É onde se pode encontrar arquivos históricos e livros sobre a colonização do Acre. De O Seringal e Terra CaÃda até pesquisas sobre o desenvolvimento sustentável da Amazônia e arquivos dos movimentos socioambientais.
O acesso ao acervo pode ser feito de diversas maneiras: leitura e pesquisa local, empréstimo domiciliar, palestras, debates e exposições. Os usuários também podem contar com o arquivo digital, artigos de colaboradores, exposições virtuais, audioteca e videoteca, disponibilizados no site. O prédio abriga exposições permanentes sobre os povos indÃgenas do Acre, o Zoneamento Ecológico-Econômico, coleção especial sobre as iniciativas lideradas por Chico Mendes, além de um espaço destinado a exposições temporárias.
Logo na entrada nos deparamos com uma sala inteiramente dedicada à Marina silva, ex-ministra do Meio Ambiente, admirada por militar em favor dos seringueiros e dos povos da floresta. Com justiça, o local que coloca à disposição da sociedade experiências práticas construÃdas pelos movimentos sociais, recebeu seu nome.
A Biblioteca da Floresta foi inaugurada em outubro de 2007 e possui algo que a torna ainda mais interessante: as 24 edições do Varadoro, jornal editado em Rio Branco de 1977 a 1981, reconhecido como uma das experiências mais honestas e eficientes da imprensa alternativa surgida no Brasil durante a ditadura militar. As edições também estão disponÃveis em PDF.
Fabiana já estou com muita vontade de conhecer esta biblioteca.
Sou doido para conecer o Norte do Brasil. Assim que puder irei lá.
Tá votado.
Walesson, venha mesmo! A melhor época para vir pro Acre é na baixa temporada, quando estamos no inverno amazônico e as companhias aéreas estão em promoção. Há hotéis com preços razoáveis e muita programação boa pela cidade.
Abs!
muito boa colaboração...
num paÃs em que nos habituamos a só homenagear quem já morreu é uma surpresa saber que marina silva é nome de biblioteca.
por sinal, muito bem escolhido!
abraços,
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!