Na beira da praia, cerveja, caipirinha, pastéis e frutos do mar.
Seu Chico às vezes se empolga e também dá aulas de história e matemática (já aprendi a famosa prova dos nove com ele). Também pode fazer coisas como sair para uma caminhada e voltar com cânfora arrancada das dunas, dando-a de presente aos bebedores abancados em volta das mesas que se apóiam na areia.
A estrutura de funcionamento do bar é inusitada e ao mesmo tempo previsÃvel: um patriarca, o Seu Chico, comanda, em tese, o estabelecimento. Na prática, quem toca o bar(co) são as filhas dele. Um grupo de mulheres (com quatro ou cinco integrantes) ajudava na cozinha, no caixa e no balcão no último fim de semana. É curioso observar as relações ali dentro. Convém ir algumas vezes antes de criar uma imagem definitiva sobre o lugar. Já conto quase dez idas até lá. Gosto de ir porque aquela tradicional culpa pós-cerveja é grandemente amainada pelos mergulhos possÃveis, ao alcance das pernas, logo ali.
Em gestões anteriores da prefeitura municipal, houve movimentos agressivos pela demolição do Bar do Seu Chico. Ele é uma figura tão antiga e conhecida na comunidade que o poder público não conseguiu levar a cabo a intenção demolidora. Foram articulados "abraços" à construção, abaixo-assinados e barulho na mÃdia. Tudo somado, ainda é possÃvel tomar uma cervejinha na beira da praia e, se der fome, comer um peixinho frito.
________________________________________________
Quando se fala em Seu Chico associado a Floripa, a referência comum é outro, Seo Chico. O do sertão do Peri, produtor artesanal de cachaça. Mas essa é outra história, e foi muito bem contada no documentário.
________________________________________________
Este Seu Chico, o dono do bar, também merece ser conhecido. Quem sabe em algum momento aparece no banco de cultura um mini-metragem sobre ele? É só ligar a máquina, que ele faz o trabalho - memória e lucidez impecáveis. "Seu Chico, que vento é esse? Pergunto pro senhor porque a gente não consegue descobrir aqui, e virou discussão na mesa". Ele sai andando, desaparece atrás do bar. Volta em trinta segundos, vê meus olhos na linha dos dele e diz: "É Sul puro".
po, cervejinha cara, hein. mas com uma praia dessa até que fica mais tranks.
Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 14/12/2007 11:56
Beleza de dica! Floripa é demais!
Anotado.
Bjs
praia, sol, boa companhia e cerveja gelada. quem quer mais que isso?
Ilhandarilha · Vitória, ES 16/12/2007 13:53
ENCONTREI O SEU CHICO EM VÃDEO NA INTERNET. Com trilha sonora da banda Pedra do Urubu, é praticamente um videoclipe amador. Pelo menos se pode ver o homem em movimento, e as cervejas que faltaram em fotografia.
Fora do perÃodo de alta temporada (leia-se de março a dezembro) o bar e restaurante só funciona aos finais de semana.
Felipe Obrer · Florianópolis, SC 4/4/2008 23:09
Recebi um e-mail bem chato hoje...
"Amigos...a noticia não é nada boa, e vai assim seca!
O bar do Seu Chico vai ser demolido na quinta-feira dia 17 de abril.
Hoje a familia do seu Chico já está desocupando a casa...
A FLORAM é que está encaminhando este fim por enquadrar segundo a lei como APP (área de preservação permante).
Pois é gente, Costão do Santinho tá lá..."impávido colosso" (que ironia)
A nós resta comparecer lá bem cedinho antes que as máquinas cheguem.
Quem sabe uma corrente humana possa fazer sentido!
Pois é tem tanta coisa boa pra construir, preservar... e a Prefeitura vem direto a este pedacinho de cultura local."
Dou notÃcias sobre os desdobramentos.
Abraços,
Felipe
O Bar do Seu Chico não foi demolido.
Houve um pré-acordo com a prefeitura. Parece que a próxima etapa é uma ação do Ministério Público, na qual se definirá se o bar é ou não tombado (não pelas máquinas da prefeitura) como patrimônio cultural.
Abraços,
Felipe
P.S.: Continuo dando notÃcias aqui, assim que surjam.
Cruzei com o Seu Chico no ônibus dia desses e ele contou que o bar ainda não reabriu. Quando isso acontecer, aviso aqui.
Felipe Obrer · Florianópolis, SC 30/5/2008 17:04
gostei do Seu Chico
e obrigado pela sugestão, já arrumei
Nessa coletânea de fotografias algumas são, com outra perspectiva, do Bar do Seu Chico. Vale acrescentar que o bar ainda não reabriu depois do imbróglio legal.
Felipe Obrer · Florianópolis, SC 16/11/2008 18:12Com bastante atraso e pesar: o bar está demolido há mais de um ano.
Felipe Obrer · Florianópolis, SC 21/6/2011 11:57Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!