Boletim Famaliá rss
rede de notícias das culturas populares brasileiras
sobre | arquivo
 
Oficina dos TAPETES CONTADORES DE HISTÓRIA. Rio de Janeiro/RJ
Marcelo Manzatti, São Paulo (SP) · 8/6/2006 11:17  

1
overponto
Ateliê de Histórias:
Oficina de Formação e Especialização na Arte de Contar Histórias com Carlos Eduardo Cinelli e Warley Goulart
- coordenadores do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias - Dias 04, 06, 11 e 13 de Julho
(terças e quintas, das 18h30 às 21h30)
16 vagas.
Local: Oficina da Memória
(Av. N Sra Copacabana, 647 / sala 308 ? Copacabana
Entre Figueiredo de Magalhães e Santa Clara, frente à Galeria Menescal
Estação Metrô Siqueira Campos)
Inscrições e Informações: 2255 3719 / 2255 7497
ATELIÊ DE HISTÓRIAS:
O ?Ateliê de Histórias? é um estudo teórico-prático sobre a arte de contar histórias e seus desdobramentos, onde os coordenadores d?Os Tapetes Contadores de Histórias apresentam detalhadamente os diversos aspectos do processo de pesquisa do grupo sobre os contos (estrutura, linguagem e conteúdo simbólico), as manifestações narrativas, o diálogo entre narração de histórias e animação de formas, e a criação de suportes plásticos para contar histórias. Com duração de 12 horas, divididas em 4 encontros, a oficina é direcionada a profissionais de arte, literatura, educação e leitura, bem como todos os interessados em conhecer e se aprofundar nos princípios e nas possibilidades criativas da arte de contar histórias.
Através de dinâmicas e discussões, o estudo aborda os seguintes conteúdos: Integração e Memória, Práticas Narrativas, Múltiplas Relações com as Narrativas, Recursos Disponíveis do Contador de Histórias, Qualidade do Comprometimento do Contador de Histórias, Ritmo e Musicalidade da Palavra, Características Estruturais e Estilísticas dos Contos, Discussões Temáticas, Formação de Repertório, Ótica Multidisciplinar sobre a Arte de Contar Histórias, O contador de histórias na Arte e na Educação, Oralidade x Cultura Escrita; Relações entre Narrativa e Recepção, Reflexões sobre Infância e Cultura, Diálogo entre Narração de Histórias e Animação de Formas, Confecção de Suportes Plásticos, Orientação Bibliográfica.
Tais materiais foram reunidos ao longo destes anos pelos coordenadores do grupo, cuja formação abrange Teatro, Literatura Infanto-Juvenil, Artes Plásticas e Arte-Educação, e a partir da experiência da atuação do projeto nos centros culturais e educacionais, bem como participação em eventos literários, congressos, simpósios e festivais de teatro, narração de histórias e animação de formas no Brasil e exterior.
OS TAPETES CONTADORES DE HISTÓRIAS
Desde 1998, o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias pesquisa, produz e realiza sessões de histórias, espetáculos, oficinas e exposições interativas de seu acervo a fim de despertar o gosto das crianças e jovens pelas artes e pela leitura. Sob coordenação de Carlos Eduardo Cinelli e Warley Goulart, o grupo cria e se utiliza de tapetes, malas, aventais, caixas e livros de pano como cenários de contos autorais e populares de origens diversas. Mesclando narração de histórias, animação de formas e teatro, o grupo desenvolve uma linguagem própria que vem proporcionando ao público infantil e juvenil novas qualidades de experimentação estética. Apoiado por importantes instituições do país, e com reconhecimento de público e crítica, o grupo já visitou diversas cidades do Brasil e exterior.
O grupo é composto por atores e arte-educadores formados em Artes Cênicas pela UniRio que, desde 1998, se especializam nos conteúdos referentes à arte de contar histórias, animação de formas, teatro, literatura e educação, tendo participado de oficinas, festivais, seminários, simpósios e encontros no Brasil e exterior. São eles: Andrea Pinheiro, Carlos Eduardo Cinelli, Edison Mego, Helena Contente, Ilana Pogrebinschi, Rosana Reátegui e Warley Goulart.
OFICINA DA MEMÓRIA - Dra. Tania Guerreiro e Equipe.
A Oficina da Memória é um grupo de estudos e de pesquisa das potencialidades humanas, que se dedica particularmente à otimização de recursos cognitivos. É um espaço onde se trabalha os mecanismos de aprendizagem, estimulando as diversas funções cognitivas por meio de jogos, problemas de raciocínio lógico e abstrato, teatralização, desenho e mnemotécnicas.
PROJETO E PESQUISA:
Contar histórias com tapetes ou painéis de tecido é uma manifestação popular recorrente em diversas culturas do mundo todo e em distintas épocas da história da humanidade como, por exemplo, nos gabeh?s iranianos, na arpillería andina e nos painéis encontrados no Nordeste do Brasil. Na França, há mais de 15 anos, a educadora Clotilde Hammam e seu filho, o contador de histórias e artesão Tarak Hammam, tiveram a idéia de criar tapetes para contar histórias a fim de estimular à leitura, originando o projeto 'Raconte-Tapis' que vem sendo desenvolvido até os dias de hoje por lá.
Em 1998, na cidade do Rio de Janeiro, depois de participar e produzir uma série de atividades e oficinas com Tarak Hammam ? e sob sua orientação até 2001 ? um grupo de atores resolveu fundar ?Raconte-Tapis - Os Tapetes Contadores de Histórias?, projeto e grupo que passaram a realizar suas próprias atividades em diversos espaços do Brasil e exterior. De início, o acervo do grupo era composto por tapetes criados por Hammam, que representam cenários de contos da África, Ásia e Europa. Em 2001, Carlos Eduardo Cinelli e Warley Goulart, integrantes do grupo, confeccionaram tapetes baseados em contos de Carlos Drummond de Andrade, especialmente para a sessão ?Retalhos de Drummond?, inaugurando o projeto de criação de tapetes a partir de histórias brasileiras. Neste movimento de criar suportes baseados na literatura oral e escrita nacional, e após intenso contato com a realidade educacional e cultural brasileira, o grupo mudou seu nome para ?Os Tapetes Contadores de Histórias?.
Em 2004, avançando na pesquisa de confecção de suportes plásticos para narrativa, os artistas brasileiros criaram malas, tapetes, aventais, caixas de pano e madeira para dar vida a histórias de Ana Maria Machado e Jutta Bauer. Paralelamente, a integrante do grupo Rosana Reátegui mudou-se para o Peru a fim de estudar as possibilidades criativas da arpillería (técnica artesanal andina de costura à mão de painéis de tecido). As pesquisas desenvolvidas pelo grupo no Brasil e Peru alcançaram em 2005 novos resultados: No Rio de Janeiro, Carlos Eduardo Cinelli e Warley Goulart criaram um tapete gigante de 12 metros para o mais novo espetáculo do grupo ?O rei que ficou cego?; e em Lima, Rosana Reátegui inaugurou o projeto ?Manos que cuentan?, onde coordena artesãs da Associación de Arpilleras Taller Santa Julia na pesquisa e criação de livros de pano a partir da literatura oral peruana, recebendo no mesmo ano o Prêmio de Melhor Livro-Objeto pela Câmara Peruana do Livro. Em 2006, convidados pela Editora Global (SP), Carlos Eduardo Cinelli e Warley Goulart criaram ilustrações de tecido para o livro ?O congo vem aí? de Sérgio Caparelli.
CARLOS EDUARDO CINELLI
Ator e contador de histórias, Carlos Eduardo Cinelli nasceu no Rio de Janeiro. Na adolescência, estudou desenho, pintura e gravura em metal. Em seguida, formou-se como ator na Escola de Teatro da UniRio, onde fundou com demais artistas o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias. Com particular interesse pelos processos de criação do ator no teatro, Carlos Eduardo participou de treinamentos com Ivana Leblon, Eleonora Fabião e Tatiana Motta Lima. Participou de espetáculos dirigidos por Vanessa Ballalai, Tarak Hammam, Joana Lebreiro, Ana Luiza Magalhães e André Paes Leme. Participou ainda de oficinas teatrais com Helena Varvaki, Marilena Bibas e Renata Rosas; e oficinas de histórias com Inno Sorsy (Inglaterra), Tarak Hammam (França), Regina Ress (USA), José António Portillo (Espanha) e Nícia Grilo (RJ). Suas atividades, hoje em dia, estão relacionadas ao teatro, artes plásticas e narração de histórias. Aprendeu a costurar seguindo os conselhos da mãe e da avó.
WARLEY GOULART
Ator, contador de histórias e músico, Warley Goulart nasceu em Volta Redonda (RJ). Aos 14 anos, começou a estudar teatro, canto e violão. Em 1995, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se formou em Artes Cênicas pela UniRio e participou de espetáculos teatrais dirigidos por Camillo Pellegrini, André Brilhante, Renato Carrera, Tarak Hammam e André De La Cruz, que lhe conferiram prêmios como ator e diretor musical em alguns festivais de Teatro no Brasil. Em seguida, cursou especialização em Literatura Infanto-Juvenil pela UFF, aprofundando-se em Literatura e Arte para Crianças e Jovens. Participou ainda de oficinas de teatro com Helena Varvaki e Marilena Bibas; cursos de música com Di Mostacatto, André Poyart e Andreas Korak; oficinas de arte-educação com Ingrid Koudela (SP-Brasil), Jean-Pierre Ryngaert (França), Nigel Thousand (Inglaterra), a diretora da Biblioteca Fantástica em Wetslar (Alemanha) Bettina Twrsnick; oficinas de histórias com Inno Sorsy (Inglaterra), Dan Yashinski (Canadá), José António Portillo (Espanha), Maria Clara Cavalcanti (RJ), Fabiano Moraes (ES) e Gislaine Avelar Matos (MG). Aprendeu a costurar intuitivamente, seguindo as dicas da mãe.

tags: literatura


  Nenhum comentário até agora




  Adicione seu comentário: para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

 
canto_esquerdo   canto_direito

Fórum do Observatório

Um fórum aberto para a discussão dos temas levantados no Observatório. > participe