A casa de Nossa Senhora dos capixabas

Claudia Rangel
A penha como suporte da fé na Virgem da Penha
1
Ilhandarilha · Vitória, ES
5/1/2009 · 103 · 7
 

“Iaia você vai à Penha? me leva, ô, me leva."

Ao som dos tambores e das casacas os congueiros celebram a fé na padroeira do Espírito Santo, Nossa Senhora da Penha. Os demais devotos expressam sua fé em novenas, procissões e romarias. Os artistas, por meio de suas obras. Durante todo o ano o santuário da Virgem da Penha, localizado no alto do morro da prainha de Vila Velha, recebe fiéis em busca de milagres ou fé. Ou turistas em busca do belo visual que o local propicia. O convento da Penha impera soberano a 500m do mar, na entrada da baía de Vitória, abençoando a todos.

A sua história começou em 1558, com a chegada do frei Pedro Palácios ao estado. Com ele veio uma imagem de Nossa Senhora das Alegrias, que o frei instalou numa gruta aos pés do morro que hoje abriga o convento. Conta a lenda que a imagem volta e meia desaparecia dali e, depois de muita procura, era encontrada no alto do morro. Frei Pedro, então, construiu no campinho no alto do morro uma capela para São Francisco, padroeiro de sua ordem. E, em 1568, começou a construção de uma capela no alto do penhasco, e dedicou-a a Nossa Senhora da Penha, colocando lá a imagem que mandou buscar em Portugal, que vemos até hoje.

Em 1590, a capela é entregue oficialmente à administração dos franciscanos, que providenciam a vinda de outros freis para fundarem ali um convento. Essa fundação se concretizou graças a então governadora Luiza Grimaldi, que fez a escritura de doação do Morro da Penha à ordem franciscana em 1591. Nessa época o convento já era local de peregrinação de romeiros de todos os cantos, que vinham agradecer à santa as graças alcançadas e pedir ajuda nas dificuldades.

A construção do convento, porém, só começou em 1652, com o lançamento da pedra fundamental da obra. E, logo no ano seguinte, antes mesmo da conclusão das obras, o convento sofreu o ataque dos holandeses, o que atrasa um pouco a sua construção, que só terminou em 1660. A capela e o convento, porém, foram sendo ampliados e remodelados ao longo dos anos até que o convento se tornou o complexo que vemos hoje, que inclui a capela, a clausura, a casa dos romeiros e toda a área panorâmica na parte superior, sobre o penhasco. E ainda, no campinho, a capela de São Francisco, o cemitério de São Francisco, anexo à capela, altar para missa campal nos dias de festa, lanchonete e lojinha.

Desde sua fundação o convento recebe visitantes ilustres ou não de todos os cantos do mundo. O historiador Saint Hilaire (1818), o regente Feijó (1842) e D. Pedro II (1860) são algumas das figuras históricas que por lá passaram. A importância da capela e do convento pode ser medida pela contratação, em 1874, de Victor Meirelles para executar as pinturas dos retábulos do altar, e do escultor José Fernandes Pereira para as esculturas dos capitéis, arcadas, cornijas, do zimbório e do assoalho em machetaria. As paredes são revestidas de cedro negro entalhado e com pinturas em ouro, num esmero que torna a capela uma beleza de se ver. As esculturas do italiano Carlo Crepaz, do início do século 20, completam o altar. O convento passou por várias reformas ao longo dos anos, dando a ele uma característica bastante eclética. O tombamento pelo IPHAN, em 1943, põe fim ao processo de descaracterização. Desde então apenas as obras de restauração e manutenção são feitas. A maior delas em 2000, quando algumas característisticas originais foram redescobertas. A casa dos romeiros, transformada posteriormente em casa dos milagres, é hoje um museu sacro de grande importância.

Em busca de um milagre, ou em busca da beleza, vá ao Convento

onde fica
Vila Velha
por que ir
Pela devoção
Pela beleza da construção
Pela paisagem panorâmica
quando ir
Missas: de segunda a sexta-feira - 6h, 7h, 8h, 9h30 e 15h
Sábados: 6h, 7h30, 9h, 11h e 15h30
Domingos: 5h, 7h, 9h, 11h, 14h e 16h
Missa dos Enfermos (Campinho): 2ª quarta-feira do mês - às 15h
1ª quinta-feira de cada mês - Benção do Santíssimo às 15h
Confissões: diariamente: das 8h às 11h e das 14h às 16h30
Museu: Finais de semana - das 8h às 16h4
Sala dos Milagres - diariamente: das 8h
quem vai
Turistas, devotos
quanto custa
entrada livre no convento e caminhos
entrada do museu: R$1,00
website
http://www.franciscanos.org.br/penha/

comentários feed

+ comentar
Felipe Obrer
 


Adorei as fotografias.

O Victor Meirelles, segundo pesquisei agora na Wikipedia, viveu só até os 15 anos na terra natal, Desterro, de onde se mudou para o Rio de Janeiro, onde se formou. Por aqui, ainda assim, é cultuado, dando nome a um museu, por exemplo, na atual Florianópolis.

Não sabia que ele tinha feito pinturas aí no Espírito Santo (e ainda tenho que procurar no dicionário o que são retábulos).

=)

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 4/1/2009 01:47
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Retábulo: construção de madeira que fica por trás e ou acima do altar, que tem paineis pintados ou em baixo relevo.

Ilhandarilha · Vitória, ES 4/1/2009 14:20
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
graça grauna
 

parabens pela matéria. Dá vontade de chegar e conhecer tanta beleza. Bjos

graça grauna · Recife, PE 4/1/2009 19:38
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Venha sim, Graça. Você vai se encantar com o convento e a vista.

Felipe, o museu Victor Meirelles pode ser uma boa dica no guia. Afinal, todos nós já vimos ao menos um quadro do cara nos livros de história. Aqui em Vitória tem mais um grande painel na Assembléia Legislativa e outro no palácio do governo. No Rio, MBA, é que tem os famosos dos livros de história.

Ilhandarilha · Vitória, ES 4/1/2009 22:19
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
rosa melo
 

Que maravilha!
Fé na vida, fé no homem!
Beijo!

rosa melo · Pio IX, PI 5/1/2009 10:29
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ana_e_Lauro_Alagoas
 

Ótimo guia. Belas imagens!
Muito rico o ES!
Parabéns!
Ana e Lauro.

Ana_e_Lauro_Alagoas · Maceió, AL 5/1/2009 15:59
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Ana, Lauro e Rosa, que bom ver vcs aqui dando força pras belezas do meu estado.
abraços e bom 2009!

Ilhandarilha · Vitória, ES 6/1/2009 09:42
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

o convento visto do campinho zoom
o convento visto do campinho
Os sacrifícios da fé - devota cumpre promessa zoom
Os sacrifícios da fé - devota cumpre promessa
Sala dos Milagres zoom
Sala dos Milagres
Museu zoom
Museu
Altar mór e cúpula zoom
Altar mór e cúpula
A vista divina zoom
A vista divina

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados