Quase tudo que rola de legal em São Paulo acontece na Rua Augusta,mais precisamente na parte que liga a Avenida Paulista ao centro da cidade. É exatamente nesse trecho, ao lado de badalados clubes noturnos, brechós e galerias, que recentemente foi inaugurada a Endossa - a loja colaborativa.
A iniciativa é uma tentativa inteligente de contornar a ditadura do varejo das grandes lojas, onde cada vez menos marcas ocupam mais espaços nas prateleiras, invibializando o acesso de novos produtos a um canal de vendas eficiente.
Embalados pela explosão de economia da criatividade, em que novos negócios surgem para transformar idéias em produtos e, na tendência do mercado, que indica o caminho de vender cada vez menos, mais tipos de produtos como a lógica do futuro, a loja é uma solução para o que seus criadores chamam de “mini-micro-empreendedoresâ€, ou seja, artesãos, estilistas, iniciantes, designers alternativos, músicos independentes, cientistas de garagem em geral. Pessoas que dedicam seu tempo para tornar uma idéia real, e precisam de auxÃlio para levá-la ao publico.
O esquema é baseado em três pontos: espaço de prateleira, onde são expostos os produtos, um software que possibilita o acompanhamento de vendas e estoque, e a comunidade que gera suporte aos micro-mini-empreendedores. Cada marca pode criar um profile no site e como isso estabelecer um canal de comunicação com a comunidade da loja. No futuro, a idéia é incluir ferramentas que façam o site ser colaborativo.
Para criar um filtro de qualidade, a loja desenvolveu a compra como endosso. A cada quatro semanas (tempo do contrato padrão) a contabilidade das marcas é analisada e, se por três meses as receitas não forem superiores ao valor do aluguel do espaço, a marca não pode renovar o contrato.
Considerada pelos seus criadores como um projeto de web 2.0 off line, a Endossa quer traduzir para o mundo real e para produtos fÃsicos, o espÃrito colaborativo do usuário gerador do conteúdo, da comunidade e da interação.
Que interessante! Só achei curioso o filtro de qualidade ser via... quantidade. Pelo que entendi, se não vender, não continua, certo? Faz todo o sentido como lógica de mercado, e por isso mesmo deve ser inevitável. Mas como lógica colaborativa, sabemos que nem sempre o que não vende é ruim...
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 1/4/2008 13:07Sim, o filtro é pela venda. E a opção, pelo que eu entendi da explicação dos proprietários, se dá pelo objetivo de criar um canal de mercado para os usuários, pois mercado sem venda, não interessa nem pra loja, nem pra quem coloca seus produtos ali.
Ale Youssef · São Paulo, SP 1/4/2008 17:00Claro, claro, como disse, faz todo sentido como lógica de mercado.
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 1/4/2008 18:11E eu que achava que nunca ia ter jeito na vida... Taà uma boa idéia.
Felipe Obrer · Florianópolis, SC 4/4/2008 01:03
Muito bem!!.
A endossa além de conceito incrÃvel..está se tornando literalmente a solução para muita gente!
Sou expositora.
http://endossa.com/marcas/?id=105
http://endossa.com/marcas/index.asp?id=104
ótimo texto.
Volte Alexandre!!!
=*~
Achei interessante o filtro ser pela venda.deste modo,o que não agradar ao público será substituido por outra pessoa que terá oportunidade de fazê-lo.além disso,sempre terá novidades na loja.
Também sou expositora e estou muito contente com os resultados!
http://www.endossa.com/marcas/?id=117
Vocês poderiam tirar fotografias da loja e publicar no Banco de Cultura, "linkando" aqui. Fiquei curioso pra ver o colorido.
Abraços,
Felipe
Sim!!!
Ainda faltam fotos da loja devidamente ocupada pelas marcas.
Postarei amanhã.
Ahh...mas ressalto que o melhor jeito de se contaminar pelas cores..é conhecendo os produtos no 1360 da Augusta.
A variedade de idéias é absurdante!~
=)
Imagino que a loja é muito bonita, em confusão criativa e estimuladora.
A importância dessa iniciativa vai além do mercado. Pelo que li nos comentários, além do estÃmulo financeiro, a satisfação pessoal pela possibilidade de expôr a criação é um dos motivos do sucesso deste empreendimento.
Obrigada por mostrar.
beijos
Acabei de encontrar umas fotografias da loja neste link
Felipe Obrer · Florianópolis, SC 4/4/2008 22:02
Adorei a idéia da loja! Vou agendar para a minha próxima ida a São Paulo.
no meu orkut tem fotos da loja:
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=3881742614616971984
Muito interessante,
Vou incluir em minha próxima ida a Sampa.
Abs
Beto
a loja é muito boa meeeeeeesmo! uma menina que trabalha comigo comentou sobre a loja e eu passei lá.
recebendo, já sei onde vou comprar várias coisinhas descoladas! ;)
Olá, tudo bem? Seu site é super bacana.
Queria informar a você e seus internautas que estamos abrindo uma Loja Colaborativa na zona sul do Rio de Janeiro.
Estamos em fase de pré-cadastro de expositores!
Na página no FB podem ser encontradas maiores informações e contato: https://www.facebook.com/LojaColaborativaRJ ou pelo email RJ@GoingTo.com.br. Temos 30 pré-cadastrados e pretendemos pré-cadastrar 100 pra selecionar 60 que entrarão nos 3 primeiros meses da loja.
Se quiser mais informações, passamos a você.
Obrigado e mais uma vez parabéns pelos seus textos e matérias sempre interessantes.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!