Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Para início de conversa

Hermano Vianna
16/3/2006 · 27
 

O Overmundo está no ar há uma semana e dois dias. Tão pouco tempo e já tanto assunto acumulado. Tantos esclarecimentos devidos. Até o dia 7, o Overmundo era apenas um blog fechado para comentários. No texto do pré-site, ao explicar nossos objetivos, eu dizia que aquilo era apenas uma pedra fundamental de uma grande construção. Passamos por rapidíssimos três meses de obras e agora o Overmundo é um grande edifício recém-inaugurado, pronto para receber seus habitantes.

Não sabemos ainda quem mais vai vir morar aqui, que apartamentos vão ser ocupados ou "customizados". Fizemos testes e simulações antes, é claro. Mas o teste pra valer só pode ser feito com a chegada de muita gente. Só assim podemos saber o que funciona e o que não funciona direito. Problemas que nem imaginávamos aparecem. Estamos trabalhando direto para que tudo se regularize o mais rápido possível.

Mas já estamos muito alegres com os primeiros resultados. No princípio muita gente não conseguiu completar o cadastro. Hoje temos mais de mil cadastrados, muitos colaborando com textos, músicas, vídeos etc. Muita coisa, que até semana passada eu nem sabia que existia, já descobri aqui no Overmundo.

É claro que todo mundo ainda está aprendendo as regras do jogo. Muitos publicam colaborações na seção errada. Nada sério. O maior problema que tenho visto é que as pessoas abandonam seus textos nas filas de edição, e não voltam mais para saber o que está acontecendo com eles. Colocamos comentários importantes e ninguém responde.

Também acho que pouca gente tem votado lá nas filas de votação. Então alguns textos, por não conseguirem um número de votos mínimo para publicação, desaparecem. Não é culpa nossa. É a comunidade que tem que decidir o que entra e o que não entra. Se ficarmos colocando tudo para dentro, o Overmundo perde seu melhor sentido.

Outro problema meio grave: muita gente tenta publicar releases por aqui... O Overmundo não nasceu para ser uma biblioteca de releases (até porque quase todos os releases são muito chatos!) Acho que pouquíssima gente está lendo as nossas Dúvidas Freqüentes. A nossa regra anti-releases está bem explícita por lá. Valorizamos não o tom pseudo-objetivo dos releases, mas a opinião pessoal. Quando você falar, por exemplo, de um restaurante para o Guia ou de um evento para a Agenda, o que o Overmundo quer saber é porque VOCÊ achou importante recomendar aquele restaurante ou evento.

Outra informação importante: o Overmundo nunca vai ser paradão. Já mudamos algumas coisas, e vamos sempre mudar outras coisas. Quem não está fazendo a primeira visita por aqui deve ter percebido que agora o "participe" está bem espalhafatoso, justamente para chamar a atenção para o aspecto colaborativo do site, lembrando a todo mundo que a participação nas salas de edição e votação é fundamental: sem ela o Overmundo empaca.

Estamos estudando também a troca dos botões de overpontos e de "gostei" por algo mais discreto, pois achamos que terminaram por poluir um pouco a home do Overmundo, chamando mais a atenção para o processo de votação do que para o conteúdo de cada texto.

O algoritmo que calcula os overpontos também vai mudar em breve. As colaborações, poucos dias depois das suas datas de publicação, estão atingindo a marca de 0 overponto e lá ficam paradas. Na verdade, estão com overpontos negativos. Por isso quando a gente vota, o 0 overponto não se modifica. Isso vai ser corrigido: mas não é fácil chegar à melhor fórmula.

Acho que para início de conversa isto já é o bastante (e o post já ficou bem longo). Por favor, deixe perguntas e observações nos comentários. Vamos tentar responder tudo nos próximos posts aqui do Observatório (mas não garantimos nada, o trabalho para o Overmundo funcionar bem consome todo nosso tempo - e já notamos a maioria dos erros - eles já estão sendo corrigidos).

Até já e muito obrigado por participar do Overmundo!

PS: Recomendamos a todos a leitura dos nossos Créditos, aqui embaixo (junto aos links para os Termos de Uso, Alerta e Política de Privacidade), que lista todas as inspirações para a construção do Overmundo. A maior parte dos problemas técnicos que estamos enfrentando é consequência do fato de que o Overmundo reúne várias ferramentas que já foram testadas em muitos outros sites, mas que nunca estiveram juntas num único site.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
etienejusa
 

bom, gosto muito de sites que fazem uso desta tecnologia, mas uma critica, o material demora muito tempo a ser postado, ou seja, a fila de edição é lenta, do mais parabéns e sucesso.

etienejusa · Ji-Paraná, RO 17/3/2006 10:39
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ju Polimeno
 

Hermano, eu acho que o aspecto "colaborativo" deva ser mais ressaltado senão isso aqui vai virar vitrine. E a colaboração talvez deva se estender para a publicação de todos os conteúdos. Imagino, por exemplo, poder acrescentar algo a uma musica (ou video, texto, etc) publicada aqui, mexer na mixagem, gravar uma "onomatopéia" de minha cidade e juntar com outra do Pará para formar um sei lá o que. Bom, vou postar algo mais detalhado a respeito...

Ju Polimeno · São Paulo, SP 17/3/2006 11:41
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
cyrano
 

Tá lindo isso aqui. Lindo. Show de bola. Babo ovo total. E soltei releases, foi mal! hehe Vou lá corrigir o erro e divulgar as boas novas!

Replicai-vos e esporificaivos!

Em tempo: devia ter de alguma forma uma votação negativa, não? Pra comunidade moderar rápido spams e releases, que nunca vão deixar de aparecer... Ou quem sabe os organizadores do site fariam isso?

Sugestão: avisos de email pra galera acompanhar posts que as interessam, publicações delas que foram comentadas ou editadas, etc., estilo feed. Que nem wikipedia. Rola não?

cyrano · Belo Horizonte, MG 17/3/2006 19:57
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
cyrano
 

Esqueci duma coisa: não saquei a diferença de "guia" e "agenda".

cyrano · Belo Horizonte, MG 17/3/2006 20:13
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

Algumas respostas rápidas:

Cyrano: guia é para "atrações fixas" das cidades, um restaurante que está sempre ali, um festival que acontece todos os anos, um site que apresenta sempre informações sobre aquele lugar. Agenda é para eventos que vão acontecer em breve, e depois não vão se repetir sempre. Um show, um debate, uma festa (mas se a festa acontecer toda sexta-feira, por exemplo, vai pro guia).

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 18/3/2006 01:26
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

Ju: o que você está propondo é que o Overmundo se transforme num wiki, não é? Na wikipedia todos os textos são criações coletivas. Pensamos nessa possibilidade. Mas achamos que seria mais importante priorizar o estilo blog, com opiniões pessoais fortes sobre tudo. A colaboração acontece mais nas salas de edição (que são abertas para todos). Aí a conversa pode ser interessante, e um interferir nas coloborações dos outros. Mas como tudo aqui é creative commons, você pode sempre remixar as colaborações se não for para fins comerciais e publicar o resultado aqui mesmo no Overmundo. Pode também sugerir que as pessoas se apropriem de suas colabaorações em novos trabalhos e coloquem os resultados aqui também. São muitas as possibilidades. Acabo de ver que alguém colocou uma música no Banco de Cultura procurando de uma letra. Isso é bacana. Imagine: muitas músicas diferentes podem ser criadas a partir dessa experiência.

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 18/3/2006 01:35
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

Etienejusa: eu sei que demora. Podemos mudar isso... Mas o objetivo é que mais gente possa opinar sobre as colaborações, antes delas serem publicadas. Um dia seria muito pouco, não seria? Todo mundo teria que entrar aqui todos os dias para não perder nada. O problema é que as pessoas ainda estão tímidas para comentar as colaborações alheias. Quando todo mundo estiver participando, acho que as salas de edição podem ficar até mais animadas do que as outras seções do site. E aí 48 horas vão parecer pouco tempo... Vamos ver o que acontece. O Overmundo está ainda começando. O Orkut foi colar mesmo lá para o sexto mês...

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 18/3/2006 01:41
sua opinião: subir
Jesuino André
 

Caro Hermano,
Parabéns para voce e toda equipe por este importante projeto. Creio com a dinâmica, o site tomará um formato perfeito.
Na minha opinião, os post na página principal deveriam ter espaço maior (quantidade) e serem substituidos de acordo com a ordem cronológica dos agendados. Os posts iriam descendo a coluna até sumirem, em vez desse sistema por votação. Penso que seja mais dinâmico e justo.
Forte abraço,
Jesuino André

Jesuino André · João Pessoa, PB 18/3/2006 09:17
sua opinião: subir
Joaquim Santos
 

Caros amigos,
Muito bom o projeto do overmundo! Estou achando bem interessante. Gostaria de dar um toque (não sei se isso já está incluído em "problemas técnicos que já estão sendo resolvidos") que quando escolhemos "ordem cronológica", se exibe os textos dos mais antigos para os mais recentes, o que não ajuda muito, pois os mais antigos são sempre os mesmos. Por que vocês não adotam sistema de mostrar as coisas como nos blogues e portais: mostrar os texots do mais recente para o mais antigo. Dessa maneira quando eu quiser ver "quais as novidades" seleciono ordem cronológica e vejo.
[ ]´s, joaquim

Joaquim Santos · Caeté, MG 18/3/2006 11:32
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Marcelo Terça-Nada!
 

Olá pessoal,
Parabéns pelo overmundo! Estou botando a maior fé no projeto e o divulgando como posso.
Gostaria de sugerir que o número de votos para uma "aprovação" no guia seja revisto, pois fiz uma colaboração que esteve como a mais votada durante seu tempo de "fila de edição" e mesmo assim não entrou para o guia. Tinha feito um texto super caprichado sobre um lugar sensacional e... meu texto evaporou. Li na seção de ajuda que as colaborações não "aprovadas" iriam para a página do meu perfil (item 23 da ajuda) então nem me preocupei de "fazer um backup" do texto, escrevi direto na maior empolgação na seção "enviar conteúdo" e... o conteúdo não recebeu o número x de votos e desapareceu... conclusão: fiquei sem meu texto!
Talvez o número de votos para um texto ser aprovado deva ser dinâmico como todo o projeto do Overmundo &059;) (levar em consideração o número de acesso à fila durante o período de votação? levar em consideração se ficou na fila durante o fim de semana, quando o acesso à web cai? etc...)
E ia ser bem legal dar um toque na página de "enviar conteúdo" dizendo que há risco de que o texto não seja publicado e por isso, devemos fazer uma cópia dele antes de enviar... pois ele pode desaparecer...

um forte abraço e vida longa ao Overmundo!
marcelo

Marcelo Terça-Nada! · Belo Horizonte, MG 18/3/2006 11:50
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Ju Polimeno
 

Hermano,
fui eu mesmo que colocou a musica pedindo letra (rs...). E, sinceramente, é assim que vou encarar o Overmundo: como um ambiente colaborativo para a criação de tudo o que pintar música, texto, imagem, bolinhas, Zeros e Uns. Espero que a gente consiga fazer a história gerar muitos filhos. Eu comecei a disponibilizar meus espermatozóides...
Abraços e sorte!

Ju Polimeno · São Paulo, SP 18/3/2006 12:03
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

oi Jesuinho: sua opinião é sempre muito bem-vinda. Seu trabalho na divulgação/integração do rock nordestino é uma das fontes de inspiração para o Overmundo. Mas a home é mesmo um problema. Falta espaço. Ainda teremos a seção de blogs, uma nuvem de tags etc. Vamos aprimorando sim. E nas seções internas do Overmundo, há a opção para ver as colaborações por ordens de overponto, cronológica e de votos. Sei que não resolve o problema, mas é uma tentativa...

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 18/3/2006 15:07
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

você está certíssimo, Marcelo: as paginas de perfil ainda não estão prontas. As coloborações que desapareceram vão reaparecer. Estão guardadas em algum recanto ainda inacessível do Overmundo. Os perfis vão ficar bem bacanas. Vai dar para saber o que cada um publicou, quantos votos obteve etc. Espere só mais um pouco. Quanto a mudar a quantidade necessária de votos dependendo de outras variáveis, isso é bem complexo, mas estamos tentando!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 18/3/2006 15:11
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

Ju: muito bacana então sua iniciativa de colocar a música para receber letra. Essas coisas que deixam a gente animado: descobrir usos do Overmundo que não estavam previstos no projeto inicial. Tomara que tua música encontre várias excelentes letras!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 18/3/2006 15:14
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
oooooooooooooooooooo
 

MUITO LEGAL TUDO O QUE ESCREVEU AKI, E MAIS LEGAL AINDA É ESTE SITE....EU ESCREVI ALGO SOBRE ARQUITETURA PRAR O OVERBLOG E MUITO ME DECEPCIONOU QDO LI UM COMENTÁRIO SOBRE O QUE EU ESCREVI ME DIZENDO QUE EU PRECISO FALAR DE CULTURA AKI....BOM DAI EU RESPONDI O SEGUINTE, NO MEU TEXTO MESMO:
...ACHO QUE QUEM NÃO ENTENDE MUITO É VC.....SOU ARQUITETA, E QUERO QUE ME DIGAM: QDO ARQUITETURA DEIXOU DE SER ARTE E CULTURA ? PQ ATÉ ENTÃO EU NÃO SABIA DISSO...SEI COMO FUNCIONA O OVERMUNDO, MAS POR FAVOR, NÃO ACHE QUE ARQUITETURA E O QUE ESTIVER RELACIONADO A ELA NÃO É ARTE OU CULTURA......OU ENTÃO, TEREMOS QUE DECLARAR QUE BRASILIA DEVERÁ ESQUECER SEU TÍTULO DE PATRIMONIO CULTURAL POR SUA ARQUITETURA MODERNA, ASSIM COMO OURO PRETO, SALVADOR, E OUTRAS CIDADES, ASSIM COMO O JARDIM AO AR LIVRE DO JARDIM BONTÂNICO DO RIO DE JANEIRO, E OUTROS MARAVILHOSOS JARDINS CRIADOS POR ARQUITETOS COMO BOULE MARX....NÃO ACHA? LEIA MAIS SOBRE ARQUITETURA E VC IRÁ ENTENDER.

É O QUE EU ACHO, ACREDITO QUE ESTE É UM SITE ABERTO PRA DEBATES E PUBLICAÇÕES DE BONS TEXTOS SOBRE ARTE E CULTURA, E ALGUMAS OUTRAS COISAS....ENTÃO...QUE VIVA TODO TIPO DE MANIFESTÇÃO CULTURAL DESTE PAIS!

oooooooooooooooooooo · Uraí, PR 19/3/2006 17:01
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

oi Hani: infelizmente não vi o seu texto nem o comentário a que você se refere (não consigo ver tudo que se passa por aqui...) - claro que o Overmundo está aberto a colaborações sobre arquitetura!

mas sobre isso quero fazer um comentário extra que não tem a ver com o seu texto (que, como disse, infelizmente não li): acho que as pessoas já estão tendo a tendência a dizer: "meu texto não entrou porque falei disso ou daquilo", como se determinados assuntos fossem proibidos aqui no Overmundo - é sempre preciso levar em consideração uma coisa: muitas vezes foi o texto, e não o assunto, que não caiu no gosto dos leitores, e por isso não conseguiu votos suficientes para ser publicado no Overblog - mas repito: todos os textos vão ficar disponíveis no perfil de cada autor: isso quando os perfis estiverem funcionando direito...

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 20/3/2006 01:52
sua opinião: subir
Marcelo Terça-Nada!
 

Salve Hermano!
Bom saber mais sobre como serão as páginas dos perfis! Esse Overmundo ainda vai dar muito o que falar, eim!?

Olha só, gostaria de fazer uma observação sobre a função de "buscar" no Overmundo. Quando fazemos uma busca aqui, só aparecem resultados do Overblog... Outro dia li um texto muito bom no Overmundo e custei a encontrá-lo novamente, pois ele estava no Guia... Você não acha que é muito importante que o sistema de busca do Overmundo consiga abranger todas as seções? Até porque, imagina a situação: uma pessoa descobre o Overmundo e fica afim de publicar uma dica imperdível no Guia, como ela vai saber se alguém já publicou aquela dica? Atualmente ela teria que ir página por página das dicas da cidade, o que em alguns casos já é inviável, pois o trabalho do Guia está muito bom (tanto em termo de qualidade quanto em termo volume e "mapeamento")...

fica a observação.
abraços,
marcelo
http://virgulaimagem.blogspot.com/

Marcelo Terça-Nada! · Belo Horizonte, MG 20/3/2006 07:41
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcelo Terça-Nada!
 

Cyrano,
Concordo com você que é bem importante um site com a amplitude do Overmundo oferecer opções para acompanharmos assuntos específicos de nosso interesse, tags e/ou sub-seções (é só disponibilizar Rss/feeds para cada tag/categoria, tipo o que rola no wordpress).

abraços,
marcelo

Cypriano disse: "Sugestão: avisos de email pra galera acompanhar posts que as interessam, publicações delas que foram comentadas ou editadas, etc., estilo feed. Que nem wikipedia. Rola não?"

Marcelo Terça-Nada! · Belo Horizonte, MG 20/3/2006 07:52
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
dimitre
 

Genial
muito interessante ver um site brasileiro (governo federal) sincronizado com as formas contemporâneas de organização de conteúdo, descentralizado e bem desenhado.

dimitre · São Paulo, SP 20/3/2006 08:12
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcelo Manzatti
 

Pessoal, enquanto os blogs não saem, vou curtindo o overmundo como está (Muito bom!) e contribuindo mais com a agenda. Encontrei lá algumas dificuldades que passo a relatar:
1. o espaço para onde fica? tem muito espaço e, se agente põe pouca coisa, tipo endereço comum, não é aceito. Podia reduzir a obrigatoriedade, de 150 para menos toques&059;
2. Só pode foto horizontal, mesmo? Que mal fizeram as poses verticais?&059;
3. Se acontece algum problema, como, por exemplo, postar uma foto vertical, quando volta para você corrigir, vários outros campos tem que ser refeitos, e não só o que estava errado, aumentando o trabalho&059;
4. Os comentários feitos no intervalo entre a postagem e a publicação poderiam continuar valendo, pois, às vezes, não dá tempo de voltar ao sítio para ver se tem comentário antes de esgotar o tempo automático da entrada no espaço definitivo.

No mais, tudo legal.

Um abraço,

Marcelo Manzatti

Marcelo Manzatti · Brasília, DF 20/3/2006 11:54
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

oi Manzarti: tudo anotado - estamos corrigindo aos poucos os vários problemas - muito obrigado pela ajuda - espero ansioso o seu blog por aqui! abraços!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 20/3/2006 23:17
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

marcelo terça-nada: voce tambem tem toda a razao - a busca vai sim se estender para todo o site - é uma das nossas tarefas prioritárias no momento

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 21/3/2006 00:15
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

ah, os rss/feeds em todos os lugares tambem vao rolar - e avisos por email para quem quiser ser avisado de novos comentarios para suas votacoes tambem!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 21/3/2006 00:17
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

ei dimitre: genial o teu site! bacana mesmo! recomendo para todo mundo: dmtr.org

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 21/3/2006 00:22
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Carol e Ana Tereza
 

Nós já estávamos paquerando este site faz muito tempo. Que bom! Adoramos poder postar fotos, comentários, colaborações, agendas e outros. Todos nós estamos de parabens pela aquisição.Valeu!

Carol e Ana Tereza · São Luís, MA 21/3/2006 07:58
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
dimitre
 

Hermano, como posso fazer para enviar minhas sugestões sobre o site? em breve vai existir um fórum não?
obrigado
abraço
dimitre

dimitre · São Paulo, SP 24/3/2006 15:34
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

dimitre: vai ter sim um fórum aqui no Observatório e outro na Ajuda - desculpa a demora - estamos com uma lista de mais de 60 problemas para serem resolvidos... Por enquanto dá para conversar sobre as sugestões por aqui

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 24/3/2006 18:57
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados