Numa cidade conhecida como a Veneza Brasileira era de se esperar que a sua paisagem fosse dominada por inúmeros canais e rios, e por pontes que causassem suspiros. Pois é exatamente isso que se vê: dezenas de lindas pontes, cortando inúmeros rios e canais, provocando admiração em turistas e recifenses.
Há alguns anos, foi realizada uma pesquisa entre os habitantes do Recife para escolher o sÃmbolo da cidade, e as pontes ganharam disparadas! São 49 construções desse tipo, algumas com nomes esquisitos como a do Motocolombó, sobre o rio Tejipió. Outras, suntuosas como a Buarque de Macedo (1845), a mais extensa do Centro, e a MaurÃcio de Nassau, que lembram (guardando as devidas proporções) as pontes de Praga, com as cabeceiras dominadas por grandes estátuas de ferro. E falando nela, a bela ponte MaurÃcio de Nassau é também a mais antiga do Brasil. A original foi construÃda pelo tal conde holandês em 1643, para ligar o Recife à cidade MaurÃcia. Em 1917, foi construÃda uma nova no mesmo local.
Mas pra mim, a mais linda de todas é a ponte Velha (ou 6 de Março) de 1921, com seus lampiões e proteções de ferro bordadas. A original foi construÃda pelos holandeses em 1643. Destaque também merece a ponte de ferro D. Pedro II ou da Boa Vista (reconstruÃda em 1876), entre as ruas Nova e da Imperatriz, que foi a segunda construÃda pelos flamengos no Recife.
A iluminação noturna das pontes Duarte Coelho (1884) e Princesa Isabel (1863), refletida no rio Capibaribe é de embasbacar. Dessas duas se tem a melhor vista do casario da rua da Aurora, um dos cartões postais da cidade. A ponte Princesa Isabel foi projetada pelo arquiteto francês Louis Vauthier.
Tem até uma ponte giratória (a 12 de Setembro), para a entrada dos navios nos cais internos e que hoje não gira mais. Porém, as maiores de todas,além da Buarque de Macedo, são a ponte do Limoeiro, sobre o rio Beberibe e que liga o “continente†ao Recife Antigo; e as pontes do Pina (Agamenon Magalhães) e Nova do Pina (Paulo Guerra), sobre o rio Pina, e que ligam o Centro aos bairros da Zona Sul.
Esse roteiro pode ser feito por cima das pontes a pé ou de carro, e também por baixo, em um catamarã que sai do Cais de Santa Rita e vai navegando Recife a dentro.
Josué,
No tens umas fotos das pontes para colocar, não?
Abraço!
Oi Egeu,
Na foto, podem ser vistas 7, mas se vc olhar no cantinho direito lá em cima, vc verá mais 2. As q vc não vê são as outras 40.
Um abraço
PS: Tenho outras fotos aqui, mas o Overmundo não quer aceitar pq ou são grandes D+ ou pequenas D+.
Você não tem como editar as fotos? Um programa de edição de imagens como o PhotoEdit, Photoshop, PaintShop, CorrectPhoto, etc., resolve fácil o problema
Um deles o GIMP (sob plataforma Linux) é software livre.
De todo modo obrigado e um Abraço!
Egeu,
Trabalho no Linx, mas morro de preguiça e falta saco para ir atrás desses programas. De qq forma, muito obrigado.
Grande abraço
as pontes do Recife são uma riqueza....
ótima dica.
Foi remador do Náutico e do Barroso e conheço essas pontes por todos os ângulos. Pena que nesse tempo eu não registrei nada. A ponte Gov. Agamenon Magalhães (Ponte do Pina) e a ponte Gov. Paulo Guerra (Nova ponte do Pina) são maravilhosas. Sempre dava uma olhada para cima quando passava por elas e entrava na Bacia do Pina que é outro espetáculo. Alem de ter uma vegetação nas margens que não têm as outras, você pode ver os barcos dos pescadores e a sua rotina. É um mundo que a gente esquece que existi aqui.
Que saudade!!!
Parabéns!!
Não conheço Recife, mas já fiquei com vontade, ao ler esta colaboração bem trabalhada. Abraço e parabéns.
Bela dica.. as estátuas de ferro que ficam nas pontes do Recife Antigo são belÃssimas. Certa vez, nas voltas de uma das farras homéricas da Rua da Moeda um amigo meu jura que viu uma delas se mexendo... vai saber.. vai saber...
Thiago Paulino · Aracaju, SE 1/3/2007 21:17tb senti falta das fotos... fiquei curioso para ver as pontes!
Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 2/3/2007 06:43tb senti falta das fotos... fiquei curioso para ver as pontes!
Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 2/3/2007 06:43Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!