Pouca gente sabe o verdadeiro nome do bar, a maioria chama o lugar simplesmente de "Baianas". O motivo é simples: o atendimento feito por legÃtimas baianas.
Tudo começou há nove anos atrás, quando uma empresária teve a idéia de abrir uma lanchonete de acarajé. A idéia inicial não deu muito certo, mas a famÃlia que trabalhava no lugar decidiu tomar conta da casa e servir outros pratos baianos além do lanche. "De lá para cá muita coisa aconteceu", conta Lúcia, que já trabalha no bar há sete anos.
Nesse buteco, você não chama a garçonete, chama "Baiana!" ou "Baiano!". São todos irmãos e primos importados especialmente para trazer sua cerveja gelada ou seus quitutes com dendê. Além do sotaque original de fábrica, as atendentes se caracterizam com blusa de renda, saia branca e lenço na cabeça. Lúcia nos conta que o traje foi planejado para chamar atenção mesmo. "Além do que, gera uma curiosidade de nos ver com roupa 'normal'", completa.
A comida tÃpica é servida na casa, mas o forte das vendas é a cerveja, visto que o bar já se tornou tradicional ponto de encontro antes das diferentes noitadas que acontecem na região. As Baianas recebem todo o tipo de gente, como ressalta Rodrigo Souza, freqüentador assÃduo: "Aqui se encontra uma das maiores biodiversidades de BH".
Então, apareça por lá por qualquer motivo. Eu recomendo comer o acarajé no prato para evitar a lambança do dendê, o gratinado de camarão ao termidor para se empanturrar e as mesas externas para vigiar o movimento da rua.
Peço perdão pelo "tremelique" das fotos. Minha birra com o flash constantemente me leva a fotos assim, mas eu até gosto...
Lembrando que a é nas Baianas que vai rolar o primeiro encontro do Overmundo em Minas, apareçam!
Tá caprichadÃssima a nota, Mi. Muito maneiro mesmo!
Saulo Frauches · Rio de Janeiro, RJ 6/2/2007 16:34Obrigada, Saulo! Fico feliz que tenha gostado. :)
Mi [de Camila] Cortielha · Belo Horizonte, MG 6/2/2007 16:58
Hummmm...Sabe onde fui ontem?!
Beeeem...achei charmoso o lugar, podendo melhorar um pouco na decoração e na infra-estrutura, entretanto...
Faria um ajuste ou outro e ficaria perfeito porque tem uma identidade que pode ser explorada...
Agora teve um "probleminha" ... não estavam concordando em reservar o segundo andar... E a�
apple · Juiz de Fora, MG 7/2/2007 07:18Acho q vou amanhã de noooooooooooooovo...comer mais acarajé... Hahaha... Obrigada pela dica, Mi!
apple · Juiz de Fora, MG 7/2/2007 23:19Sinal de que você curtiu o clima e a comida das Baianas, que é o que um buteco bom precisa ter!
Mi [de Camila] Cortielha · Belo Horizonte, MG 8/2/2007 10:47
É...se bem q sou doida c/ acarajé... Agora vc sabe q eu não bebo...então bar é coisa super ocasional para mim.
O clima? É...mais ou menos...teve alguma coisinha ou outra q chamou a atenção.
Boa dica, Mi!
Obrigado e grande abraço!
não sou muito chegado ao tempero baiano, mas confesso que fiquei com muita vontade de comer um acarajé depois de ler a dica!
Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 9/2/2007 12:44
Mi!!
Excelentes fotos e excelente escrita! Por favor, continue compartilhando seus talentos aqui no Overmundo!
Guiba e Gregs, obrigada pela força! Nos vemos no Encontro?
Mattoso, as Baianas servem filé com fritas e carne seca com mandioca. Esqueci de mencionar que existem opções para aqueles que não são adeptos! ;)
Nossa! Bom demais esse lugar, comer, beber e prosear, além da simpatia das baianas. Nota 10 pra comida.
Marcelo Cabral · Maceió, AL 23/2/2007 12:05Uma vez ouvi dizer do pessoal daà de BH que os acarajés mineiros são feitos com óleo de cozinha (óleo vegetal), em vez de dendê. É verdade mesmo, não?
Carlos ETC · Salvador, BA 23/2/2007 19:12
Puxa, Mi, sensacional você falar das Baianas por aqui. Sou de Pernambuco, moro em São Paulo, mas toda vez que vou pra BH faço questão de passar por lá!!
O acarajé das Baianas é muito bom mesmo... pena que o lugar fica lotado, tem que chegar cedo para conseguir uma mesa.
dj yuga · Belo Horizonte, MG 24/2/2007 04:19Qdo em BH vou ter que conferir esse acarajé com camarão fresco. Aqui em SSA ainda não vi essa novidade. Não sei... talvez prefira ficar só na comida mineira messssmo...
marz · Salvador, BA 6/6/2007 12:31Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!