A LOJA COLABORATIVA

1
Ale Youssef · São Paulo, SP
4/4/2008 · 146 · 15
 

Quase tudo que rola de legal em São Paulo acontece na Rua Augusta,mais precisamente na parte que liga a Avenida Paulista ao centro da cidade. É exatamente nesse trecho, ao lado de badalados clubes noturnos, brechós e galerias, que recentemente foi inaugurada a Endossa - a loja colaborativa.

A iniciativa é uma tentativa inteligente de contornar a ditadura do varejo das grandes lojas, onde cada vez menos marcas ocupam mais espaços nas prateleiras, invibializando o acesso de novos produtos a um canal de vendas eficiente.

Embalados pela explosão de economia da criatividade, em que novos negócios surgem para transformar idéias em produtos e, na tendência do mercado, que indica o caminho de vender cada vez menos, mais tipos de produtos como a lógica do futuro, a loja é uma solução para o que seus criadores chamam de “mini-micro-empreendedoresâ€, ou seja, artesãos, estilistas, iniciantes, designers alternativos, músicos independentes, cientistas de garagem em geral. Pessoas que dedicam seu tempo para tornar uma idéia real, e precisam de auxílio para levá-la ao publico.

O esquema é baseado em três pontos: espaço de prateleira, onde são expostos os produtos, um software que possibilita o acompanhamento de vendas e estoque, e a comunidade que gera suporte aos micro-mini-empreendedores. Cada marca pode criar um profile no site e como isso estabelecer um canal de comunicação com a comunidade da loja. No futuro, a idéia é incluir ferramentas que façam o site ser colaborativo.

Para criar um filtro de qualidade, a loja desenvolveu a compra como endosso. A cada quatro semanas (tempo do contrato padrão) a contabilidade das marcas é analisada e, se por três meses as receitas não forem superiores ao valor do aluguel do espaço, a marca não pode renovar o contrato.

Considerada pelos seus criadores como um projeto de web 2.0 off line, a Endossa quer traduzir para o mundo real e para produtos físicos, o espírito colaborativo do usuário gerador do conteúdo, da comunidade e da interação.

onde fica
Rua Augusta, 1360. Entre Av. Paulista e Centro. São Paulo.
quando ir
Todos os dias das 12 às 20h.
quem vai
Curiosos e interessados nos trabalhos de artesãos, estilistas iniciantes, designers alternativos, músicos independentes, cientistas de garagem em geral.
quanto custa
Preços variados
website
www.endossa.com
contato
www.endossa.com

comentários feed

+ comentar
Helena Aragão
 

Que interessante! Só achei curioso o filtro de qualidade ser via... quantidade. Pelo que entendi, se não vender, não continua, certo? Faz todo o sentido como lógica de mercado, e por isso mesmo deve ser inevitável. Mas como lógica colaborativa, sabemos que nem sempre o que não vende é ruim...

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 1/4/2008 13:07
sua opinião: subir
Ale Youssef
 

Sim, o filtro é pela venda. E a opção, pelo que eu entendi da explicação dos proprietários, se dá pelo objetivo de criar um canal de mercado para os usuários, pois mercado sem venda, não interessa nem pra loja, nem pra quem coloca seus produtos ali.

Ale Youssef · São Paulo, SP 1/4/2008 17:00
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Claro, claro, como disse, faz todo sentido como lógica de mercado.

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 1/4/2008 18:11
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

E eu que achava que nunca ia ter jeito na vida... Taí uma boa idéia.

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 4/4/2008 01:03
sua opinião: subir
Raisa Terra
 

Muito bem!!.
A endossa além de conceito incrível..está se tornando literalmente a solução para muita gente!
Sou expositora.
http://endossa.com/marcas/?id=105
http://endossa.com/marcas/index.asp?id=104

ótimo texto.
Volte Alexandre!!!

=*~

Raisa Terra · São Paulo, SP 4/4/2008 11:16
sua opinião: subir
Bárbara Magalhães
 

Achei interessante o filtro ser pela venda.deste modo,o que não agradar ao público será substituido por outra pessoa que terá oportunidade de fazê-lo.além disso,sempre terá novidades na loja.
Também sou expositora e estou muito contente com os resultados!

http://www.endossa.com/marcas/?id=117

Bárbara Magalhães · São Paulo, SP 4/4/2008 12:45
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Vocês poderiam tirar fotografias da loja e publicar no Banco de Cultura, "linkando" aqui. Fiquei curioso pra ver o colorido.

Abraços,
Felipe

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 4/4/2008 12:54
sua opinião: subir
Raisa Terra
 

Sim!!!
Ainda faltam fotos da loja devidamente ocupada pelas marcas.
Postarei amanhã.

Ahh...mas ressalto que o melhor jeito de se contaminar pelas cores..é conhecendo os produtos no 1360 da Augusta.

A variedade de idéias é absurdante!~

=)

Raisa Terra · São Paulo, SP 4/4/2008 13:31
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Saramar
 

Imagino que a loja é muito bonita, em confusão criativa e estimuladora.
A importância dessa iniciativa vai além do mercado. Pelo que li nos comentários, além do estímulo financeiro, a satisfação pessoal pela possibilidade de expôr a criação é um dos motivos do sucesso deste empreendimento.
Obrigada por mostrar.

beijos

Saramar · Goiânia, GO 4/4/2008 21:44
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Acabei de encontrar umas fotografias da loja neste link

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 4/4/2008 22:02
sua opinião: subir
apple
 

Adorei a idéia da loja! Vou agendar para a minha próxima ida a São Paulo.

apple · Juiz de Fora, MG 5/4/2008 12:05
sua opinião: subir
Bárbara Magalhães
 

no meu orkut tem fotos da loja:
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=3881742614616971984

Bárbara Magalhães · São Paulo, SP 5/4/2008 22:06
sua opinião: subir
Roberto Girard
 

Muito interessante,
Vou incluir em minha próxima ida a Sampa.
Abs
Beto

Roberto Girard · Rio de Janeiro, RJ 6/4/2008 12:04
sua opinião: subir
Gustavo Pelogia
 

a loja é muito boa meeeeeeesmo! uma menina que trabalha comigo comentou sobre a loja e eu passei lá.

recebendo, já sei onde vou comprar várias coisinhas descoladas! ;)

Gustavo Pelogia · São Paulo, SP 7/6/2008 19:17
sua opinião: subir
Loja Colaborativa RJ
 

Olá, tudo bem? Seu site é super bacana.

Queria informar a você e seus internautas que estamos abrindo uma Loja Colaborativa na zona sul do Rio de Janeiro.

Estamos em fase de pré-cadastro de expositores!

Na página no FB podem ser encontradas maiores informações e contato: https://www.facebook.com/LojaColaborativaRJ ou pelo email RJ@GoingTo.com.br. Temos 30 pré-cadastrados e pretendemos pré-cadastrar 100 pra selecionar 60 que entrarão nos 3 primeiros meses da loja.

Se quiser mais informações, passamos a você.
Obrigado e mais uma vez parabéns pelos seus textos e matérias sempre interessantes.

Loja Colaborativa RJ · Rio de Janeiro, RJ 12/3/2013 15:44
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados