O obrér cultural é dedicado à difusão do que acontece na paisagem cultural de Florianópolis. O foco é a divulgação de shows, exposições, cursos, oficinas, peças de teatro, espetáculos de dança, sessões de cinema (em espaços culturais e cineclubes), festivais, editais na área cultural, veÃculos de comunicação alternativos de Floripa e, por fim, um pouco da minha própria produção fotográfica e textual. Há também a seção Colabore, na qual convido as pessoas a participarem da feitura do blog.
Em abril de 2009 o que era um blog pessoal se transformou em obrér cultural e começou a tomar a forma atual. Desde então tem servido para divulgar o Floripa Instrumental, o FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul), o FITAFloripa (Festival Internacional de Teatro de Animação), a Mostra de Cinema Infantil, além de inúmeros shows de música, algumas exposições de artes visuais, espetáculos teatrais, entre várias outras atividades.
O aprimoramento é cotidiano. Graças ao feedback recebido de várias pessoas, aos poucos a estrutura do site vai ficando mais funcional.
A idéia (acentuada) de criar um espaço de divulgação online útil e amigável em Florianópolis norteia a disposição gráfica das informações e dos conteúdos.
Um grande diferencial em relação a outros espaços virtuais de Floripa é a ausência de publicidade ostensiva, a qual costuma dificultar o acesso às informações procuradas.
Cada vez mais, produtores culturais e os próprios artistas entram em contato e avisam sobre apresentações com antecedência.
De abril até o final de julho, o blog teve mais de 9 mil visitas. Número considerável se levarmos em conta o fato de que não houve divulgação fora do meio online (não foi produzido um único flyer, cartão de visita ou semelhante).
Um último detalhe: o obrér cultural é licenciado sob uma licença Creative Commons (2.5 Brasil), idêntica à usada aqui no Overmundo.
Com este post quero integrar as duas atividades: edição do obrér cultural e colaboração no Overmundo, já que participar deste grande projeto foi inspiração fundamental.
Agradeço sugestões e espero visitas.
Na página Propósito diz:
Em Florianópolis é comum ouvir reclamações sobre a falta de atividades culturais e artÃsticas.
Podemos pensar, por outro lado, que acontecem muitas coisas interessantes que não chegam ao conhecimento público. Em lugar de falta do que fazer, é provável que a comunicação falhe.
O objetivo é que o obrér cultural seja útil para difundir o que acontece na cidade um pouco fora do eixo massivo, e assim ajudar na mudança da percepção de que está tudo quase (ou quase tudo) inerte.
Obrér Cultural?
Obrer é meu sobrenome e quer dizer operário em catalão, obreiro, trabalhador. Sempre achei que fosse discrepante da minha natureza, mas na divulgação cultural achei um bom meio de fazer jus ao significado.
Já conhecia o blog e visito vez em quando. Mesmo não morando em Floripa, gosto de saber o que rola em outras partes do mundo. Está bem legal, com informações bacanas e bem distribuÃdas. Gostei mesmo da parte em que vc diz que o significado do nome é "discrepante" da sua natureza. Foi sincero. heheh
Ilhandarilha · Vitória, ES 5/8/2009 11:03
E olha que isso vem de antes de ler Domenico De Masi. :)
Grande Empreendimento. Sucessos a todos.
Abraços e Paz na Terra.
Obrigado pelo comentário, ayurman.
Aproveito para avisar que o obrér cultural pode agora também ser acessado em um endereço mais fácil: www.obrercultural.com
Excelente pedida,Felipe.Mostrar a cidade de FLORIANÓPOLIS,BELÃSSIMA COMO ELA É,COM SEUS ARTISTAS NAS MAIS VARIADAS ARTES,É IMPORTANTE PARA TODOS OS BRASILEIROS.PARABÉNS.
Cezar Ubaldo · Feira de Santana, BA 28/8/2011 10:24Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!