O bairro do Méier guarda alguns pequenos tesouros. São lugares com valor tão especial que acabam mais escondidos e exclusivos do que deveriam. Além da Basílica do Sagrado Coração de Maria, muito bem apresentada aqui no Overmundo, aquele “lado de lá” do bairro dividido pela linha-férrea ainda guarda outras pérolas que devagarzinho virão à tona nas páginas virtuais da seção Guia. A bola da vez é a Biblioteca Infantil Carlos Alberto (BICA), uma casa de aparência humilde, mas que guarda uma infinidade de histórias vividas, lidas e contadas.
Atualmente a BICA é administrada pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado, mas o passado da biblioteca aponta para uma iniciativa horizontal e independente. Tudo começou por iniciativa do Doutor Wilson Bodstein, que junto à esposa, oferecia a coleção pessoal de livros para apreciação da criançada que morava no entorno. Com o tempo a casa se tornou referência. O casal continuou comprando e recebendo doações de livros, ao passo que, em alguns anos já não era mais possível morar naquela casa. Salas e quartos foram dominados pelos livros e pelo apetite coletivo de leitura.
Tudo isso começou há 58 anos atrás, época em que a leitura era um bem social relativamente restrito. A iniciativa rendeu a BICA o título de primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro. Em âmbito nacional, a infantil do Rio fica atrás apenas de uma biblioteca de Salvador. Conforme crescia o interesse pela leitura, crescia a pertinência da biblioteca. A princípio, o casal Bodstein cedeu espaço para os livros infantis, a literatura (dita adulta) nacional e estrangeira, livros didáticos e uma infinidade de outros temas e assuntos. Todo esse longo processo culmina hoje num espaço que vai muito além da biblioteca e faz da BICA um verdadeiro centro cultural.
Além das duas salas com livros, uma delas especialmente adaptada para os pequenos leitores, a BICA ainda dispõe de espaço onde são oferecidas diversas oficinas. As mais concorridas são aulas de violão, teclado, alongamento, capoeira, dança de salão, street- dance e teatro. Tudo isso oferecido por preços variados, mas sempre populares. O aluguel de livros e o uso dos salões da biblioteca é totalmente gratuito, ou seja, fica em casa quem quer.
Convido, mais uma vez, a todos os overmanos e overminas a desenterrarem os tesouros escondidos pelo famoso, porém pouco conhecido, Rio Zona Norte. Por fim, vale a pena lembrar que as árvores da Rua Rio Grande do Sul foram plantadas durante uma exposição de livros infantis. Com o perdão do trocadilho, é a BICA, literalmente, regando as plantas que florescem “do lado de lá” do charmoso bairro do Méier.
Precisamos praticar leituras.
É expansão cultural.
Abraços
Exelente matéria, essa sim deveria estar em todas as primeiras páginas de jornais, pois promove tudo o que é bom, divlg a paz, o bem a cultura.Araço fraterno. Dê
Denise A Souza · Guaratinguetá, SP 9/8/2008 07:43
Corrigindo: divulga a paz, o bem, a cultura. Abraço fraterno.Dê
Denise A Souza · Guaratinguetá, SP 9/8/2008 07:44Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!