Bela Vista Futebol Clube

Acervo - Museu dos Esportes
O início da aventura
1
Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG
12/1/2008 · 121 · 5
 

Existe um futebol à parte dos contratos multi mega milionários europeus, árabes e japoneses. As melhores histórias, causos e lendas desse esporte estão muitas vezes obscurecidas pelo jogo das celebridades e dos brincos de diamante.

A idéia desse guia é revelar parte do folclore do futebol (quase) anônimo brasileiro. Juntar memórias futebolísticas de um esporte que é popular graças a um número imenso de times, jogadores, torcedores, jornalistas, técnicos e juízes que muitas vezes não vêem a cor do dinheiro.

Para facilitar a busca pelas colaborações, adicione a tag "futebol-lado-b” para construirmos essa importante memória coletiva virtual.


O pequeno time do Bela Vista Futebol Clube sempre teve pouquíssimo destaque dentro do cenário estadual e disputava sem muito brilho o campeonato mineiro.

Na sua história estão poucas façanhas, como vencer o Atlético Mineiro duas vezes. A importância do clube foi diminuindo com o passar do tempo pela falta de investimento. Atualmente o time com maior destaque de Sete Lagoas é o seu rival, o Democrata. Durante a década de 50 e 60 o encontro entre os dois times era chamado de “Clássico do Sertão”.

No fim da década de 50 o Bela Vista fez o que era comum para os times de futebol da época: foi excursionar pela Europa, jogando contra grandes e pequenos clubes do continente. O time mineiro se anunciava como um campeão brasileiro para levantar adversários de peso e, conseqüentemente, gerar publicidade para os jogos.

Fonte: http://blog.soccerlogos.com.br/ e http://www.museudosesportes.com.br/

onde fica
Atualmente mantém ativo apenas o seu futebol de base.
por que ir
A campanha foi um fiasco. Alguns jogadores abandonavam o time durante a turnê para jogar em times europeus e os cartolas se divertiam com outras distrações. A CBF da época tentou convencer o time a voltar para o Brasil para não prejudicar a imagem do futebol nacional.

Mesmo com o pífio desempenho do time na Europa, a campanha aventureira do pequeno time entrou para a história do futebol mineiro
quando ir
O Bela Vista Futebol Clube foi fundado em 1930 em Sete Lagoas (MG).
quem vai
O mascote do Bela Vista é um periquito. Atualmente a torcida do time é bem reduzida, tendo em vista que o clube participa de poucos campeonatos. A sua "massa" é composta principalmente pela torcida de cabelos grisalhos.
contato
Sede Futebol - Rua Tupiniquins, nº 340, Bairro Santa Luzia - Sete Lagoas.
Telefone: (31) 3771-7951

comentários feed

+ comentar
Saulo Frauches
 

Que maneiro, Sérgio, curti muito a história. Aqui no Rio um clube pequeno que me desperta muito interesse é o São Cristóvão.

Sobre o Bela Vista, uma dúvida: time ainda tem uma sede física que podemos visitar? Valeria colocar no campo 'onde fica'.

Saulo Frauches · Rio de Janeiro, RJ 9/1/2008 14:40
sua opinião: subir
Sergio Rosa
 

Saulo, acrescentei a informação. Valeu pelo toque :)

Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 10/1/2008 16:04
sua opinião: subir
bardoGIL
 

Futebol mesmo é aquele que a gente vê nos pequenos estádios, muitas vezes no nosso próprio torrão. O resto é mercado e encenação. Bacana, Sérgio. Penso que o assunto renderia uma baita matéria.

bardoGIL · Palmas, TO 10/1/2008 23:48
sua opinião: subir
victorvapf
 

Tem o caso do Genuino, que alem de jogar futebol no Bela Vista, tinha um caminhao que fazia carretos...No para- choque do seu caminhao, ele escreveu ^O que eu quero e' roseta' ^... A mulheres da cidade, reclamaram para o padre que pediu para tirar o escrito.Tirou, mas depois colocou outro escrito assim ...^Continuo querendo...^

victorvapf · Belo Horizonte, MG 18/2/2009 14:48
sua opinião: subir
FLAVIO SAMBA
 

Mas a grande verdade dita aqui por ex-jogadores é que o clube chegou a fazer vários jogos após grandes viagens cansativas ,sem descanso.Tudo isso para atender os compromissos firmados pelos cartolas.Disseram também que o chefe da delegação fugiu com todo o dinheiro.Alguns jogadores e membros da comissão abandonaram a delegação e o time chegou a ser completo nos jogos por massagista ,ropeiro e outros .Grande saga.

FLAVIO SAMBA · Sete Lagoas, MG 4/10/2009 23:47
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Rubens Silveira, chefe da delegação, culpou a lama pelo fraco desempenho. zoom
Rubens Silveira, chefe da delegação, culpou a lama pelo fraco desempenho.
zoom
"Falem mal, mas falem do Bela Vista". Torcedores foram receber os heróis em BH.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados