Vídeos de 200MB no Banco de Cultura

Overmundo
Isso é só uma imagem. Não adianta clicar... :P
Helena Aragão
8/9/2008 · 10
 

As coisas na internet avançam com uma rapidez sem igual. Quando o Overmundo foi lançado (e lá se vão dois anos e meio desde março de 2006), pouco ou quase nada se falava de banda larga e da febre dos vídeos online. E, conseqüentemente, os arquivos que circulavam pela rede eram pequenos e tímidos. Havia, sim, arquivos maiores disponíveis em sites especializados, mas as ferramentas eram em geral muito pouco amigáveis.

Mas atire a primeira pedra quem quiser: quem aí não gosta de baixar filmes inteiros - sobretudo quando esses conteúdos estão licenciados em Creative Commons? Para incentivar o compartilhamento de obras cada vez mais bem acabadas é que o Overmundo acaba de aumentar o seu limite máximo de uploads de vídeos de 70 para 200MB.

Isso mesmo. Você não leu errado. *** 200 MB ***

São poucos os sites que hoje permitem, de modo livre e aberto, o compartilhamento de arquivos desse porte. O aumento da capacidade irá beneficiar em especial quem trabalha com vídeo em uma resolução uma pouco mais alta. No formato de compressão de vídeo MPEG4, por exemplo, é possível postar (e depois baixar ou assistir por streaming!) um longa-metragem completíssimo ou um curta com ótima finalização.

O Bender Arruda, nosso pródigo oficineiro, já estreou o novo limite, com o curta Ita punku, que tem cerca de 90MB. Você também pode postar os seus vídeos por lá e usufruir da novidade.

E é claro que os arquivos menores continuam bem-vindos. ;)

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Ilhandarilha
 

Opa! que boa notícia! Mais qualidade pros vídeos postados, já que não é preciso comprimir, comprimir... Isso tb vai permitir a inclusão de curtas de maior duração.

Ilhandarilha · Vitória, ES 8/9/2008 14:56
sua opinião: subir
Sergio Rosa
 

Já tenho um de 160mb pronto pro upload :)

Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 8/9/2008 21:54
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Ao tentar postar um vídeo, descobri que o overmundo não aceita o formato ASF, que é geralmente o formato de MP5. Não tem como adicionar? Estou fundando a minha TV de bolso (literalmente, hehe) e utilizo esse aparelho para captação. Seria legal poder postar nesse formato sem ter que converter, coisa que meu computador não faz bem.

Ilhandarilha · Vitória, ES 9/9/2008 15:52
sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Oi, Ilha,

A idéia, no Banco, é simplificar ao máximo a ferramenta, para que ela se torne viável para o usuário final. O formato WMV, por exemplo, que também é proprietário, só foi aceito porque o principal software "caseiro" de edição de vídeo (o Windows Movie Maker) só converte vídeos nesse formato.

O ASF é um formato proprietário e é utilizado sobretudo em arquivos comprimidos para streaming. Geralmente, quando o arquivo ASF contém um vídeo encodado por algum MP5, basta você renomear a extensão do arquivo de .ASF para .WMV e você terá um arquivo WMV. Caso isso não funcione, eu recomendo a você utilizar conversores online como o Media Convert e o Zamzar. São super-fáceis de usar e não demandam grande poder de processamento do seu computador.

Abraços.

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 9/9/2008 16:07
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Valeu a dica, Viktor. Vou tentar isso. merci!

Ilhandarilha · Vitória, ES 9/9/2008 16:15
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Deu super certo renomear a extensão. Aprendi mais uma lição hoje. Eita overmundo porreta!

Ilhandarilha · Vitória, ES 9/9/2008 22:28
sua opinião: subir
drigo
 

A notícia é maravilhosa. É uma alegria saber que o Overmundo conta com esta facilidade. Quem tiver vídeos maiores que 200mb ainda podem disponibilizar um torrent. Ainda não consegui postar um curta de 184 mb. Estou com uma série de eventos para serem publicados na agenda, mas tão logo sobre um tempinho, irei "uploadear" um vídeo. Boa lembrança você teve para a matéria. A dica do Viktor também é super válida! abraços à todos!

drigo · Belo Horizonte, MG 15/9/2008 23:21
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
@lvarez
 

vou tentar postar um pdf ali pra ver se vai...pq no culture bank do overmundo toda vez q tento postar um livro de 80MB o menu abre o bico: "ARQUIVO GRANDE DEMAIS!"

@lvarez · Porto Velho, RO 16/9/2008 16:29
sua opinião: subir
Sergio Rosa
 

alvarez, eu postei alguns dias atrás um vídeo de 180mb. Sugiro tentar de novo e conferir se está postando na seção correta.

abraço

Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 16/9/2008 17:05
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Alvarez, de fato um problema técnico que estava impedindo tua postagem, mas agora já está consertado. São admitidos PDFs de até 100 Mb. Por favor, tente postar seu livro novamente que deve dar certo. Desculpe-nos. Abraço

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 16/9/2008 17:40
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados