Proposta editorial

O objetivo do Overmundo é servir de canal de expressão, debate e distribuição para a produção cultural do Brasil e de comunidades de brasileiros espalhadas pelo mundo afora tornar-se visível em toda sua diversidade. O Overmundo busca atacar de frente um grave problema do atual cenário cultural brasileiro: a produção cultural é cada vez maior, mas só uma mínima parcela dela consegue ser divulgada para o público. A maioria da produção cultural brasileira acontece sem quase nenhuma divulgação nacional (ou mesmo local), sem quase nenhum acompanhamento crítico sistemático, e quase sem chance de se conectar com produções semelhantes que acontecem fora de suas cidades e regiões.

O Overmundo nasceu com o intuito de criar uma alternativa a essa situação que tantos malefícios traz para a vida cultural nacional, buscando estimular a formação de comunidades que possam contar com produtores culturais de regiões diferentes, fortalecendo assim o conjunto da atividade criativa do país.

Nestes anos de atividade, surgiram repetidas vezes as mesmas perguntas sobre este nosso foco editorial. Por isso, achamos que valia a pena explicá-lo com mais detalhes aqui.

Algumas pessoas gostariam de escrever no Overmundo sobre outros assuntos (política, meio-ambiente ou mesmo rock inglês ou cinema norte-americano etc.) e sugerem um foco bem mais amplo para o site. Realmente seria mais cômodo aceitar todo tipo de conteúdo: teríamos maior audiência e muito mais colaborações. Mas obviamente quem desapareceria do site seria a diversidade regional cultural do país. Os assuntos que já têm mais visibilidade em outros sites e na imprensa social certamente também passariam a dominar no Overmundo, já que são mais populares e quase todas as pessoas têm algo a dizer sobre eles. Por serem populares há muitos outros sites dedicados a esses assuntos. Mas não há nenhum outro com o foco do Overmundo.

Por isso nos mantemos firmes em nossa missão inicial: queremos sim dar destaque para a produção cultural regional brasileira que não tem espaço em outros lugares. Há outros problemas no Brasil, além da falta de visibilidade da maioria de sua produção artística? Claro que há! Nossa produção cultural poderia lucrar com melhor educação ou melhor política partidária? Claro que sim! Mas o Overmundo não surgiu para resolver todos os problemas e sim um deles, muito específico (mas nem por isso menos fundamental). Achamos que se quiséssemos resolver todos os problemas, acabaríamos não chegando a lugar nenhum. E foi por manter foco claro que o Overmundo se tornou referência importante para qualquer pessoa que quer conhecer melhor a produção cultural brasileira via internet.

Além disso: claro que há muitas definições diferentes de cultura e, portanto, também de produção cultural. Podemos até dizer que cultura pode ser qualquer coisa, incluindo - por exemplo - a política parlamentar brasileira. Mas entre as muitas possibilidades, o Overmundo escolheu um recorte, seu lugar no mundo: "Servir de canal de expressão, debate e distribuição para a produção cultural do Brasil e de comunidades de brasileiros espalhadas pelo mundo afora tornar-se visível em toda sua diversidade." Nada contra outros temas. Mas como já há muitos sites dedicados a esses temas na internet, o Overmundo escolheu fortalecer justamente aquilo que não tem espaço mais em outros lugares.

Outras pessoas já confundiram nosso foco exclusivo na produção cultural de brasileiros com xenofobia. Nada pode estar mais errado: não há nada xenófobo no Overmundo. Certamente valorizamos a produção cultural de outros povos e países. Sabemos que as diferentes culturas se influenciam umas às outras, de maneira muitas vezes enriquecedora. Mas repetimos mais uma vez: é uma questão de foco, e de criar espaço para aquilo que não recebe destaque em outros lugares. Sites - ainda como exemplo - sobre o cinema asiático ou europeu (para não falar naquele produzido em Hollywood) há vários. Mas sites que abordem a dança piauiense ou os games catarinenses há pouquíssimos. Manter esse foco é resultado direto de nossa crença de que muito mais gente precisa conhecer a diversidade cultural brasileira. Outros sites podem se dedicar a revelar outras diversidades. O código do Overmundo, que é aberto, pode ser usado também para a construção desses sites.

Por ter este foco bem definido e por prezar o bom andamento das rotinas editoriais, o Overmundo tem regras claras sobre o que pode ser publicado no site como um todo e em cada uma de suas diferentes seções. Essas regras tornam nosso conteúdo mais facilmente encontrável e visível na internet. Um sistema de alertas está disponível para que os usuários ajudem a identificar colaborações que não tratem da produção cultural brasileira, ou que tenham conteúdo ofensivo ou spam. A partir desses alertas, a Equipe Overmundo pode retirar colaborações que tragam violações a seus termos de uso ou não se encaixem em sua proposta editorial. Os alertas servem também para ajudar a manter o site organizado. O Overblog recebe reportagens, entrevistas, críticas culturais; o Banco, obras culturais (músicas, livros, poemas, teses, vídeos etc.); o Guia, dicas de lugares e eventos periódicos nas cidades brasileiras; e a Agenda, programação cultural. Se sua postagem foi alertada e retirada do site por estar na seção errada, siga as recomendações da mensagem recebida e poste no local correto.

Fica aqui o convite: o que na produção artística de sua cidade nunca teve visibilidade nacional? Por que não tornar tudo isso visível aqui no Overmundo? Há tanta coisa ainda por ser revelada! Este é o espaço para divulgar melhor o que acontece de produção cultural em todos os cantos do Brasil. Esperamos pela sua participação.

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

dúvidas frequentes

Está com alguma dificuldade ou tem alguma dúvida sobre o Overmundo e seu funcionamento? consulte a seção de dúvidas frequentes

o que é

Chegou agora e quer conhecer mais? Entenda o que é o Overmundo em um minuto.

publicação passo a passo

Dúvidas sobre a publicação de colaborações? Siga este passo a passo em vídeo e veja como é fácil.

dúvidas frequentes

Como nasceu, quem coordena e quais são os objetivos que norteiam o Overmundo. Leia aqui

proposta editorial

Entenda a proposta editorial que norteia a publicação de conteúdo no Overmundo.

fórum de ajuda

Se a sua resposta não está nas dúvidas frequentes, você pode pedir ajuda aos outros usuários no Fórum de ajuda. Os colaboradores do Overmundo são prestativos!

 

Creative Commons

alguns direitos reservados