Bar do Paulo, maior coleção de vinil do agreste

1
Marcelo Cabral · Maceió, AL
15/10/2006 · 121 · 7
 

Finalmente conheci o famoso Bar do Paulo, este popular personagem de Arapiraca, segunda maior cidade de Alagoas. Cheguei tarde da madrugada no bar, onde fui recebido pelo próprio Paulo Lourenço da Silva, que aparenta bem menos que seus 74 anos, e cuja simpatia contagiante faz qualquer um se sentir em casa. O bar é bem simples, seus atrativos são a cerveja gelada, a decoração com quadros de artistas arapiraquenses, muito bonitos inclusive, e claro, a música.

Paulo é considerado o maior colecionador de vinis do agreste alagoano, não é pra menos, são mais de 4.000 bolachas! Discografias completas de João Gilberto a Led Zeppelin, passando por discos raríssimos de jazz europeu das antigas!

Conversamos um pouco em uma mesa, onde ele me contou como começou tudo isso, quando foi trabalhar em uma casa noturna em São Paulo nos anos 50 e teve contato com a música de Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Bing Crosby, Dick Himes, Sara Vaughan, entre outros cantores do jazz pós-guerra. E com isso se tornou um comprador inveterado de discos.

Antes dessa experiência em São Paulo, onde viveu 21 anos, Paulo ouvia Luiz Gonzaga e Augusto Calheiros por influência de seu pai, Lourenço Luis da Silva, que era embolador de coco. Paulo conta que quando era criança, na casa de taipa de sua família em um povoado na região de Palmeira dos Índios, “meu pai chamava os poetas e eles faziam uma roda de coco lá dentro, na manhã seguinte, o chão estava todo batido, lisinho”. Daí nasceu sua paixão pela música.

Quando fomos ao cantinho mágico do Dj (o filho do Paulo) onde está boa parte da incrível coleção, eu só podia babar, estava loucamente feliz só de estar ali e ver aquelas coisas. O primeiro que ele puxou pra mostrar foi um dos meus discos preferidos, o “Time Out” de Dave Brubeck Quartet, daí por diante foi uma viagem quase alucinógena por discos bem antigos, Sonny Rollins, Stanley Clarke, Stan Getz, Victor Assis Brasil, Alberta Hunter, Coleman Hankins! “Ufa, deixa eu ir embora Paulo, antes que eu enlouqueça aqui dentro” ao que ele respondeu com um simpático sorriso, desses de quem tem do que se orgulhar.

onde fica
Rua Dom Jonas Batinga, 357, Ouro Preto, Arapiraca/AL
por que ir
Para ouvir música.
quando ir
Noite, fins de semana.
quem vai
Apaixonados por música.
quanto custa
O que consumir.
contato
(82) 9314-4075

comentários feed

+ comentar
Helena Aragão
 

Parece imperdível mesmo! Nada como esses personagens incríveis. Valeu por avisar que em Arapiraca tem um assim!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 16/10/2006 18:40
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
cesar caranguejo
 

Esssssse cabra é fote!!!!!
Valeu!

cesar caranguejo · Aracaju, SE 17/10/2006 17:48
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
cesar caranguejo
 

forte!!!!

cesar caranguejo · Aracaju, SE 17/10/2006 17:49
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Marcelo Cabral
 

Cabra danado mesmo o Paulo gente, te digo, de cair o queixo a coleção dele! abraços

Marcelo Cabral · Maceió, AL 17/10/2006 19:21
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Natacha Maranhão
 

Menino, eu conheci um monte de gente de Arapiraca e nunca me falaram desse tesouro lá!!

Natacha Maranhão · Teresina, PI 24/10/2006 16:44
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
IsisGabrielle
 

Nossa... Sem palavras pra descrever o Bar do Paulo... Ambiente mtoo confortavel, pessoas de bem... Rola um som legal, diferente de todos os outros bares daqui da cidade... O pioneiro em tocar musica de verdade!!!!!!! E o unico que se sustenta até hoje... São mais de 30 anos de história.... E o Paulo... Uma otima pessoa... Nem sei o que descrever sobre essa figura... O nosso grande representante!!!!
Meu desejo é que esse bar continue na ativa p q futuramente, meus filhos, meus netos frequentem-no... E saiba o valor da nossa historia... Tao rica culturalmente e tao esqueceda!!!....

Abraços!!!!

IsisGabrielle · Arapiraca, AL 4/12/2006 23:38
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Srt. Manuka
 

Esse bar é maravilhoso,até pq o filho do dono é meu amigão.
Recomendo e assino em baixo,passar em Ara e não ir no Bar do Paulo é perder a oportunidade de desfrutar de música de qualidade.

Srt. Manuka · Arapiraca, AL 26/1/2009 12:03
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados