Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

A arte ao ar livre

Karla Gohr
As pinceladas do artista Poty Lazzarotto no centro da capital
1
Karla Gohr · Curitiba, PR
26/4/2008 · 147 · 4
 

Em 1996, no coração de Curitiba, diversos painéis foram colocados ao ar livre para embelezar ainda mais a cidade.

Com 500 metros quadrados, as pinturas do curitibano Poty Lazzarotto (1924-1998) foram espalhadas para que todos tivessem a oportunidade de apreciar as pinceladas deste inovador artista.

A pintura sobre cerâmica intitulada “Pinhão” é uma homenagem sobre a história da semente da araucária que culminou no crescimento de Curitiba.

Esse foi o objetivo do artista em expor a obra de uma maneira bonita e, também, de reafirmar a importância da construção cultural de Curitiba e do Paraná.

A intenção de se colocar este “museu” ao ar livre é para democratizar a arte para que todos possam ter a oportunidade de ver obras de Lazzarotto.

As pinturas deste artista também podem ser vista em diversos pontos da cidade, como em outros estados e até mesmo fora do país, como Portugal e França.

Poty Lazzarotto foi um artista que chegou a ilustrar livros e trabalhar com pinturas a óleo. Outra técnica que também lhe rendeu bons trabalhos é com as gravuras. Mas foi com os painéis de azulejo que Poty encontrou sua melhor forma de expressão.

Com pinceladas fortes as imagens do artista conquistaram a atenção e a admiração do público que se depara com sua arte em diversos lugares da capital paranaense.

Outros pontos de Curitiba que possuem as pinturas de Lazzarotto são: Teatro Guaíra, Palácio Iguaçu, Praça 19 de dezembro, Mirante da Torre Panorâmica, Praça 29 de março e Portal do CIETEP – Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Estado do Paraná.

onde fica
Fica na travessa Nestor de Castro, no centro de Curitiba – perto do Setor Histórico (atrás da Catedral da cidade).
por que ir
Para conferir a arte ao ar livre...
quando ir
Todos os dias a qualquer hora!!

comentários feed

+ comentar
raphaelreys
 

Minha cara Carla Gohr! Beleza que incentivas essa arte. Aqui na minha cidade a Secretaria de Cultura do Município contratou artistas do grafite para fazer paineis nos viadutos e muros de gransd extensão! É um show de beleza. Artista dessa arte estão indo para a Europa. São as mensagens saida do coração do artista em sua expressão popular. Parabéns.

raphaelreys · Montes Claros, MG 23/4/2008 08:34
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Puxa, que pena hein? Tb considero o grafite como arte... Aqui no Brasil, alguns conceitos tem que mudar, urgentemente... Obrigada pelo comentário.

Karla Gohr · Curitiba, PR 23/4/2008 12:12
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

muito lindo os panéis!

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 28/4/2008 10:49
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Oh Guilherme, valeu! São bem lindos... Beijo.

Karla Gohr · Curitiba, PR 28/4/2008 12:44
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

zoom
zoom

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Instituto Overmundo pesquisa a cadeia produtiva da música no Rio de Janeiro

Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados