à palavra "post". Não são sete letras adicionais que vão alongar demais a frase. Sempre acho que poderíamos tentar soluções em português para os termos, como já sugeri minha preferência por "palavras-chave" em lugar de "tags".
Bom...
Que a discussão continue.

Abraço

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 1/4/2007 15:03
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Daniel,
A frase alerta já causou problema de entendimento. Por isso estou propondo a nova redação que me parece mais clara.
Usei a palavra post apenas para diminuir o comprimento da frase.

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 1/4/2007 15:22
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Olá mano Egeu, olá mano Felipe...

Acho interessante que se estude uma forma mais adequada para a frase então, para se resolver a contento os mal-entendidos que aparecem. Acho que "colaboração" é uma palavra adequada, pois mesmo sendo blogueiro reconheço que a palavra "post" é um tanto circunscrita a um universo que é apenas parte daquele que o Overmundo tenciona (e tem conseguido) alcançar.

Como ficaria então, a sugestão?
"Você acha que esta colaboração está fora de lugar?" ?

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 1/4/2007 15:32
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

Egeu, Daniel e Felipe: acho esta conversa muito importante. Mas fico pensando se de certa forma não estamos colocando a carroça na frente dos bois. Há realmente um problema com a nova ferramenta? Ela está sendo usada de forma errada? Está sendo pouco usada? Seria bom haver exemplos concretos. Acho que ainda estamos em período de monitoramento e avaliação. Pelo que tenho percebido, as pessoas parecem ter entendido sua função - também não recebemos nenhuma reclamação de "injustiças" feitas através do uso da nova ferramenta. Claro que, como é uma ferramenta nova, ainda vai demorar um pouco para "pegar" mesmo. Mas tenho visto muita gente usando, e usando bem. Quanto ao email coletivo e em massa: fico receoso... Detesto receber emails não solicitados. Só usaria esse recurso em situações de muita emergência e urgência, o que não parece ser o caso. Além disso: como em quase todos sites colaborativos, apenas uma parcela pequena dos cadastrados está interessada nesse tipo de questões mais administrativas. Acho que o email pode criar uma antipatia contra o Overmundo. Mas só estou pensando alto... Espero suas opiniões e aquelas de demais overmanos/overminas.

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 1/4/2007 19:20
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Fábio Cavalcante
 

É, acho que agora o lance é esperar um tempo, ver que tipo de confusão pode dar, porque de repente não dá nenhuma..

Fábio Cavalcante · Santarém, PA 1/4/2007 19:25
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Hermano, na verdade acho que já é consenso (entre essa parcela que se preocupa com questões "administrativas"), que a ferramenta é útil. É uma ponderação razoável essa de esperar pra ver se surgem reclamações ou usos inadequados. De todo modo, acho que a preocupação do Egeu também tem motivo de ser. Só que é aquela história: quando os estímulos são excessivos, acaba não se percebendo nenhum, então mais um e-mail no meio do mar de mensagens que todos recebem pode mesmo não fazer uma diferença muito grande.

Abraço

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 1/4/2007 21:08
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados