Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

A capital mundial da seresta

1
Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ
13/3/2006 · 70 · 0
 

Você é daqueles modernosos, que pensam que rockabilly e tropicália é coisa dos seus pais e avós? Que acham que MP3 existe desde que o mundo é mundo? Ou que não conseguem imaginar o que diabos é Kraftwerk? Então, essa dica não é para você...
Em Conservatória, cidadezinha que é distrito de Valença, as casas têm todas nomes de músicas, e a atmosfera do lugar exala seresta. Orlando Silva, Sílvio Caldas, Pixinguinha, Vicente Celestino, todos esses são nomes que fazem parte do repertório dos fins de semana à noite, quando os moradores se reúnem pela Rua da Seresta a partir das 23h e partem em andança pelo centro da cidade.

onde fica
Há ônibus direto para Conservatória saindo do Rio, nas sextas-feiras às 20h15. Em outros horários, há a opção pela linha Rio-Valença, de onde se pode pegar um ônibus urbano para o distrito.
por que ir
A influência da seresta é tão forte em Conservatória, que por lá há diversos museus dedicados ao principais nomes do gênero, como Nelson Gonçalves, Guilherme de Brito, Vicente Celestino e Sílvio Caldas. Além disso, todo último domingo do mês, na Igreja Matriz de Santo Antônio, a missa é cantada em ritmo de seresta com o padre ao lado de um violeiro... [editado por Viktor Chagas em 10/3/2006 16:01]
quando ir
Nos fins de semana.
quem vai
Velhos, na maioria. Mas tudo gente animada... :)
website
http://www.seresteiros.com.br

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Instituto Overmundo pesquisa a cadeia produtiva da música no Rio de Janeiro

Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados