Blog Obrér Cultural - agenda e revista cultural de Floripa

Felipe Obrer
a página inicial neste momento
1
Felipe Obrer · Florianópolis, SC
5/8/2009 · 20 · 6
 

O obrér cultural é dedicado à difusão do que acontece na paisagem cultural de Florianópolis. O foco é a divulgação de shows, exposições, cursos, oficinas, peças de teatro, espetáculos de dança, sessões de cinema (em espaços culturais e cineclubes), festivais, editais na área cultural, veículos de comunicação alternativos de Floripa e, por fim, um pouco da minha própria produção fotográfica e textual. Há também a seção Colabore, na qual convido as pessoas a participarem da feitura do blog.

Em abril de 2009 o que era um blog pessoal se transformou em obrér cultural e começou a tomar a forma atual. Desde então tem servido para divulgar o Floripa Instrumental, o FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul), o FITAFloripa (Festival Internacional de Teatro de Animação), a Mostra de Cinema Infantil, além de inúmeros shows de música, algumas exposições de artes visuais, espetáculos teatrais, entre várias outras atividades.

O aprimoramento é cotidiano. Graças ao feedback recebido de várias pessoas, aos poucos a estrutura do site vai ficando mais funcional.

A idéia (acentuada) de criar um espaço de divulgação online útil e amigável em Florianópolis norteia a disposição gráfica das informações e dos conteúdos.

Um grande diferencial em relação a outros espaços virtuais de Floripa é a ausência de publicidade ostensiva, a qual costuma dificultar o acesso às informações procuradas.

Cada vez mais, produtores culturais e os próprios artistas entram em contato e avisam sobre apresentações com antecedência.

De abril até o final de julho, o blog teve mais de 9 mil visitas. Número considerável se levarmos em conta o fato de que não houve divulgação fora do meio online (não foi produzido um único flyer, cartão de visita ou semelhante).

Um último detalhe: o obrér cultural é licenciado sob uma licença Creative Commons (2.5 Brasil), idêntica à usada aqui no Overmundo.

Com este post quero integrar as duas atividades: edição do obrér cultural e colaboração no Overmundo, já que participar deste grande projeto foi inspiração fundamental.

Agradeço sugestões e espero visitas.


Na página Propósito diz:

Em Florianópolis é comum ouvir reclamações sobre a falta de atividades culturais e artísticas.

Podemos pensar, por outro lado, que acontecem muitas coisas interessantes que não chegam ao conhecimento público. Em lugar de falta do que fazer, é provável que a comunicação falhe.

O objetivo é que o obrér cultural seja útil para difundir o que acontece na cidade um pouco fora do eixo massivo, e assim ajudar na mudança da percepção de que está tudo quase (ou quase tudo) inerte.


Obrér Cultural?

Obrer é meu sobrenome e quer dizer operário em catalão, obreiro, trabalhador. Sempre achei que fosse discrepante da minha natureza, mas na divulgação cultural achei um bom meio de fazer jus ao significado.

onde fica
Na internet, em http://obrer.wordpress.com
por que ir
Porque em Florianópolis existem só dois extremos, quando se trata de divulgação cultural: blogs pessoais ou coletivos que não são atualizados com frequência e por outro lado sites comerciais que dão destaque a quem paga pela divulgação. No caso do obrér cultural os parâmetros editoriais são o gosto, a utilidade e a relevância artística.
quando ir
Quando quiser informações sobre atividades culturais em Florianópolis, ou quando quiser divulgar algum evento cultural na cidade.

São bem-vindos também aqueles que queiram participar como colaboradores, formal ou informalmente.
quem vai
Não uso nenhum método de identificação detalhada dos visitantes, mas sim apenas as estatísticas do próprio serviço WordPress, portanto não faço idéia precisa. Sei, com base na comunicação direta, que o blog tem sido visitado por artistas, estudantes, produtores culturais, amigos, pessoas em busca de programação cultural, pessoas que gostam de música instrumental, fotografia, dança, teatro etc.
quanto custa
O acesso é absolutamente gratuito.
website
http://obrer.wordpress.com
contato
http://obrer.wordpress.com/contato/

ou enviar e-mail para: felipeobrer@gmail.com

comentários feed

+ comentar
Ilhandarilha
 

Já conhecia o blog e visito vez em quando. Mesmo não morando em Floripa, gosto de saber o que rola em outras partes do mundo. Está bem legal, com informações bacanas e bem distribuídas. Gostei mesmo da parte em que vc diz que o significado do nome é "discrepante" da sua natureza. Foi sincero. heheh

Ilhandarilha · Vitória, ES 5/8/2009 11:03
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

E olha que isso vem de antes de ler Domenico De Masi. :)

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 5/8/2009 11:11
sua opinião: subir
ayruman
 

Grande Empreendimento. Sucessos a todos.
Abraços e Paz na Terra.

ayruman · Cuiabá, MT 6/8/2009 23:06
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Obrigado pelo comentário, ayurman.

Aproveito para avisar que o obrér cultural pode agora também ser acessado em um endereço mais fácil: www.obrercultural.com

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 6/8/2009 23:30
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Gostei muito de tudo q li por lá!

ab

Cintia Thome · São Paulo, SP 9/3/2010 10:13
sua opinião: subir
Cezar Ubaldo
 

Excelente pedida,Felipe.Mostrar a cidade de FLORIANÓPOLIS,BELÍSSIMA COMO ELA É,COM SEUS ARTISTAS NAS MAIS VARIADAS ARTES,É IMPORTANTE PARA TODOS OS BRASILEIROS.PARABÉNS.

Cezar Ubaldo · Feira de Santana, BA 28/8/2011 10:24
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados