Overmídia

José Marcelo Zacchi
27/3/2008 · 25
 

Há mais de um ano anunciamos aqui no Observatório a publicação do código do Overmundo para download. O post de Felipe Vaz informava que a partir daquele momento qualquer um poderia baixar e utilizar o código, licenciado como software livre por meio da licença GNU GPL.

Desde o início, a proposta do projeto Overmundo era envolver não só a implementação de um ambiente colaborativo de difusão da produção cultural brasileira, seu objetivo principal, como também a criação de um sistema em código aberto, acessível a todas as pessoas, às comunidades desenvolvedoras e a outros projetos de intercâmbio e circulação de idéias, informações e conhecimento, nas mais diversas áreas.

As ferramentas desenvolvidas para criar este ambiente de colaboração no Overmundo, contando sempre com a parceria da Tecnopop no desenvolvimento, contribuíram significativamente para a construção da amplitude e da diversidade da sua comunidade de colaboradores, levando o Overmundo a conquistar o Golden Nica (prêmio principal) na categoria Comunidades Digitais do Prix Ars Electronica 2007, o mais importante prêmio do mundo para artistas de novas mídias e criadores da internet.

Depois de mais de dois anos de aprimoramento e aprendizado contínuos, tanto em relação à formação de redes e gerenciamento de comunidades como no que diz respeito ao desenvolvimento de soluções tecnológicas, chegou a hora de agregar a experiência e o conhecimento acumulados em uma nova versão do software: o Overmídia.

A nova plataforma vai consolidar as melhorias feitas até hoje e garantir melhor desempenho do site diante do crescente volume de tráfego do Overmundo. Além disso, trará uma documentação mais detalhada e maiores possibilidades de customização, facilitando o uso do código por novos projetos que desejem valer-se da experiência acumulada pelo Overmundo para deflagrar novas iniciativas de criação e colaboração na internet brasileira e global.

Oferecer à sociedade uma plataforma como essa abre também caminho para o desenvolvimento continuado compartilhado entre os vários projetos que a utilizem, como já é o caso hoje dos sites do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do iCommons, desenvolvidos a partir do código atual e em parceria com o Overmundo.

O Overmídia também busca maior integração com a comunidade open source, por meio da inclusão de APIs open source centrais servindo de base técnica, como o Akelos, com o intuito de promover e ampliar o uso dessa plataforma.

Em pleno desenvolvimento neste momento, o Overmídia será lançado em julho deste ano. O passo seguinte será tornar não apenas o código, como também a documentação da nova plataforma acessíveis a todos e disponíveis para download sob a licença GNU GPL. Até lá, haverá apenas uma pequena mudança no código atual em maio de 2008, quando ficará disponível para download e um post será publicado anunciando o lançamento no fórum do código.

Assim, o horizonte é de que com esta iniciativa o Overmundo possa contribuir ainda mais para estimular e apoiar novas experiências de difusão de informação e conhecimento, no âmbito da cultura ou em outras áreas. Mais do que um código destinado a um site, o Overmídia será um novo projeto open source, um software aberto disponível para todos que desejem realizar projetos similares de comunicação aberta, descentralizada e colaborativa, com o mesmo espírito de experimentação, compartilhamento e promoção de novos espaços públicos online que movem o Overmundo e sua comunidade sempre crescente de colaboradores.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Luiz Boaretto
 

Que ótima notícia!

Então teremos Akelos como base? Já ouvi falar, mas nunca utilizei. Tive ótimas experiências com zend framework.

Overmundo cada dia que passa vem crescendo, inclusive no mundo Open Source. Parabéns a equipe.

Grande abraço

Luiz Boaretto · Maceió, AL 27/3/2008 15:13
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Opa, Luiz,

Valeu pelo interesse! A idéia em escolher o Akelos foi também justamente para tentar incentivar o crescimento da comunidade desenvolvedora da aplicação, que, ao menos por enquanto, é bastante pequena (se comparada, por exemplo, à comunidade do CakePHP), mas é super-dinâmica e reativa - respondendo bem às questões que vão surgindo ao longo do tempo.

É possível ainda que usemos uma parte do Zend framework, o Zend_Search_Lucene para a ferramenta de buscas do novo codigo, mas este passo fica mais para frente. Por enquanto, nos interessou o fato de o Akelos ter se mostrado uma aplicação bastante funcional, de código aberto, e que nos auxiliará a fazer a camada intermediária entre a "programação" (a linguagem propriamente dita) e a "abstração" (as funcionalidades específicas dos sites desenvolvidos a partir do código Overmídia).

Se te interessar, podemos estender a conversa um pouco mais nos próximos dias. Para nós, é importante poder contar também com uma comunidade de desenvolvedores interessada no código que usamos aqui no Overmundo.

Abraço.

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 28/3/2008 13:08
sua opinião: subir
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

Queridos Amigos:

Sempre achei qu o pior ignorante é o que tem vergonha de admiti-la. Mas vejo que há piores: a minha é tão profunda que nem sei por onde começar a confissão...

Vou tentar, no entanto, perguntando o seguinte: o que o Zacki escreveu é mesmo o que acho que entendi, isto é, que eu posso, fazendo o download do códogo transformar num "Overmundo" o "Portal do Sertão" onde trabalho?
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 6/4/2008 14:48
sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Olá, Joca,
Basicamente, é isso mesmo. O código Overmundo está disponibilizado em uma licença livre (GPL), que permite que você baixe o software e o instale para criar seu próprio website colaborativo.
Hoje, como o código está desenhado, está operação ainda é complexa demais. O objetivo do projeto que se desenvolve com o Overmídia é justamente facilitar esse processo, possibilitando que mais pessoas usem o código em seus próprios experimentos de internet colaborativa, criando, por exemplo, como você cita o "Portal do Sertão"...

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 6/4/2008 14:51
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

Querido ViKtor:
Obrigado. Vamos aguardar um pouco mais ou achar alguém que tenha familiaridade com o assunto.
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 6/4/2008 17:09
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Cabe o comentário: muito interessante, muito boa, a iniciativa. Tinha lido o texto já e meio que "passado por alto". Reli agora e fez todo sentido.

Abraços,
Felipe

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 20/4/2008 20:06
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

Achei super legal.
A proposta muito me interessa.

Já tenho um site colaborativo voltado para uma pequena cidadezinha do interior de MS, na fronteira com o Paraguai, mas tenho dificuldade em liberar acesso para inscrição de novas colaborações uma vez que lá não há sistema de votação para eleger as matérias que serão publicadas.
Através do overmídia terei ferramentas para gerenciar acessos e postagens?
Outra pergunta, os custos com servidor e banco de dados aumentariam muito?

Marcos Paulo Carlito · , MS 30/4/2008 20:25
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

Sim Marcos, você poderá ter sistema de votação. Não entendi direito a que você se refere por acesso e postagens - que tipo de gerenciamento? Quanto aos custos: a Overmídia terá vários módulos - cada site poderá escolher os módulos que lhe interessam (em termos de funcionalidade ou para tornar o funcionamento mais leve - por exemplo: streaming de vídeos encarecem ainda custos de armazenamento e conexão) - mas se o site for um sucesso enorme, os custos aumentam de qualquer jeito... abraços

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 1/5/2008 02:33
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

É porque no site, embora o acesso seja aberto para qualquer pessoa, não há a opção de qualquer um postar uma colaboração. Para fazer isso teria que dar um login de administrador para todo mundo, e isso seria uma bagunça. A verdade é que meu site é PHP bem simples.
Então, quando digo acesso e postagem, na verdade quero dizer formas de postar uma colaboração e gerenciar esse processo sem precisar abrir meu admin.
Olha, é bem complicado porque é um trabalho muito amador se comparado com o Overmundo. Mas com certeza, pelo que entendi, o Overmídia poderá, pelo menos, me dar um outro conceito de gerenciamento deste tipo de site.

O negócio é esperar para ver.

Abraços Guaicuru!

Marcos Paulo Carlito · , MS 1/5/2008 02:48
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

oi Marcos: sim, você poderá ter acessos diferenciados com funcionalidades diferentes para cada tipo de colaborador - aliás já pode, se baixar o código do Overmundo já disponível - mas o processo todo ainda é muito complicado - o que queremos é facilitar o máximo possível - abraços

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 1/5/2008 09:48
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Uma perguntinha de ignorante: quem conseguir baixar o código (o que, pelo que entendi, é um pouco complicado) vai ter uma forcinha inicial para usá-lo e montar seu próprio site colaborativo? Enfim, vai rolar uma oficina básica do código para os interessados? Tem como?
Abraços

Ilhandarilha · Vitória, ES 19/5/2008 20:33
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Olá, Cláudia,

A idéia da oficina é muito boa e precisaremos pensar com calma sobre o que fazer a respeito. Neste momento, não há condição de responder sobre a viabilidade ou não de uma oficina, mas a sugestão sem dúvida é interessante e está desde já anotada.

De qualquer modo, estaremos sempre por aqui, disponíveis para ajudar novos projetos, e tirando dúvidas quando possível.

Mas o essencial é que, como a grande maioria dos projetos opensource deste nível, o Overmídia procura ser o mais próximo possível do usuário final, de modo que a idéia é que qualquer um possa desenvolver os seus projetos. Também como com os outros softwares do gênero, a equipe do Overmundo pode ajudar nas dúvidas sobre o funcionamento e a instalação do aplicativo, mas a customização, é claro, fica por conta de cada um. Portanto, ainda que a idéia seja simplificar a instalação e proporcionar ao usuário leigo este uso, funções como a criação de templates, a configuração no servidor local, o uso do banco de dados etc será sempre um aspecto a ser resolvido pelo usuário. De toda forma, creio que a extensa documentação que está sendo produzida para o aplicativo também será mais do que suficiente para qualquer dúvida do gênero.

É isso aí. Abraços.

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 20/5/2008 18:56
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
heraldo hb /.
 

Olás!
tenho vindo a estas páginas várias vezes, sempre com um pequeno frio na barriga...
há alguma novidade quanto ao novo código? tá mantido julho como a data indicativa?
instalei o tal akelos, mas tá uma ralação braaaba...

abraço a todos,
heraldo hb, o diletante em php :D

heraldo hb /. · Duque de Caxias, RJ 24/6/2008 20:00
sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Olá, heraldo,

A previsão de julho continua mantida. A equipe de desenvolvimento está atuando em ritmo mais que acelarado para entregar a versão inicial do projeto entre fins de julho e início de agosto. :)

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 28/6/2008 11:31
sua opinião: subir
heraldo hb /.
 

ÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!!!!!!!!!!!!!!

:D

heraldo hb /. · Duque de Caxias, RJ 28/6/2008 13:29
sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Mas sempre vale lembrar que pequenos contratempos são mais do que comuns em projetos desse porte... Por isso, qualquer novidade vamos atualizando por aqui. :))

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 28/6/2008 19:10
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

Pessoal, uma pergunta: No caso de quem tem interesse em montar um site participativo com streaming ao vivo ou streaming on-demand, o overmídia serve para esta finalidade?

Marcos Paulo Carlito · , MS 7/7/2008 12:00
sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Olá, Marcos,

Há uma questão bastante complexa (e difícil de explicar) de pano de fundo para responder à sua pergunta. Basicamente, o Overmídia oferece o player de streaming de vídeo, mas não o serviço de codificação (encoding) de vídeo. Ou seja, para assistir a vídeos em streaming seria preciso enviar arquivos diretamente no formato FLV (Flash Vídeo) e não MPEG, WMV etc como é no Overmundo. Dessa forma, a possibilidade está, sim, criada para que você tenha um site com este tipo de serviço, mas seria preciso desenvolver uma espécie de plugin que fizesse toda a codificação dos arquivos de vídeo enviados pelos usuários.
Abraços.

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 8/7/2008 18:43
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

Entendi viktor, muito obrigado pela explicação.

Grande abraço Guaicuru

Marcos Paulo Carlito · , MS 8/7/2008 18:48
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Viktor, parabéns pela explicação clara.

Abraço,
Felipe

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 9/7/2008 04:29
sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Oi, pessoal,

Agosto chegou e é hora de atualizarmos aqui as notícias sobre o assunto deste post: o Overmídia. Diferentemente do que havíamos previsto, não foi possível vencer todas as etapas técnicas para finalizar o código em julho e disponibilizá-lo agora para o público. Os planos seguem todos como antes - apenas teremos ainda pela frente mais algum tempo de desenvolvimento, com a conclusão ainda ao longo deste 2° semestre.

Para que a plataforma fique a ponto de bala pra servir a projetos de comunicação colaborativa de interesse público, estamos empenhando muitos esforços e grande esmero na sua construção. Diante do porte do empreendimento, precisaremos de um pouco de paciência de todos aqueles que aguardam pelo lançamento do software. Assim que tivermos novidades, seguiremos publicando aqui.

Abraços.

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 20/8/2008 16:36
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Nenhuma novidade?

Ilhandarilha · Vitória, ES 15/10/2008 20:18
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Oi Ilha,
A verdade é que o código está bastante adiantado, mas o esforço planejado se mostrou mais longo e mais complexo do que o esperado. Decidimos priorizar então o desenvolvimento de resolução de bugs e melhorias do Overmundo e em sites parceiros neste momento e seguir em paralelo com o desenvolvimento do Overmídia.
Em breve esperamos botar no ar que está já desenvolvido. Vamos dando notícia por aqui. Abraço

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 20/10/2008 14:00
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

O fórum do código não está mais disponível? Gostaria de mais informações sobre o código e o que é necessário para sua instalação.

Ilhandarilha · Vitória, ES 11/3/2011 11:15
sua opinião: subir
Equipe Overmundo
 

Olá, Claudia,

O projeto Overmídia foi suspenso temporariamente para reavaliação de escopo. Enquanto isso, o código do Overmundo sofreu algumas boas melhorias e segue disponível, embora em outro endereço. Você pode acompanhar não só o passo a passo para instalação mas também desenvolvimentos futuros planejados no endereço abaixo:

http://www2.hosted-projects.com/trac/Overmundo/overmundo/wiki

Atenciosamente,

Equipe Overmundo · Rio de Janeiro, RJ 11/3/2011 21:43

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados