A Terra das Cachoeiras

Tetê Oliveira
Cachoeira de Iracema
1
Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ
1/11/2007 · 102 · 7
 

Orquídeas, Iracema, Neblina, Santuário, Pedra Furada e Salto do Ipy. Essas são só algumas das dezenas de quedas d`água que atraem cada vez mais turistas a Presidente Figueiredo. Conhecida como a Terra das Cachoeiras, essa cidade amazonense fica a 107 quilômetros de Manaus e tem a maior parte de seus atrativos turísticos localizados em propriedades particulares – muitas abertas à visitação pública como balneários.

Localizadas no Parque Municipal Urubuí, no centro da cidade, as Corredeiras do Urubuí têm entrada franca e, por isso mesmo, é um dos lugares mais procurados pelos turistas. Nos finais de semana, recebe milhares de banhistas, em sua maioria, moradores da própria cidade e de Manaus. Fora o Urubuí, existem outros dois parques municipais: Cachoeira das Orquídeas e o Galo da Serra (nome do pássaro mais famoso e símbolo do município).

Há propriedades que permitem apenas acesso para os banhistas, mediante o pagamento de ingresso; outras oferecem maior infra-estrutura, como pacotes turísticos, prática de esportes de aventura, como arvorismo e rafting, observação de pássaros, trilhas ecológicas com acompanhamento de guias, restaurantes, hospedagem em chalés ou apartamentos e até camping tradicional ou de rede. Uma dessas propriedades é a Fazenda Marupiara.

Entre as cachoeiras mais visitadas estão Iracema e Araras, que ficam na mesma propriedade, no km 115 da BR 174. A área abriga também as grutas da Toca da Onça e Palácio do Galo da Serra, e atrai muitos interessados em estudos arqueológicos e espeleológicos, além de estudiosos de pássaros típicos da região amazônica. O lugar dispõe de um hotel com 92 apartamentos e estacionamento para 50 veículos.

Há muitas cachoeiras fechadas ao público pelos proprietários das terras onde elas ficam. A Fazenda Santa Cláudia, por exemplo, abriga a fonte de água mineral usada para o abastecimento da população de Presidente Figueiredo.

Para a maior preservação ambiental, há quem tenha optado pela criação de RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural). As propriedades Cachoeira da Onça - que tem 67 de seus 130 hectares sob proteção ambiental -, Santuário, Asframa, Lajes e Arco são alguns exemplos.

Com uma área de 24.781km2, Presidente Figueiredo tem muitas quedas d`água longe da área urbana, perto de pequenas comunidades e cercadas por florestas – e ainda não catalogadas. O acesso a muitas cachoeiras ainda é difícil. A da Neblina, por exemplo, fica distante da cidade. Os turistas precisam percorrer uma longa trilha, a pé, para chegar até lá.

onde fica
Presidente Figueiredo fica a 107 km de Manaus, seguindo pela BR 174. O percurso leva duas horas de ônibus, a partir do terminal rodoviário manauara. Também existem carros de aluguel, que fazem o trajeto, como táxis coletivos ou lotadas - o que é comum na região.
por que ir
Pra mergulhar naquelas águas maravilhosas.
Pra conhecer, pelo menos, uma meia dúzia de cachoeiras (eu fechei um pacote diário com um mototaxista e saiu bem mais em conta do que por trecho/cachoeira e ainda consegui visitar umas quatro propriedades por dia).
Pra conhecer o galo da serra.
quando ir
De preferência no verão da Amazônia (fora da temporada de chuvas), mas a cidade bomba o ano inteiro. Inclusive em maio, acontece a Festa do Cupuaçu, maior evento de presidente Figueiredo. A cidade lota!
quem vai
Pesquisadores, turistas em geral, apaixonados por cachoeiras e pela natureza!
quanto custa
Não sei os preços atuais. Estive lá em novembro de 2006.
No Santuário e em Iracema (incluindo Araras e as grutas), paguei R$ 5 pela entrada. Há propriedades que cobram por pessoa, outras por veículos (na Suframa, automóvel pagava R$ 10).
A corrida de mototáxi varia de acordo com a distância. Pode-se contratar o serviço de ida-e-volta, combinando a hora de ele retornar para buscar o turista.
contato
Secretaria de Meio Ambiente (Semma) - (92) 3324-1158
Centro de Atendimento ao Turista - fica perto da rodoviária e da Semma.

comentários feed

+ comentar
Helena Aragão
 

Oh Tetê! Fico muito feliz em ver que aos pouquinhos você vai conseguindo colocar as dicas da sua espetacular viagem pelo Norte. Quero muito seguir sua trilha, então estas dicas vêm em boa hora. Beijo!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 29/10/2007 14:33
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

oi tetê!
por um momento achei que as cachoeiras ficassem em nova iguaçu, pois li o título rápido! rsrsrsrs. lindo o local!

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 29/10/2007 14:40
sua opinião: subir
Tetê Oliveira
 

Helena, Presidente Figueiredo é muito bonita e parada (quase) obrigatória numa viagem pela Amazônia. Fica pertinho de Manaus e é um dos poucos lugares turísticos acessíveis de automóvel ou ônibus. Pra maioria das cidades você tem de ir de barco ou avião.
Gostei muito de lá. E tive a sorte de conhecer um mototaxista nota 10, o Ivan, ex-garimpeiro que foi indicado por um rapaz na pousada na qual fiquei. O Ivan fez um precinho pra lá de camarada e ainda "agregou" as funções de guia turístico, fotógrafo, anjo da guarda (pra eu não cair nas trilhas e descidas/subidas pras cachoeiras) etc. Também me levou pra comer uma moqueca caseira, excelente, na casa de uma ex-futura sogra dele, que funciona também como um pequeno balneário e restaurante improvisado.
Adorei o povo do Norte. Só encontrei gente boa, hospitaleira, em tudo quanto é lugar que fui. Senti-me em casa!Guilherme, quem dera essas cachoeiras fossem por aqui... Se bem que tem cachoeira no Parque Municipal - mais ainda não conheço - e mais afastadas, aqui pela Baixada. Dizem que são muito boas também!
Abraços.

Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ 30/10/2007 16:54
sua opinião: subir
Tetê Oliveira
 

Afe, "mas ainda não conheço"...
rsrs
Viram o que as saudades do Norte fazem com a gente??? :-)

Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ 30/10/2007 16:56
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

Votado em favor da vida, do planeta e do desenvolvimento sustentável.

Abraço Guaicuru!

Marcos Paulo Carlito · , MS 2/11/2007 16:14
sua opinião: subir
Dulce Nara
 

Muito bonito esses lugares,otimas fotos

Dulce Nara · Conceição das Alagoas, MG 12/7/2008 10:42
sua opinião: subir
Ana_e_Lauro_Alagoas
 

Paraíso!!!
Cachoeiras... nascentes... nada melhor!
Perfeição!!!
Procuramos por isso!!!
Abraços,
Ana e Lauro.

Ana_e_Lauro_Alagoas · Maceió, AL 28/1/2009 01:35
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Cachoeira do Santuário zoom
Cachoeira do Santuário
Cachoeira das Orquídeas zoom
Cachoeira das Orquídeas
Corredeiras do Urubuí zoom
Corredeiras do Urubuí
Cachoeira da Asframa zoom
Cachoeira da Asframa
Gruta da Onça ou Palácio do Galo da Serra? Ih, não lembro... zoom
Gruta da Onça ou Palácio do Galo da Serra? Ih, não lembro...

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados