À noite, o mundo se divide em dois

,
1
Maikon Rangel · São Paulo, SP
4/7/2017 · 0 · 0
 

Com apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo – via Proac, o Ateliê397 inaugura no dia 08/07 a exposição “À noite, o mundo se divide em dois”.

A mostra une os artistas Jaime Lauriano e Raphael Escobar para pensarem sobre a limpeza social no Brasil. Os trabalhos pontuam momentos em que a história apaga contextos de resistência negra e periférica para se implantar um projeto de cidade higienista. A exposição transita entre momentos históricos e questões atuais, como a Cracolândia, mostrando como este processo de limpeza social vem sendo atualizado constantemente.


SERVIÇO:

À noite, o mundo se divide em dois
Jaime Lauriano e Raphael Escobar

Abertura: 08/07 a partir das 14h.
Visitação: De 08/07 a 07/08. Segunda a sexta das 14h às 19h.
Simpósio:
Raphael Escobar e Guilherme Boulos, com mediação de Sergio Pinzón
Gentrificação, especulação imobiliária e instituições de arte
Sábado, 29 de julho, 14h30
Programação gratuita.













Jaime Lauriano nasceu em São Paulo, em 1985. Entre suas exposições mais recentes, destacam-se as individuais: “Nessa terra, em se plantando, tudo dá” (Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, 2015); “Autorretrato em Branco sobre Preto” (Galeria leme, 2015); “Impedimento” (Centro Cultural São Paulo, 2014); e “Em Exposição”(Sesc, 2013); e as coletivas: “Territórios: artistas afrodescendentes no acervo da pinacoteca” (Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2015), “10TH Bamako Encouters” (Museu Nacional, Bamako, Mali, 2015); “Empresa Colonial” (Caixa Cultural, 2015); “Tatu: futebol, adversidade e cultura da caatinga” (Museu de Arte do Rio-MAR, 2014); “Taipa-Tapume” (Galeria Leme, 2014); “Espaços Independentes: A Alma É O Segredo Do Negócio” (Funarte, 2013). Possui trabalhos nas coleções públicas da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do MAR - Museu de Arte do Rio.


Raphael Escobar (São Paulo – SP, 1987) vive e trabalha em São Paulo. Graduou-se em artes visuais pelo Centro Universitá;rio Belas Artes de Sã;o Paulo e pó;s-graduando em Estudos Brasileiros: Sociedade, Educaç;ã;o e Cultura pela Fundaç;ã;o Escola de Sociologia e Polí;tica. Desde 2009 atua com educaç;ã;o nã;o formal em contextos de vulnerabilidade social ou de disputas polí;ticas, como Fundaç;ã;o CASA, Cracolâ;ndia e albergues. A atuaç;ã;o nestes contextos servem como pesquisa e muitas vezes ativaç;ã;o do trabalho que desenvolve. Participou de exposiç;õ;es como “Metrópole: Experiência Paulistana”, Estação Pinacoteca, São Paulo, Brasil, “totemonumento”, Galeria Leme (Sã;o Paulo, 2016); X Bienal de Arquitetura de Sã;o Paulo, Centro Cultural Sã;o Paulo (2013); “A Alma é; o Segredo do Negó;cio”, Funarte(Sã;o Paulo, 2013); “Múltiplos 397”, Ateliê;397 (Sã;o Paulo, 2012). Principais residê;ncias artí;sticas Red Bull Station (São Paulo, 2016), Cambridge (São Paulo, 2016)

onde fica
Ateliê397
por que ir
A exposição faz parte do projeto “Identidade Nacional, Cultura e Dominação”, que integra a programação do ano de 2017 do Ateliê397, realizando de 4 mesas de debates, 3 exposições e uma publicação online que sistematizará e disponibilizará o conteúdo produzido pelo projeto (textos, imagens, vídeos). O tema central da discussão visa compreender as mudança de estatuto da cultura nos discursos
quando ir
À noite, o mundo se divide em dois
Jaime Lauriano e Raphael Escobar

Abertura: 08/07 a partir das 14h.
Visitação: De 08/07 a 07/08. Segunda a sexta das 14h às 19h.
quem vai
Classificação etária 16 anos
quanto custa
Grátis
website
https://atelie397.com/noite-o-mundo-se-divide-em-dois/

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados