Biblioteca da Floresta Marina Silva

Nattércia Damasceno
1
Fabiana Mesquita · Rio Branco, AC
13/6/2008 · 94 · 3
 

É onde se pode encontrar arquivos históricos e livros sobre a colonização do Acre. De O Seringal e Terra Caída até pesquisas sobre o desenvolvimento sustentável da Amazônia e arquivos dos movimentos socioambientais.

O acesso ao acervo pode ser feito de diversas maneiras: leitura e pesquisa local, empréstimo domiciliar, palestras, debates e exposições. Os usuários também podem contar com o arquivo digital, artigos de colaboradores, exposições virtuais, audioteca e videoteca, disponibilizados no site. O prédio abriga exposições permanentes sobre os povos indígenas do Acre, o Zoneamento Ecológico-Econômico, coleção especial sobre as iniciativas lideradas por Chico Mendes, além de um espaço destinado a exposições temporárias.

Logo na entrada nos deparamos com uma sala inteiramente dedicada à Marina silva, ex-ministra do Meio Ambiente, admirada por militar em favor dos seringueiros e dos povos da floresta. Com justiça, o local que coloca à disposição da sociedade experiências práticas construídas pelos movimentos sociais, recebeu seu nome.

A Biblioteca da Floresta foi inaugurada em outubro de 2007 e possui algo que a torna ainda mais interessante: as 24 edições do Varadoro, jornal editado em Rio Branco de 1977 a 1981, reconhecido como uma das experiências mais honestas e eficientes da imprensa alternativa surgida no Brasil durante a ditadura militar. As edições também estão disponíveis em PDF.

onde fica
Via/Parque da Maternidade, s/nº - Centro
por que ir
A Biblioteca promove uma extensa programação de debates relativos à Amazônia, ao Acre e ao desenvolvimento sustentável denominada “Diálogos da Florestania”. Ainda é pouco freqüentada por estudantes. O espaço para leitura, claro e bastante arejado, faz com que seja o melhor local público para ler e estudar atualmente.
quando ir
Segunda a sexta-feira: das 8 às 21 horas;

Sábado: das 14 às 20 horas;

Domingo e feriados: das 16 às 20 horas (apenas visita às exposições).
quem vai
Todos
quanto custa
Livre
website
http://www.ac.gov.br/bibliotecadafloresta
contato
(68) 3223-9939 Fax: (68) 3223-5659 /
E-mail: biblioteca.floresta@ac.gov.br

comentários feed

+ comentar
Walesson Gomes
 

Fabiana já estou com muita vontade de conhecer esta biblioteca.
Sou doido para conecer o Norte do Brasil. Assim que puder irei lá.
Tá votado.

Walesson Gomes · Belo Horizonte, MG 12/6/2008 18:56
sua opinião: subir
Fabiana Mesquita
 

Walesson, venha mesmo! A melhor época para vir pro Acre é na baixa temporada, quando estamos no inverno amazônico e as companhias aéreas estão em promoção. Há hotéis com preços razoáveis e muita programação boa pela cidade.
Abs!

Fabiana Mesquita · Rio Branco, AC 13/6/2008 15:36
sua opinião: subir
Luís Osete
 

muito boa colaboração...

num país em que nos habituamos a só homenagear quem já morreu é uma surpresa saber que marina silva é nome de biblioteca.

por sinal, muito bem escolhido!

abraços,

Luís Osete · Juazeiro, BA 14/6/2008 12:06
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados