Observatório rss
tudo sobre os destinos do Overmundo
sobre | arquivo
 
Primeiras Tarefas para 2007
Hermano Vianna, Rio de Janeiro (RJ) · 1/1/2007 20:29  

Com o crescimento do Overmundo (em março - mês da inauguração do site - tivemos 43 mil visitantes únicos; em dezembro este número - que aumentou todos os meses - já foi 288 mil), e com muita gente nova publicando suas primeiras colaborações todos os dias, passamos também a ter alguns problemas que podem ser facilmente evitados com a atenção de todos(as).

Estamos planejando ter ajudas contextualizadas, para cada seção do site, pois percebemos que muita gente começa a colaborar sem ler a nossa Ajuda, que acabou ficando meio escondida diante da quantidade cada vez maior de conteúdo. Mas enquanto essa nova ajuda é desenvolvida, seria ótimo que concentrássemos nossos esforços de zeladoria do Overmundo nas filas de edição, orientando os(as) novatos(as).

O principal problema que percebo é uma grande quantidade de colaborações postada nas seções erradas. Há uma confusão entre o Overblog e o Banco de Cultura. Para resumir o que está dito lá na Ajuda:

- o Overblog é para a publicação de notícias, reflexões e críticas sobre a produção cultural de todo o Brasil.

- no Banco de Cultura devemos publicar a própria produção cultural (arquivos com músicas, romances, poesias, fotografias, filmes etc. etc.)

Essa divisão não foi pensada para atrapalhar a vida de ninguém, mas sim para tornar possível que o maior número de pessoas encontre com maior facilidade os conteúdos buscados, e que os conteúdos de mesma categoria fiquem próximos uns dos outros. Como a quantidade de colaborações é cada vez maior, se não seguirmos princípios mínimos de organização, todo mundo vai acabar perdido. (Por isso também é importante aprender a usar bem as tags e todas as outras ferramentas que o Overmundo disponibliza para facilitar nossas vidas.)

Outro problema que tem acontecido com alguma frequência: a publicação de várias colaborações que fogem do foco do Overmundo, que é a produção cultural no Brasil, principalmente aquela que não tem espaço na grande mídia. Não queremos ser chatos, ou censores: mas sites para discutir política, filmes estrangeiros etc. existem vários; para discutir/disponibilizar a diversidade regional da cultura brasileira existem pouquíssimos, e nenhum com a abrangência nacional e temática do Overmundo. Portanto temos que bater pé nesse princípio, tentando evitar ao máximo que o Overmundo vire um site sobre todas as coisas, acabando a não ser sobre nenhuma delas. (Sobre a nossa definição de "produção cultural no Brasil", há mais coisas ditas na Ajuda.)

Também temos que tomar cuidado maior com erros de gramática e digitação. Não podemos ter vergonha de apontar os enganos uns dos outros (se houver erros neste post, agradeço sugestões de correções!). Essa é uma tarefa importantíssima de editoria, em qualquer publicação. Aqui no Overmundo a editoria é feita colaborativamente, por todos(as) nós - portanto somos todos(as) responsáveis pela qualidade do que é publicado por aqui. É a qualidade do que publicamos que vai atrair mais gente bacana para colaborar, o que vai dar mais destaque e importância para o que já está publicado (e o Overmundo vai realmente poder cumprir seu objetivo de divulgar para o maior número de pessoas as culturas de todo o Brasil).

Pensando assim, uma outra recomendação é que usemos nossos votos também com mais rigor: devemos votar apenas naquilo que realmente gostamos, que achamos que tem a ver com o foco do Overmundo, que tem qualidade para ser publicado no Overmundo. Claro que cada um(a) pode pensar de maneira diferente sobre essas coisas, e o resultado final do debate vai refletir o que a maioria pensa. Mas o que tenho notado é que, mesmo com o recente aumento do número mínimo de votos para publicação no site, praticamente tudo tem sido publicado rapidamente (e em seções erradas, e mesmo coisas que não têm nada a ver com o resto do site) - impossível que todo mundo goste de tudo - então devemos chegar a conclusão de que há muita gente votando sem saber no que está votando?

Por favor, não pensem que este post é uma bronca. É o início de uma conversa. Somos todos(as) responsáveis pelo futuro do Overmundo. Estes momentos de crescimento acelerado (e inícios de novos anos) são ideais para refletirmos sobre o que queremos ser e para onde queremos ir.

Saudações! Feliz 2007! Este vai ser um ano de muito trabalho aqui no Overmundo! Ainda bem!

tags: mais

canto_esquerdo comentários rss postar novo comentário canto_direito
 
No lugar do link "Ajuda" não poderia ser modificado para "Quem Somos"? Não sei se alguém já deu a idéia, mas deve facilitar a vida pra quem está chegando no Overmundo. O que acham?

Um abraço à todos. Feliz 2007.
Marcos Paulo · Porto Velho (RO) · 1/1/2007 21:17 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Marcos, "Quem Somos" é uma coisa, "Ajuda" é outra. Acho que o Overmundo pode (e deve) ter as duas coisas. Quanto mais, melhor, só ajuda.

Hermano, post pra lá de relevante e pertinente, com base em tudo o que tem sido discutido até o momento. Vamos ao trabalho, que 2007 promete!

Abraço forte e Feliz 2007 para todos nós!!
Fábio Fernandes · São Paulo (SP) · 1/1/2007 21:44 
4 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

de acordo, quanto a corrigir os erros de outrem. apenas é algo melindroso por duas razões principais: você não sabe se o autor vai se ofender com a correção, e por outro lado, em poesias e textos, por exemplo, os limites da linguística são muito flexíveis, não se pode aferir, muitas vezes, se se trata de erro ou parte de um estilo. vale lembrar ainda que segundo a linguística o que importa é a compreensão da mensagem, não interessando incorreções de ordem gramático-vocabular, os neologismos , por mais exóticos que pareçam, surgem e fluem naturalmente dentro do processo de comunicação.
sempre procuro ler o que voto. com raras exceções. procuro até mesmo comentar todos os textos votados como uma forma até de justificar para mim mesmo a utilidade de um voto.óbvio que às vezes voto sem ler ou apenas pela chamada inicial. mas isso é muito raro.concordo plenamente com esse" puxão de orelha".
quanto a ajuda , acho que deveria ganhar maior visibilidade quando a pessoa fosse se cadastrar ( que tal, abrir uma tela, antes do cadastramento com os pincipais tópicos resumidos e convidando a ler o texto completo da ajuda, de modo que a pessoa tivesse que clicar ao final para continuar o cadastro? )
outra coisa: acho que o overmundo tem espaço para tudo, os votos apenas confirmam essa tendência natural de estilos e conteúdos diversos. naa minha opinião, o que realmente importa são os comentários. que, aliás , me lembram outro ponto: como as críticas são sempre positivas, a ausência delas pode intimidar e rechaçar um iniciante no site. devemos , portanto, comentar os trabalhos daqueles que denominamos de novatos (as).
mais uma vez agradeço a acolhida no site, vida longa e próspera ao overmundo, são meus votos.
abraço a todos
Marcos André Carvalho Lins · Recife (PE) · 1/1/2007 22:30 
4 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

Novato no site (fiz cadastro em março, mas só estou colaborando), tenho observado com preocupação estas questões levantadas pelo Hermano e procurado proceder de forma a contribuir, dentro das possibilidades e disponibilidade de tempo, sobretudo nas filas de edição e votação, dois momentos fundamentais para o processo de definição do conteúdo. Acho que às vezes até pareço ranzinza nos comentários, falando abertamente, de forma franca, opinando. Mas o propósito é contribuir construtivamente.

Como quase sempre leio as colaborações, por várias vezes já apontei alguns erros gramaticais em textos ou enviei sugestões aos autores, agora utilizando as mensagens como meio para isso. Acho que essa prática ajudaria bastante. O nome diz tudo: fila de EDIÇÃO. O Hermano, por exemplo, abriu seu texto à nossa avaliação. Quem encontrar algum desacerto nele deve apontar para contribuir. Não há constrangimentos nisso. Erros são naturais no cotidiano de quem lida com redação. Apontem meus vacilos.

Nesse sentido, chamo a atenção para o seguinte contexto, no texto do Hermano: "então devemos chegar a conclusão de que há muita gente votando sem saber no que está votando?". Nele, a expressão correta não seria chegar à conclusão, com crase? Sim? Não? De minha parte, mandaria as crases àquele lugar e pronto. Mas elas existem e até fazem sentido. Depois de editarmos os textos, aí vamos para a votação. Com a preocupação demonstrado pelo Hermano no contexto da frase em que posso ter achado um vacilo dele ou não. Publiquemos o que é bom, participando, construindo coletivamente. Estou certo de que não há grilo em torno disso. É o caminho.

Agora mesmo, por exemplo, acabo de ler um comentário interessante do Tom Damatta no texto da Helena Aragão, sobre overpontos e edição. Acho pertinente toda esta preocupação em torno de dar ao site uma organização que o torne sempre mais prático e chamativo, sobretudo pela qualidade dos trabalhos e pela participação colaborativa.

Reproduzo aqui o que ele disse lá: "Acho que o grande barato do Overmundo é a interação edificante e franca entre seus usuários. A colaboração nas filas de edição e de votação, a troca de comentários construtivos, a participação nos debates neste observatório, entre outras participações interessantes que aos poucos estou descobrindo aqui, enfim, tudo isso é que aos poucos fará a grande diferença. Aos poucos, o tempo se encarregará de rotular os "overmanés", aqueles que estão atuando no site de forma torta e exibicionista, sem ter a compreensão do todo, com suas patotas e patetices."

Quem é OVERMANÉ? Eu não quero ser um. Estou com o Tom Damatta e não abro. O que ele disse faz, sim, muita diferença e sentido.

Valeu, Hermano, pelo mote dado a um novo debate aqui no Observatório. Vamos em frente. Que 2007 seja, sim, um ano de interação construtuviva, de muita cultura, harmonia, paz e cidadania.

É isso aí!
Antonio Rezende · Palmas (TO) · 2/1/2007 05:53 
5 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

Vejam como EDITAR é necessário...

Na verdade, no início do meu comentário, eu quis dizer isto:
"Novato no site (fiz cadastro em março, mas só AGORA estou colaborando)"

Antonio Rezende · Palmas (TO) · 2/1/2007 05:56 
3 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

Volto, ainda para EDITAR o meu comentário.

No final do terceiro parágrafo, quem não é doidodo juízo deve ter observado que eu quis dizer "Com a preocupação DEMONSTRADA (lá está demonstrado) pelo Hermano".

Alguém viu mais vacio meu? Ufa! Ainda bem que foi só um comentário.
Antonio Rezende · Palmas (TO) · 2/1/2007 06:04 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Crase? Melhor pegar um dicionário e olhar se o verbo é transitivo indoreto... Se e somente se for a crase deverá ser empregada!
apple · Juiz de Fora (MG) · 2/1/2007 08:32 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

O problema é que você lê cada palavra em um único curso visual. 'As vezes, pode-se ler até uma linha assim. Dizem os entendidos em leitura dinâmica que se pode ler até um parágrafo com uma batida de olho, mas nesse ponto já não sei.

Então, lendo rápido muita coisa "passa batida"...
apple · Juiz de Fora (MG) · 2/1/2007 08:38 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Pessoal, correção é fundamental. Agora ir atrás de erros, minuciosamente, não é muito legal.

Senão, daqui a pouco 'neguinho(a)' vai ficar tipo professor gramatical. E sabemos que ninguém aqui é melhor que ninguém. Apenas uns tem mais conhecimento que outros.

Repito: críticas para construção.
Marcos Paulo · Porto Velho (RO) · 2/1/2007 09:32 
2 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

Apontamentos de caminhos de escrita (de análise, de desenvolvimento de uma temática, de apresentação de conteúdo) deveriam ser dados!


apple · Juiz de Fora (MG) · 2/1/2007 10:03 
2 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

Não se trata de dar uma de professor de gramática. Mas, dentro do espírito construtivo, ao ler um texto dos colegas (na fila de edição, claro), não custa nada observar algum vacilo; o que é muito comum em redação, como já disse. Os toques podem ser dados por meio de mensagens, de forma bem pessoal. Acho que isso edifica, porque acaba contribuindo com a melhoria do texto. Fila de edição não é mesmo pra isso?

Convém lembrar que minhas observações nesse sentido não devem desviar o foco central dos debates aqui. O que está em discussão, afinal, é a essência do texto do Hermano.


Antonio Rezende · Palmas (TO) · 2/1/2007 10:48 
5 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

É verdade...eu tenho esse problema de foco! Lembro de algumas vezes em que um coordenador de um setor em que trabalhei chamou a minha atenção por causa disso.

Ele falava sobre "A", mas eu jogava o "B", o "C" no assunto. Ele falava assim:
-Psiu! Vamos concentrar aqui...

Dali a 10 minutos já estava pensando em 10 bilhões de coisas. "Volta e meia" acabava falando em "D", "E"...

Claro que é bom "puxar" outros assuntos correlacionados, mas tem vezes que "erramos a mão"...
apple · Juiz de Fora (MG) · 2/1/2007 11:10 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Muito bons apontamentos Hermano. Seria interessante algo como o que o Marcos falou ou a pessoa cair direto na página de Ajuda quando faz o cadastro no site, que eu já havia comentado isso com o Cariello, paciência e trabalho de formiguinha de todos também é essencial, alertar os novatos sobre o foco do site, sobre as seções, sem ser agressivo, faz parte do trabalho diário no Overmundo. Tem algumas coisas me incomodando ultimamente também, mas o site é aberto, não há como controlar tudo e concordo com o Rezende, com o tempo os/as overmanés vão sumindo. Mas apesar dos pesares acho que o grupo que se mantém constante no site, com bons comentários e boas colaborações está cada vez mais forte, e o site tem agregado conteúdo e discussão de qualidade, ainda acho que faltam críticas, em geral só vejo elogios, principalmente no banco de cultura, mas eu mesma não consigo fazer uma crítica, quando não gosto eu só não voto... e quanto a sair votando feito louco... façam-me o favor! Isso é feio... ai ai ai... hehehehe
Outra coisa que andei pensando, será que não teria como inserir algo do tipo: não voto, porque quando você lê o texto, não gosta por algum motivo e não vota, é como se não tivesse nem lido, seria interessante poder votar negativo, talvez resolvesse um pouco o problema de se publicar tudo.
Abraços!
Ana Cullen · Brasília (DF) · 2/1/2007 11:49 
6 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

O problema de voto negativo é a pessoa sair feito "louca" votando para "derrubar" os outros...
apple · Juiz de Fora (MG) · 2/1/2007 12:00 
2 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

Por exemplo, se eu for contra a pessoa "A" voto negativamente em tudo o quê ela postar...nem leio nada! Já vou votando contra... (Exemplo)
apple · Juiz de Fora (MG) · 2/1/2007 12:05 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Mas isso são os/as cabeças ocas que aparecem de vez em quando e não duram muito... não há ninguém aqui que eu sou "contra" e nem que fosse... não faz sentido, o site não é para isso...

Ana Cullen · Brasília (DF) · 2/1/2007 12:35 
4 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

Concordo com a Ana. O Overmundo tem um objetivo muito claro e definido: divulgar a cultura brasileira - seja por notícias ou pela própria produção dos participantes. Overmundo não é Orkut - ainda que nem todo mundo tenha se dado conta disso. Mas concordo com o Rezende também, e, parafraseando Mário Quintana, esses "overmanés" (adorei o termo!) passarão, nós passarinho... ;-)
Fábio Fernandes · São Paulo (SP) · 2/1/2007 13:59 
4 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

Gostaria de saber a quantas anda a situação dos 42. Se já existem atribuições específicas, algum contato será realizado?
Como irá funcionar esse grupo? Já está funcionando? Não vai funcionar?

Quanto a situação dos trabalhos alheios ao conteúdo do site podem e devem sentir o peso da administração, através de e-mail direto ao autor, e se não houver resposta, a imediata retirada do material.
Todo espaço, por mais democrático que seja, deve ter regras firmes.

Rangel Castilho · Anastácio (MS) · 2/1/2007 16:01 
2 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

Sugestao (sem o til mesmo pq o teclado esta desconfigurado, logo nao tenho nenhum acento e pouca pontuaçao, argh!). Com tantos recursos tecnologicos, que tal se houvesse um corretor ortografico aqui mesmo onde enviamos nossos comentarios, afinal nem todo mundo aceita criticas por mais construtivas que elas sejam! Considero a escrita correta importantissima e me empenho para isso mas nao podemos exigir o mesmo dos outros, vale a opiniao de cada um e principalmente o conteudo do artigo.
Um grande abraço a todos!
Kelly Amorosino · São Paulo (SP) · 2/1/2007 17:37 
3 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

corretor ortográfico é uma boa! não sei a dificuldade de se implantar isso... vou saber!
Hermano Vianna · Rio de Janeiro (RJ) · 2/1/2007 17:40 
3 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

Que bom que a coisa fluiu para a essência. Também pensei na idéia de voto negativo, como disse a Ana. Mas há mesmo o risco apontado pela Criss. Sei que não é fácil para os controladores do site ficar policiando tudo, mas é preciso estabelecer regras, segundo o Rangel. Muita abertura acaba em avacalhação. E nem me venham com esse papo de que às vezes me posiciono como o cara da foice, a própria censura em pessoa. Gostei da sacada quintaniana do Fábio... os "overmanés" passarão. Implantar um sistema de correção ortográfica é uma excelente idéia. A coisa flui, Hermano. melhor assim. Adiante!!!
Antonio Rezende · Palmas (TO) · 2/1/2007 19:31 
4 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

CONTROLADORES foi de matar. Hehe...
Antonio Rezende · Palmas (TO) · 2/1/2007 19:33 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Outro dia "obriguei" o meu irmão a enviar um convite do orkut para mim...

Dei uma "bisbilhotada" e vi que existem regras nas comunidades (pelo menos você vê chamadas de destaque falando em regras e em motivos para expulsão). Poderia-se fazer uma coisa parecida por aqui ou "pega mal"?!
apple · Juiz de Fora (MG) · 2/1/2007 19:48 
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião: Útil

oi Rangel: estamos esperando um pouco a conversa se desenvolver lá no post Overpontos e edição. Muita coisa foi dita que muda um pouco a maneira de funcionamento que tínhamos imaginado antes do post. Como estamos num período de festas, com muita gente viajando (o que se reflete na diminuição pela metade do número de visitas ao Overmundo), achamos melhor esperar um pouco para dar tempo para quem estava fora opinar também.
Hermano Vianna · Rio de Janeiro (RJ) · 2/1/2007 20:14 
3 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

Eu gostei da idéia do "voto negativo", mas achei o termo terrível. E é perigoso também, mas não dá pra achar que, por questões quaisquer uma pessoa vai "derrubar" outra, porque somente o voto dela não é capaz disso. acho que, de repente, da mesma forma que um número x de overpontos coloca a matéria no site, um número x de votos poderá tirá-la. Sei lá, falo isso, mas fico receosa também de que soe negativamente, do tipo: você não concorda comigo, por isso me vetou, isso aqui é uma patota... enfim...
Eu fico um pouco triste quando vejo tantas colaborações que acredito destoarem do projeto do site e quando vejo comentários de "feliz ano novo, garota", "visite meu flog, meu blog, meu vibe, etc", sem qualquer menção ao que está escrito.
bom, acho que conversando a gente chega a boas propostas...
Tati Magalhães · Maceió (AL) · 2/1/2007 21:15 
2 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

Ano novo, layout novo? Overmundo de cara nova?
Marcos Paulo · Porto Velho (RO) · 2/1/2007 21:31 
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião: Útil

Uma coisa que acho estranha é ter a metade das pessoas acessando o site e a pontuação de publicação ser igual 'a usual... Se bem que nada é perfeito mesmo!
apple · Juiz de Fora (MG) · 2/1/2007 22:43 
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião: Útil

Também acho o "voto negativo" interessante, mesmo com a ressalva de que ele é perigoso. Havia falado disso antes, acho que no texto da Helena (Overpontos e edição), quando chamei a atenção para a possibilidade de cadastros fantasmas.
Imaginemos uma situação: voto negativo para publicações do banco de cultura no overblog. O que acontece hoje? Elas continuam sendo feitas lá, não são excluidas na fila de edição, acabam sendo votadas e publicadas no overblog, tirando o foco das matérias apropriadas para o espaço.
Outra saída (lá vem o cara da auréola e da foice de novo, todo cortes e tal!!! hehe...) seria os administradores do site inserir um lembrete bem escancarado com uma dica da hora nesse sentido. Tipo "isso e aquilo outro não pode aqui e tal". Ou "material publicado aqui indevidamente será excluído". Agora lembrei do "tiro" do Eduardo (acho) lá atrás. Tem que pôr ordem.
Usuário novo ou das antigas tem que estar antenado.
Nossa! Quem administra o site tá ferrado. Quanta confusão!
Icha! O Marcos que dar ainda mais trabalho pra moçada... "Ano novo, layout novo? Overmundo de cara nova?"
Te cuida, ADMINISTRAÇÃO!
Antonio Rezende · Palmas (TO) · 2/1/2007 23:04 
3 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

Na verdade, eu disse "O Marcos QUER dar ainda mais trabalho pra moçada..." Ufa!
Antonio Rezende · Palmas (TO) · 2/1/2007 23:06 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Hahaha...Esse Rezende.

A 'cara nova' não precisa ser agora, logo de início. Melhor cuidar das prioridades que foram e ainda estão sendo discutidas. Assuntos como karma, overpontos, overmanés e overmalas fantasmas.

Aliás, poderia haver uma reunião (tipo conferência, msn ou algo parecido, não sei...) com os 42 colaboradores. E o que ficasse decidido pela unanimidade, seria batido o martelo.

Será que é tão simples assim ou viajei total agora?
Marcos Paulo · Porto Velho (RO) · 2/1/2007 23:14 
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião: Útil

Caramba! Acompanhar isso aqui vai ser dose. Quanta prosa! Vou arriscar um palpite.
Reparando a home do site, percebi que ela não tem nada animado. É uma página estática, paradona. Que tal arranjar uma daquelas janelinhas bem chamativas, que piscam ou pulam, sei lá, chamando para a ajuda, com um lembretinho do tipo ANTES DE PUBLICAR QUALQUER TRABALHO LEIA ISSO? Seria possível isso?
Também achei interessante a idéia do voto negativo para colaborações publicadas fora de lugar. Assim elas não seriam publicadas junto com os destaques.
Também pensei na idéia de os administradores enviarem email com estas informações resumidas para os cadastrados. Pelo visto, raros colaboradores conhecem o observatório. Do mesmo modo, não lêem a ajuda, nem outras seções de informação do site.
A idéia de excluir colaborações inadequadas no overblog e comunicar o autor por email, defendida pelo Rezende e pelo Rangel, também é interessante, embora pareça linha dura.
Também acho que ter a preocupação de contribuir na edição, observando erros gramaticais quando da leitura de alguns trabalhos, é fundamental.
De uma coisa tenho certeza: um, dois, quarenta e dois ou seja lá quantos forem os que terão que tomar a decisão "da foice" ou "da censura" (como brinca o Rezende), estes não estarão sozinhos. Pelo menos isso é o que fica claro pela participação neste observatório. Calouro chato, novato entretido, sujeito turrão e retratista ocupado, vou terminar este comentário sorrindo. Sim. Como não se alegrar feito pinto no lixo com a tirada do Fábio Fernandes? Será que todos viram: "...parafraseando Mário Quintana, esses "overmanés" (adorei o termo!) passarão, nós passarinho... ;-)
Hehe... Os overmanés vai dar a maior ré em karma e votos, se aprovarem o tal voto negativo. Ferrado estou eu, Hermano.

Tom Damatta · Araguaína (TO) · 3/1/2007 00:35 
2 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

Corrigindo...
No finalzinho do comentário eu disse que "Os overmanés vão me dar a maior ré em karma e votos, se aprovarem o tal voto negativo."
Tom Damatta · Araguaína (TO) · 3/1/2007 00:39 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

Bom pessoal, eu já havia lido as sugestões de Hermano Vianna; e li, agora, os comentários.

Entrei aqui esse ano. Cheguei a publicar um conto na seção "Overblog".

Pura falta de atenção.

Fui advertido, educadamente, por Criss - que aqui também já opinou. É isso que deve ser feito; os veteranos devem policiar.

De fato, é preciso ter um mínimo de controle.

Meus caros: é muito fácil ser publicado no Overblog. Se pensarmos na falta de espaço, nas panelas e patotas, isso é ótimo; mas, por exemplo, não é possível existir, no banco de cultura, tantas "obras" de mau-gosto.

Esse é o ponto: a qualidade.

Carência na escrita frente à falta de conteúdo não é nada; e falo de conteúdo em geral, nada, sisudo, acadêmico.

Os sites de Literatura mais respeitados do Brasil têm um conselho editorial; um deles, confiram, é o Cronópios.

Amigos, nesse site, há obras excelentes, e há nomes também. Confiram outros; Bagatelas, Bestiário, Meio Tom; não é nada fácil ser publicado neles, ao contrário. E qual o resultado? Respeito da opinião pública. É um assunto delicado, mas, pessoas legais, sérias, como disse o Hermano, se sentirão estimuladas a colaborar se houver um mínimo de controle.

Mas, onde queremos chegar? Milhares de acessos? Que assim seja, mas falta conteúdo. Tive boas surpresas aqui, obras de artes visuais, matérias de cultura com qualidade; há profissionais; há jovens coexistindo também, mas são poucos; é quase um trabalho de garimpo, é como achar agulha no palheiro. Isso é complicado; como se diz coloquialmente: ?queima? a imagem do espaço; fiquem atentos. É preciso valorizar a obra e não, simplesmente, os autores; entendem?

Dar o direito de publicar, sem considerar, minimamente, o conteúdo do autor, é o mesmo que desconsiderar outros, a exemplo de garotos que escrevem poesias com muito bom gosto; inexperientes sim, mas dando a cara a tapa; até os profissionais que aqui já identifiquei.

Se esses que publicam, aleatoriamente, sem um mínimo de autocrítica, recebessem alguns "nãos", valorizariam essa oportunidade; que dirá se recebessem uma crítica sobre o conteúdo.

E o Tom Damatta tem razão. Sugiro, até, o seguinte:

Não há nenhum designer gráfico pra colaborar? Acredito que, em havendo um concurso com edital, bem democrático, podemos resolver isso; será bom para o jovem designer e para o site.
E mais: é preciso criar um conselho editorial, do contrário, muito mau conteúdo se publicará, afinal, há quem vote.

A provocação é pedagógica: num espaço denominado ?banco-de-cultura?; essa é a nossa cultura?

Forte abraço,

Diogo Costa.

Diogo Costa · Salvador (BA) · 3/1/2007 09:36 
5 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

Uma coisa que tenho notado também são os posts no Overblog que são como se fosse posts de blogs pessoais. E também muitas fotos no Banco de Cultura que se adequariam aos fotologs da vida. Já comentei em alguns e várias vezes cheguei a escrever os comentários e desisti de comentar. Ficava na espereança da "contribuição" não ter votos suficientes para ser publicada. Infelizmente estava errado.
Leopoldo Furtado · Itabira (MG) · 3/1/2007 10:47 
5 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

Leopoldo, isso que você disse também tenho notado e fico meio paralizado sem o que fazer. Pois não me sinto confortável em dizer "você está viajando na maionese." Publiquei minha primeira contribuição no banco de cultura só no final de dezembro, e ainda tenho um monte de fotos em filme minha que poderia jogar aqui, mas estou querendo planejar algo mais interessante do que apenas jogá-las.

Quanto as outras "resoluções de ano novo" do Hermanno, são atitudes (especialmente a zeladoria e a parcimônia de votos), que já tenho tomado faz um tempo. Mas confesso que muitas das minhas contribuições acabam ficando numa área cinza de cultura nacional e intercâmbio cultural (ou globalização cultural); mas me esforço pra não fugir muito ao mesmo tempo que procuro falar sobre aquilo que me sinto confortável.
Fernando Mafra · São Paulo (SP) · 3/1/2007 12:40 
5 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

Se isso aqui virar um novo vício meu, vocês me pagam. Estão entendendo? O Diogo Costa contribuiu muito com o seu comentário. Estou com o Leopoldo quanto à qualidade dos trabalhos. Fernando Mafra... acho que podemos dizer a uma pessoa que ela está "viajando na maionese" por meio de mensagem. O que você acha?

Ah, gente. Quero lembrar que o Rezende pôs hoje no overblog um texto humorado, mas seríssimo. Não deixem de ler o "OLHA O FELIPÃO120 AÍ, GENTE!!!". É a revelação de como é fácil virar o rei do karma aqui no Overmundo e, consequentemente, "queimar" a credibilidade do site, como bem lembrou o Diogo Costa anteriormente.
Tom Damatta · Araguaína (TO) · 3/1/2007 13:28 
5 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

Caro Tom,

Se, para cada viajante na maionese, enviássemos uma mensagem, iria faltar dedo.

O Rezende foi no alvo.

Insisto na criação de um conselho editorial, do contrário, vira zona, e ninguém, com um mínimo de interesse, vai se dispor a correr o risco: "tenho texto publicado no overmundo; e daí? Quem não tem?".

É dose, pessoal.

Tomara que tomem providências.

Diogo Costa · Salvador (BA) · 3/1/2007 14:03 
4 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

De todo modo, gosto do interesse de vocês.

Forte abraço Tom.
Diogo Costa · Salvador (BA) · 3/1/2007 14:05 
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião: Útil

oi Diogo: suas observações são muito bem-vindas - mas temos que tomar cuidado para não descaracterizar totalmente a proposta aberta do site, reproduzindo aqui uma centralização que já existe nas revistas tradicionais (e que também apresenta MUITOS problemas... tanto que nenhuma dessas revistas consegue fazer uma cobertura da diversidade da produção cultural brasileira) - queremos aqui testar um novo modelo - pode ser que depois de algum tempo cheguemos à conclusão que o modelo tem que ser trocado por outro - mas acho ainda cedo para isso: nossa tarefa é aperfeiçoar o modelo aberto, descentralizado, de poder editorial coletivo, apostar que ele tem muita coisa ainda para nos ensinar, para nos surpreender (coisas que estariam fora dos critérios de qualidade dos conselhos editoriais tradicionais) - acho que sou otimista demais - mas o Overmundo tem o otimismo como sua "base programática" - repito com convicção: por causa da abertura já descobri muita coisa aqui que não teria acesso de outro modo - claro que aparece muita coisa que não gosto também (mas como disse um dia o ministro Gilberto Gil: cultura ruim também é cultura - e se eu fosse me guiar pelos critérios de qualidade de muitos conselhos editoriais eu nunca teria ouvido o funk carioca, por exemplo) - criar um conselho editorial que pudesse decidir o que entra ou não no site seria assumir que o Overmundo não deu certo, ou mesmo que a chamada Web 2.0 não deu certo, não seria? Sei que estou exagerando, sua proposta não foi tão radical. Mas lembrando a nossa carta de intenções Sobre o Overmundo:

"Nenhuma equipe de jornalistas, não importa seu tamanho ou competência, consegue cobrir ou filtrar a quantidade cada vez maior de coisas importantes que acontecem pelo país. Por outro lado, vitoriosos projetos online, como a multiplicação dos blogs e da Wikipedia, sugerem um outro caminho para lidar com esse enorme acúmulo de informação cultural, com cada vez maior descentralização. Seguindo esses exemplos, lançamos o desafio: todo cidadão brasileiro pode aqui contribuir para promover todos os aspectos da nossa produção cultural que lhe interessem. O Overmundo, por uma questão de princípios, não funcionará sem a colaboração de muita gente. Quanto mais, melhor."

Sei que você deu sua sugestão com a maior boa intenção do mundo. Só posso agradecer. Acho que essa conversa é fundamental para todo o trabalho que temos pela frente. Grande abraço!
Hermano Vianna · Rio de Janeiro (RJ) · 3/1/2007 16:31 
7 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

Faz tempo que conheço o Overmundo e o interessante de tudo é esta interação das pessoas contribuindo para a cultura deste pais. Todos nós temos o conhecimento de acervo pessoal, se organizarmos isso como pede o Caro Hermano, já bastaria.
Coloquei um texto e logo depois percebi que estava no lugar errado, mas por pura preguiça minha acabei não corrigindo e veio um nobre amigo deixando comentário que, se eu colocasse em tal lugar estaria ganhando mais pontos e conseqüentemente estarai em seu devido lugar.
Hoje tomo consciência disso e deveria ter tomado antes, no entanto poderia ter um aviso para os novos cadastrados e deixasse veemente um aviso ao se cadastrar das regras do jogo.
Um abraço a todos e feliz 2007.
Higor Assis · São Paulo (SP) · 3/1/2007 17:07 
4 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

Caro Hermano, não está exagerando não, cara.

Compreendo muito bem, e entendo. Gosto do diferencial de abertura do Overmundo, isso é muito interessante.

Mas há desafios.

Sabe mano, poderíamos criar concursos, prêmios; pra valorizar a moçada, incentivar o esforço, sabe.

Quanto ao funk carioca, ele deve ser compreendido; o que ele provoca nas pessoas num baile, naquele ambiente fechado, é uma catarse.

De todo modo, conte comigo. Um dia queria bater um papo pra saber mais como você(s) se organizaram pra tornar o Overmundo possível.

Forte abraço.
Diogo Costa · Salvador (BA) · 3/1/2007 17:24 
2 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

E pra concluir, a discussão é boa; deveria estar na pauta mais vezes; até pra moçada se ligar, e se tocar.

Dê destaque nisso, Hermano. Acho que pode mudar na conversa.

Abraço.


Diogo Costa · Salvador (BA) · 3/1/2007 17:27 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

acho que a idéia de concursos e prêmios (com jurados de fora do Overmundo?) é excelente - vamos também implantar em breve nos perfis uma seção tipo favoritos, na qual todo mundo poderá fazer sua seleção do "melhor do Overmundo" segundo seus critérios, descobrindo pérolas escondidas etc
Hermano Vianna · Rio de Janeiro (RJ) · 3/1/2007 17:32 
4 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

Legal esses favoritos, Hermano!

Acho que os favoritos deveriam ser flexíveis...tipo quando a gente reavaliasse retiraria algum favorito e colocaria outro.
apple · Juiz de Fora (MG) · 3/1/2007 18:00 
1 pessoa achou útil
Sua opinião: Útil

oi Criss: vão ser sim totalmente flexíveis
Hermano Vianna · Rio de Janeiro (RJ) · 3/1/2007 18:20 
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião: Útil

Ei, Diogo. Sei que dá trabalho sugerir edição em texto alheio por meio de mensagem. Mas é como faço. Claro, só quando tenho tempo e saco. Costumo viajar quando encontro bons trabalhos. E dou dicas na edição, sim. Na boa. Também te deixo um forte abraço.

Fico feliz tanta gente preocupada com o site. Gostei da idéia de uma seção de favoritos nos perfis. Principalmente porque resgatará, segundo o Hermano, "pérolas escondidas" no meio de tanta colaboração.

Quero mesmo descobrir essas pérolas. Já sei que estão emplacando a publicação de coisas nada interessantes aqui. E os motivos também são conhecidos. Desnecessário citá-los.
Tom Damatta · Araguaína (TO) · 3/1/2007 19:32 
3 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

aproveitando a maré de mudança, sugiro que , já que se vai criar favoritos, existam favoritos para cada categoria ( não apenas pro overblog e o banco de cultura ) mas para cada segmento específico de contribuição: texto-literatura, artes visuais, não-ficção , cultura e sociedade ( no overblog ) etc...poderia ter uma galeria ( numa página específica ) com todos os segmentos, escolhidos, um a um, pelos overmanos e overminas. na página de favoritos do mês cada qual poderia votar, ou não, num trabalho que já votou durante a votação normal. nã sei se um mês seria interessante , talvez algo de dois em dois meses... não sei.
mas concordo com o hermano viana, esse é um dos sites mais completo e menos "elitista" no campo da cultura que conheço( embora conheça poucos ).
essas chamadas correções que se fazem prementes quanto a gramática e estilo, como já disse mais em cima , são complicadas. os olheiros podem filtrar um pouco isso. todavia criar dificuldade e
afunilar as colaborações, a meu ver, é destoar com essa diversidade e democracia que torna um site como overmundo uma verdadeira pérola dentro do cyber espaço. já me deparei com essas mesmas questões: será que vale a pena investir meu melhor material sem qualquer garantia de um retorno, já que o site é extremamente aberto a tudo e a todos?? será que não seria melhor procurar outros veículos mais "fechados"?? as minhas respostas vieram com o tempo: penso que trata-se de uma experiência única , o overmundo, de uma generosidade sem tamanho, pois, ao lado de profissionais, disputam um espaço também amadores e até pessoas que não encontrariam acesso
a outros veículos fora do overmundo. vejo isto com extemo orgulho de ter no meu país , um site que divulgue minha cultura,
que é tão singular e plural, com tamanha democracia em termos
de governança. e sem censuras de qualquer natureza!!
seja qual for o rumo que esse barco tomar, estou com ele. se ainda não publiquei aqui tudo, que gostaria e poderia, foi por falta de oportunidade e não por falta de espaço e seriedade!!
agradeço mais uma vez a acolhida no site e feliz2007 para todos.
Marcos André Carvalho Lins · Recife (PE) · 3/1/2007 21:12 
2 pessoas acharam útil
Sua opinião: Útil

Olá pessoal do Observatório.
Tenho algumas sugestões estruturais para o site, que podem trazer mais dinâmica para o Overmundo.

Todos esses portais de acesso massivo, YouTube, MySpace, etc, tem uma área de login na home. No Overmundo ela está somente a um clique, ali no cabeçalho, mas tenho certeza que se ela estiver na home, o fluxo de logins vai ser maior.

Concordo com o Marcos Paulo com relação a um novo lay-out que acomode o conteúdo de uma forma mais ativa do que o formato arquivo atual. Como o Overmundo cresceu (e muito!), às vezes o site passa a impressão de que a quantidade de conteúdo cria um peso que te deixa longe do que foi publicado até mesmo na semana anterior. Acho que isso poderia ser resolvido com uma pequena reestruturação no esquema de tags, e a implantação dos favoritos mencionados aqui.

Os favoritos são uma