Aeroclube de Nova Iguaçu

Tetê Oliveira
A pista tem 1200mx30m e é quase do tamanho da do Aeroporto Santos Dumont.
1
Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ
11/9/2007 · 86 · 8
 

O Aeroclube de Nova Iguaçu está prestes a completar 65 anos. Fundado em outubro de 1942, ele já foi uma referência em escola de pilotagem no Estado do Rio de Janeiro. No entanto, em 2004, acabou interditado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ou pelo Departamento de Aviação Civil), por falta de manutenção do asfalto e insegurança para operação, inclusive o fácil acesso de pedestres, ciclistas e motociclistas à pista.

Instalado numa área de mais de 100 mil metros quadrados, com uma pista de 1200 metros de comprimento por 30 metros de largura – quase igual à do Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio –, o Aeroclube de Nova Iguaçu era o único da Baixada Fluminense. Foi lá que Lucy Lúpia, a primeira piloto de linha aérea no país, adquiriu a experiência para obter as licenças de piloto privado, comercial e de instrutora de pilotagem elementar nos anos 1960-70.

“Eu também me formei aqui. O curso era mais barato e excelente. É muito triste ver esse aeroclube abandonadoâ€, disse o empresário Alfredo Burkle, que encontrei, por acaso, durante uma visita ao aeroclube. Morador de Sulacap, na zona oeste do Rio, ele desconhecia a interdição do local e foi até lá porque pretendia revalidar sua carteira de piloto privado (amador).

Por ora, a revitalização do aeroclube está limitada a promessas. Em 2005, o governo municipal divulgou que estava cuidando da liberação da pista e que, numa parceria com a Infraero, a área seria transformada no primeiro aeroporto da Baixada Fluminense. Depois foi a vez de o governo federal anunciar a construção da Universidade da Baixada (um campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), com previsão de inauguração este ano - pelo que vi no local, as obras ainda estão no início. De efetivo mesmo, de tempos em tempos, o aeroclube serve de palco para grandes shows musicais e outros eventos. Mais recentemente, ele protagonizou uma cena no noticiário que retrata bem o seu abandono: a invasão do terreno por cerca de 300 sem-teto (veja vídeo do RJ-TV), que ali ficaram por algumas semanas até serem retirados pelas autoridades.

No aeroclube, hoje ainda funciona uma empresa de ultraleves, a Starflight, que não tem autorização de vôos de teste com seus aparelhos naquela pista. No entanto, por lá, um pequeno número de aeronaves muito especiais pousam e decolam livremente, nos finais de semana e feriados: modelos que pertencem aos integrantes da Associação de Aeromodelismo de Nova Iguaçu (Aero Iguaçu). E dão vida ao aeroclube que parece estar longe de alçar vôos maiores.

(Foi depois de uma visita à galera da Aero Iguaçu, que decidi escrever sobre o aeroclube. Quando criança, eu ficava fascinada ao olhar para os planadores rebocados por outras aeronaves, com cabos de metal, e para as acrobacias aéreas dos pequenos aviões. Pois bem, há um mês venho solicitando informações à assessoria de comunicação da prefeitura sobre a situação atual do aeroclube - a interdição, as obras em andamento, o anunciado aeroporto, a ocupação pelos sem-teto etc. Não obtive qualquer resposta. O aeroclube parece mesmo esquecido.)

onde fica
Aeroclube de Nova Iguaçu
Av. Governador Roberto Silveira, 1585 - Posse (perto da Rodovia Presidente Dutra. Ao lado do Corpo de Bombeiros e do Nova Iguaçu Futebol Clube).
por que ir
Pra conhecer um lugar histórico da cidade - e que está abandonado.
Pra ver mais um desperdício de um patrimônio público.
Pra conhecer a galera da Aero Iguaçu.
quando ir
Durante o dia. À noite, soube que acontecem "pegas" (automóveis) e assaltos na área.
quem vai
Nas manhãs e tardes dos finais de semana e feriados, a turma da Aero Iguaçu assume a pista com suas aeronaves.
Moradores de uma comunidade ao lado do aeroclube cortam caminho para suas casas pela pista também.
Durante o dia, não raro, vê-se jovens soltando pipa, jogando bola, andando de bicicleta por ali.
Assíduos também são animais - cavalos e bois - que pertencem a moradores das imediações.
quanto custa
Pra ir, nada.
Pelo abandono de um patrimônio meu, seu e de todos nós, a conta é alta e o prejuízo enorme.
contato
.

comentários feed

+ comentar
Smacedo
 

Gostei da sua matéria sobre o aeroclube. Fiz meu curso de mecânica de aeronaves e estágio lá. Hoje só da para voar de aeromodelo, o qual faço todos os domingos, ( li a matéria sobre a AANI, ficou legal).
Agora já que você começou a escrever sobre o aeroclube, por que você não levanta um histórico do aeroclube. Tenho certeza que vão aparecer muitas histórias. O aeroclube já foi base da FAB, sabia? Sabia que certa vez pousou um Hércules, na pista de barro ainda? Teve que sair desmontado.
Eu fiz meu curso e estágio na época do asfaltamento da pista. O, na época presidente, Carlinhos, era o que mais agitava a criação de um aeroporto no local. Infelizmente depois de sua morte, ninguem mais assumiu nada. Chegou-se a se ouvir um comentário sobre um favorecimento para a liberação do posto em frente ao aeroclube, que segundo dizem, foi uma das causas do fechamento do aeroclube. Mentiras? Verdades? Você tem matéria para mais umas 1000 páginas com certeza.
Abrs

Smacedo · Nova Iguaçu, RJ 12/10/2007 17:18
sua opinião: subir
ferreirinha
 

ferreirinha · Nova Iguaçu, RJ 28/12/2008 16:08
sua opinião: subir
ferreirinha
 

Olá tetê.....Aí galera do aeromodelismo..... o clube mudou para Queimados no Sitio Amizade, com uma estrutura espetacular.....com direito a piscina, churrasqueiras, campo de futebol e para as mamaes legar as crianças tem piscina pequena....indo pela Dutra em direção a São Paulo, sair depois da entrada de Queimados para o Sítio Amizade, sitio São Jorge, loja Maçonica, uma estrada de terra que dá acesso ao síto, lá estamos com uma pista de 400 metros....... todos os finais de semanas e feriados, para os fominhas tem todos os dias....ok......aulas com o ferreira somente sábados e domingos e feriados marcar aulas pelo tel. 8180-1429 ou pelo e-mail....ferreirinhaflay@yahoo.com.br

Abr@
ferreira

ferreirinha · Nova Iguaçu, RJ 28/12/2008 16:19
sua opinião: subir
Helio R. Silva
 

Cara Tetê,

comecei a voar no ACNI em 1965 com os instrutores Araujo (ex-comandante de Constelation da antiga Panair), com o Mesquita (falecido em acidente com um PT19) e outro de quem não me recordo o nome. Fui obrigado a desistir da aviação por problema de visão mas garanto que foram os melhores meses de minha vida.
Em anexo foto de minha turma da qual só mantenho contato esporádico com o Rubens Abrunhosa (comandante de MD11 aposentado).
Abração e céu de brigadeiro para todos,
Hélio
http://lh5.ggpht.com/_VcIgCK5RSyo/SnS7P2EBIxI/AAAAAAAAAAU/nsme2ANkOfA/s400/Nova_Igua%C3%A7u_1965.jpg

Helio R. Silva · Cabo Frio, RJ 2/8/2009 02:03
sua opinião: subir
milach
 

Ai que saudades me dá !!!
Domingos de 1969/70, viajava do Flamengo para Nova Iguaçú,
madrugava neste aeroclube com o meu instrutor de voo Hilton Fegueiredo, para conseguirmos uma hora em um Paulistinha e completar mais uma horinha para tirar meu brevê, hera uma espectativa que fazia vibrar o coração daquele futuro piloto.
E quando decolávamos, que emosão!!! Só quem passou por estes minutos iniciais não esquece jamais. Cristo Corcovado... Corentes acendentes e decendentes... que loucura!!!
E a primeira perda? o Paulistinha vibrava tanto quanto o coração daquele aprendiz de piloto.
E o primeiro parafuso? Quem esquece? Velhos tempos, novas recordações!
Quando começavamos a taxiar, na pista de grama cheia de curacos. Lembro que tinha uma enorme valeta no lado direito da pista, e o meu instrutor travou o pedal direito, e fomos em direção ao valetão. Que susto! Ai que saudades me dá!!!
Saudades da turma da EAPAC lá do Santos Dumont. Onde estarão?
Hoje choro a saudades, e a tristeza de saber que nosso aeroclube foi entregue as traças.. Quanta gente boa tirou o seu brevê neste lugar?
Vamos fazer uma corrente, abaixo assinado, passeata, bater panela ou sei o que lá, mas como tá não pode ficar.
Vamos GRITAR.

milach · Aquiraz, CE 11/1/2010 23:30
sua opinião: subir
jander-am
 

Fico triste em saber q o aeroclube de nova iguaçu continua interditado. Moro em Manaus, em 1992 desembraquei la com o sonho de me tornar piloto.Voei o paulistinha, PT HST, q tenho certeza q muitos q estao lendo esse comentario voaram tambem. Frequentei o aeroclube ate 1999, saudades dos voos as seis da manha, atmosfera calma, ideal p quem estava iniciando. Morei do alojamento qdo o Carlinhos era o presidente, lembro q nos anos noventa foi o quarto aeroclube mais voado do brasil, meus amigos instrutores, pergentino, samico, montes, gils , nao mais os vi, fik aqui minha torcida p q nosso aeoclube volte a formar pilotos, hj estou numa linha aerea , mas foi ali do lado da serra de madureira q fiz meus primeiros voos, saudades

jander-am · Manaus, AM 30/3/2010 19:01
sua opinião: subir
sandra vi
 

eu só vôo a passeio...
mas gostei muito da matéria
tomara que se faça bom uso pq abandono é o primeiro passo para encrenca

sandra vi · Petrópolis, RJ 27/6/2010 10:56
sua opinião: subir
Medeiros2011
 

Na década de 50 meu tio Dr.Newton Varella (Varelinha) ganhou um Paulistinha do então governador de S.Paulo Dr. Adhemar de Barros, para fazer sua campanha à presidência da República cuja matrícula era PP-RUT. Eu soube que este avião em 2003 estava sendo usado para treinamento de pilotos em Nova Iguaçú. Eu gostaria muito de saber se alguem poderia me dar alguma informação a respeito, pois este avião teve uma história muito famosa,quando o meu tio decolou de Urussanga SC.à noite com a pista iluminada pelos faróis dos carros dos moradores da visinhança, para trazer uma pessôa em estado grave para S.Paulo, onde chegou pela manhâ, tendo recebido o Prêmio Esso da Standar Oil do Brasil por sua bravura. Por favor favor eu ficaria muito grato se conseguisse pelo menos uma foto do Rutinha. Muito Obrigado José Medeiros

Medeiros2011 · Armação dos Búzios, RJ 5/1/2011 07:37
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Antigo hangar do aeroclube zoom
Antigo hangar do aeroclube
Ex-aluno Alfredo Burkle zoom
Ex-aluno Alfredo Burkle
Cena comum às margens da pista zoom
Cena comum às margens da pista
Prédio à entrada do aeroclube zoom
Prédio à entrada do aeroclube
Vôos? Só da Aero Iguaçu (ou clandestinos) zoom
Vôos? Só da Aero Iguaçu (ou clandestinos)

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter