Mangabeira Natal, RN

colaborações dos usuários favoritos

A língua é minha pátria¹
Cury · BA, Salvador · 15/8/2009 11:39 · 3

Renan Calheiros, que foi ministro do Governo FHC e sempre foi amigo de Collor desde o tempo que Collor dizia que Sarney era o pior presidente da história deste país, discutiu verbalmente com seu companheiro Tasso Jereissati. Os jornais falaram em baixaria:
– Abaixe esse dedo sujo – disse um.
– Sujo é o de Vossa Excelência – respondeu outro.
Achei uma viadagem. Chama... +

Smells like a teen spirit¹
Cury · BA, Salvador · 2/8/2009 07:41 · 18

No meu livro, no último texto, conto a história do meu então novo vizinho. Ele passava as tardes tocando guitarra, justamente enquanto eu escrevia o livro, em meados de 2007. Muitos textos foram escritos ouvindo suas improvisações. Eu imaginava se tratar de um adolescente de 14 anos, mas fui conhecê-lo e era um cara de 36, que tinha largado o emprego de muitos anos como administrador... +

“O processo da criação vai de 100 até dez mil†¹
Cury · BA, Salvador · 1/2/2009 11:05 · 178

Oito anos atrás, teve uma festa a fantasia e eu fui de hippie. Eu fui com uma peruca encaracolada modelo Doces Bárbaros que me fez ganhar o prêmio da noite e o apelido de “Arembepeâ€, dado por Messias.
– Conhece Arembepe? – dizia ele, a quem chegava pra conversar com a gente.

Alguns dias depois da festa, eu dirigia pela Av. Paralela quando um carro me passou. Durante... +

O maior sebo do Brasil.
Cury · BA, Salvador · 17/1/2009 12:16 · 70

Segundo seu Brandão, 79, o nome “Seboâ€, utilizado para designar lugar onde se vende livros usados, tem origem no início do século XX. Os livros escolares daquela época eram duradouros, duravam 5, 10 anos e iam passando de estudante pra estudante.
– Nesse processo, ele ia ficando ensebado, pois nossas mãos têm sal, suor e gordura – explicou o caga-sebista.
Segundo... +

Casa de Cinema
Cury · BA, Salvador · 10/1/2009 17:40 · 100

O problema de ir às mega-locadoras de DVD é que você nunca sabe o que levar. Sempre se esquece do filme que jurou que iria pegar ou fica perdido nas milhares de opções, entre enlatados e filmes interessantes.

Percebendo que em Salvador não tinha uma locadora especializada em cinema europeu, o jornalista e cinéfilo Roberto Midlej abriu a Casa de Cinema, em 2004. Começou... +

O que é que o Vale do Capão tem? V
Cury · BA, Salvador · 22/12/2008 16:51 · 86

Como tudo acaba em pizza, nada melhor do que falar da mais famosa de toda a Chapada, a Pizza do Capão, para finalizar os cinco Guias do Vale.

Só existem dois sabores. Um, o mais pedido, é uma pizza conhecida como “pizza natural†que, por causa do seu nome, gera sempre uma certa repulsa em algumas pessoas, porém, todos os meus amigos que fizeram cara feia quando ouviu... +

O que é que o Vale do Capão tem? IV
Cury · BA, Salvador · 18/12/2008 14:20 · 93

Mantendo o equilíbrio da Chapada Diamantina, se o restaurante de Dona Belí está para a pousada Sempre Viva, o restaurante Casa das Fadas está para a pousada Lagoa das Cores.

Rodeado de montanhas, o estabelecimento foi construído pelo casal Vânia e Marcos pelo período de cinco anos (2000-2005). A pousada possui apenas 12 quartos, todos muito sofisticados: Lareira, frigobar,... +

A música baiana nasceu na Argentina
Cury · BA, Salvador · 16/12/2008 14:32 · 176

Apesar de toda a nostalgia que a cerca, muitos reclamam da década de 80.
– A moda no anos 80 foi um li-xo – dizem os estilistas.
– Tivemos os piores dirigentes – dizem os cientistas políticos.
– Foram feitos os piores discos – dizem os roqueiros.
Até nisso o rock e o axé parecem antagônicos, pois os anos 80 foi “onde foram feitos os melhores discos de axé,... +

O que é que o Vale do Capão tem? III
Cury · BA, Salvador · 15/12/2008 18:11 · 92

Se for pra comparar uma hospedagem com um restaurante no Vale do Capão, a pousada Sempre Viva seria o restaurante de Dona Belí. Barato e simples, mas que serve para qualquer tipo de ser humano.

No começo, em 1995, era apenas um camping. Um real e cinqüenta a diária por pessoa. No ano seguinte, Lili, o dono, construiu um quartinho. Depois outro, outro e mais outro, e outro... +

O que é que o Vale do Capão tem? II
Cury · BA, Salvador · 13/12/2008 15:16 · 103

Muitos vão visitar o Vale do Capão em busca de equilíbrio harmonia, moderação, prudência, estabilização... o bom e velho meio-termo. E até na culinária o Vale se mostra equilibrado para quem o visita. Se por um lado temos a simplicidade da comida caseira de Dona Belí, do outro lado existe a sofisticação do restaurante Casa das Fadas. O considero, sem exagero, o melhor... +

A REDAÇÃO INQUIETA DE GUSTAVO BERNARDO
Joana Eleutério · DF, Brasília · 18/7/2008 18:04 · 114

Redação Inquieta é um ensaio, na definição do próprio autor. O livro é composto de uma pequena introdução, e mais sete capítulos: Ato, Método, Maniqueísmo, Erro, Estilo, Dialética e Ética. Cada um deles se divide em subtópicos, facilitando a reflexão e a compreensão da intrigante teoria ética da redação. Um conjunto de 44 itens compõe a referência bibliográfica,... +

INSÔNIA
Joana Eleutério · DF, Brasília · 23/1/2008 15:16 · 169

+

NA FEIRA – MICRO POEMA
Joana Eleutério · DF, Brasília · 21/1/2008 11:40 · 136

+

ABRA A TUA ALEGRIA... E A TUA JANELA. (conto)
Joana Eleutério · DF, Brasília · 15/1/2008 09:25 · 134

+

QUE SE CUMPRE AOS POUCOS...
Joana Eleutério · DF, Brasília · 13/1/2008 19:36 · 118

+

MAIS RECADOS ILUMINADOS PARA 2008
Joana Eleutério · DF, Brasília · 9/1/2008 13:00 · 164

PAZ E LUTAS

Cristóvam Buarque*

Na coluna OPINIÃO, do Jornal de Brasília de 29/12/2007, Cristóvam nos trouxe um texto maravilhoso – Paz e Lutas, cuja chamada é a seguinte frase: “A paz de cada brasileiro depende do bem-estar de cada outro brasileiro, sem fome nem violência.â€.

Nosso brilhante professor inicia seu texto falando da necessidade de cultivarmos sete... +

FAÇA NOVO O TEU ANO!!!
Joana Eleutério · DF, Brasília · 6/1/2008 22:30 · 174

Faça novo o teu ano

Frei Betto
Escritor, é autor de Gosto de uva (Garamond), entre outros livros

“Neste ano-novo, faz-te novo, reduz a tua ansiedade, cultiva flores no canteiro da alma, rega de ternura teus sentimentos mais profundos, imprime a teus passos o ritmo das tartarugas e a leveza das garças.â€

Este é o primeiro parágrafo da coluna do grande escritor... +

PEQUENA PAUSA
Joana Eleutério · DF, Brasília · 1/1/2008 16:59 · 103

+

"O resumo da ópera"
Joana Eleutério · DF, Brasília · 28/11/2007 11:36 · 399

Recontando a história...

Meus pais eram primos de primeiro grau ou primos-irmão, melhor dizendo. Isto, no entanto, é só para explicar a origem da loucura...

Dezesseis irmãos – onze mulheres e cinco homens. Muito dinâmica, minha mãe cuidava da casa, costurava e, às vezes, ainda dava aulas para as crianças da região. Era também uma espécie... +

A CASA DOS MEUS SONHOS
Joana Eleutério · DF, Brasília · 27/11/2007 00:28 · 84

Uma metáfora

A casa dos meus sonhos
seria, antes de tudo, um jardim.
Lá eu encontraria
o cheiro suave das flores do campo
e uma brisa com gosto de mar.

Teria o calor de uma manhã de sol
E, no quintal, tardes tranqüilas
à sombra de enormes mangueiras,
floridos flamboyants e abacateiros.
À... +

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados