Biblioteca Central da UFV

Paulo Sacramento - www.paulosacramento.com.br
A Biblioteca Central se destaca no campus
1
Paulo Sacramento · Viçosa, MG
13/1/2007 · 60 · 1
 

Muito se engana quem acha que bibliotecas são espaços apenas para estudo. A Biblioteca Central da UFV é um caso exemplar. Acredito que não estou exagerando ao dizer que a biblioteca é um dos principais ambientes de socialização da Universidade Federal de Viçosa. Um dos grandes motivos para que ocorra este fato é que a biblioteca polariza em si material bibliográfico de todas as áreas, e não apenas de uma ou outra. Quando a universidade começou havia apenas bibliotecas isoladas. Porém, no fim da década de 60, vários fatores levaram à criação de uma biblioteca central como, por exemplo, o crescimento no material bibliográfico, o aumento dos campos de estudo da UFV e a expansão progressiva das atividades de pesquisa e extensão. Sentida a necessidade de centralização e organização do acervo, criou-se a Biblioteca Central da UFV, que é hoje freqüentada por estudantes dos mais variados cursos e níveis acadêmicos.

Não são apenas os estudantes da UFV que aproveitam a biblioteca. É permitida ao público em geral livre acesso às estantes. Da mesma forma, é liberado o acesso à base de dados de livros e teses do acervo, hoje com aproximadamente 179.539 registros. A consulta pode ser realizada on-line através dos computadores instalados no hall da biblioteca ou por este site aqui. Apesar disso, o empréstimo dos livros é limitado às pessoas que mantém vínculo institucional com a UFV.

A área total é de 12.816,59 m², dividida em quatro andares. Fica até difícil imaginar que em períodos próximos às provas finais os estudantes podem não encontrar lugar para estudar. Com maior freqüência ainda faltam cadeiras nos salões de leitura e nas salas de estudo em grupo.

No térreo, além da seção de referência - em que ficam os dicionários, enciclopédias, etc. - há outras duas áreas, ambas chamadas vulgarmente de “aquário”. Uma é o setor de reserva e a outra o setor de 1º e 2º graus - parte que atende também os alunos das escolas públicas e particulares da cidade. As obras separadas na reserva fazem parte do acervo e são solicitadas por professores para atender às necessidades de determinadas disciplinas durante o semestre letivo. O aluno poderá consultá-las no recinto da Biblioteca, por período determinado, desde que apresente documento de identidade estudantil.

No primeiro andar encontram-se três salas com revestimento acústico para estudo em grupo. Nelas vemos estudantes de diversos cursos juntos, muitas vezes explicando uns aos outros aquilo que acabaram de aprender. É curioso notar que o desafio de explicar algo para alguém que estudo outras disciplinas exige o domínio do assunto, assim como a capacidade de ancorar o conhecimento em bases práticas. Ainda no primeiro andar vemos doze salas de estudo individual, uma sala multimídia, a mapoteca, a coleção de obras das Nações Unidas, o Laboratório de Línguas, a seção de obras raras e o Laboratório de História.

No segundo andar localiza-se a coleção de livros e teses, o setor de empréstimo, salas de estudo individual, salões de leitura e sala de vídeo com 36 lugares. Nos salões de leitura vemos colegas dividindo a música do MP3 player, cada um com um fone de ouvido. Quando as mensagens de celular voam no campus universitário da UFV, é muito provável que estejam marcando um encontro em uma dessas salas para estudar na última hora antes da prova.

Por fim, normalmente vai para o terceiro andar quem procura algo na coleção de periódicos ou quem deseja estudar na tranqüila área de leitura com mesas individuais. Os mais tímidos também vão para lá ensaiar a fala que lhes foi incumbida na apresentação daquele seminário...

onde fica
No campus da Universidade Federal de Viçosa, na cidade de Viçosa/MG.
por que ir
Porque tem um bom acervo.
quando ir
Quando quiser.
quem vai
Quem gosta de ler.
quanto custa
Nada.
website
http://www.bbt.ufv.br/
contato
bcentral@ufv.br

comentários feed

+ comentar
Bárbara Gegenheimer
 

Minha primeira visita à Biblioteca Central da UFV foi inesquecível. Literalmente me perdi naquela multidão de livros, até então, inesgotável. Com o tempo é que me deparei mesmo com a ausencia de livros que saciasse meu curso. Mas são válidos todos os créditos à Biblioteca. Quem dera não fosse apenas uma, mas duas, três...afinal de contas, ainda assim, a biblioteca é um lugar de estudo, e nos finais de período, com os futuros aumentos de cursos...quero nem ver o caos que será pra conseguir um minuto de silencio.

Bárbara Gegenheimer · Viçosa, MG 29/1/2007 13:42
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados