Não há dúvida: em toda a região de Blumenau, é num prédio da Rua 7 de Setembro que encontraremos a maior variedade (e, por que não?) qualidade de livros à venda. Não se trata de uma mega-store super chique, mas de um sebo que faz história e conquista muitos clientes pela simpatia.
A Book Center exerce alguns papéis importantes na venda, troca e compra de livros. Primeiro, porque os preços de um sebo são, geralmente, mais acessÃveis. Depois, porque dificilmente se encontrará livros raros numa livraria comercialóide, como a maioria delas é. Ali sim.
E em nenhum lugar — salve-se aà a Biblioteca da Furb — encontraremos uma tão vasta coleção de literatura catarinense dos últimos 20 anos como neste sebo onde, além de pagarmos mais barato por produtos de qualidade altÃssima, ainda somos cordialmente atendidos pelas senhoras que trabalham auxiliando no caixa ou ajudando a procurar volumes.
A Book Center é o que se pode chamar de pequeno gigante. Do prédio inicial, na Rua 7 de Setembro, a loja já migrou para outros quatro pontos do centro (na Rua XV) e abriu dois cafés literários: um na frente da Igreja Matriz e outro na Alameda Rio Branco. O ponto de encontro de tribos tão diversas (como a do HQ, dos vinis, da literatura brasileira, da literatura estrangeira) torna este um verdadeiro ponto de disseminação cultural da região do Vale do ItajaÃ.
Além da coleção de números desconhecidos de livros, há também, como disse, uma excelente discoteca de vinis, uma coleção de andar inteiro de histórias em quadrinhos, além de CD´s e DVD´s que o cliente chega a pensar: “ta de graçaâ€.
E não se trata de mero comércio, embora assim possa se pensar: antes de comprar, por exemplo, não é censurado o direito de ler. E o cliente lê. Senta, toma um café, lê, ouve música da coleção de vinis e depois decide se leva ou não.
E, claro, um lugar onde não se pode ir com pouco tempo sob pena de frustração. Algumas horas são suficientes para sair do sebo e ter tido tempo de observar, apalpar, acarinhar e gravar na memória nomes de livros, discos, revistas em quadrinhos que foram vistos por ali. Ou, claro, tempo suficiente para encher sacolas e sacolas — mas precisa conseguir carregar.
bacana mesmo. o melhor é poder ouvir os vinis no toca discos. escolha certeira! além de poder permutar materiais usados...
overcharles · Blumenau, SC 19/11/2007 10:08marcelo, estive vendo este seu artigo e fui conferir o horário. chegando lá, 5:20 da tarde de sábado, estava fechado. aconselho que mudes o que havias escrito para que a mesma coisa não ocorra com outras pessoas.
emili teixeira · Timbó, SC 3/10/2011 16:43Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!