.BoomShot – 5 anos de alternativa para o seu rap.

.divulação.
.Capa do site.
1
joao xavi · São João de Meriti, RJ
29/3/2008 · 120 · 1
 

Um grande amigo, admirador do estilo, certa vez me disse que “o Rap é a música mais anti-social que existe, só fala de morte, violência.”. Não fiquei satisfeito com o rumo da conversa, mas também não pude negar a afirmativa por completo. De fato o Rap é popularmente conhecido por cantar de forma direta a situação de risco que grande parte da população está exposta. Porém, como bem nos ensinou o historiador Eric Hobsbawm, toda tradição é construída. Se existiu um processo que caracteriza o Rap como uma música “anti-social”, outros processos podem fundar diferentes tradições para este tipo de música.

Foi de olho nessa outra possibilidade que Zeca MCA deu o start com a rádio BoomShot. “A idéia sempre foi dar espaço pras músicas e bandas que a gente não vê tocando em qualquer lugar. Resolvemos fazer uma rádio pra tocar o rap nacional que não toca nas outras rádios”. Mas que rap é esse que toca na BS? “Nós chamamos de alternativo, de underground. Mas são apenas rótulos. Acho que tem que ter espaço pra todo mundo, e esse é o espaço que eu dou pra quem não faz rap falando sempre da mesma coisa”. É nessa pegada que a rádio completa 5 anos. A BS é disponibilizada quinzenalmente na internet e recebe uma média de 3 a 5 mil acessos mensais.

No começo, o projeto era tocado ao lado do parceiro Jimmy Luv, “a gente fazia uma festa junto aqui em SP. Um dia eu tive a idéia da rádio e falei: vamos fazer! Ele topou e a gente começou a fazer”. Mesmo quando Jimmy precisou abandonar o projeto Zeca não desanimou e seguiu com a rádio. “Dá trabalho sim mano. Mas se não fizer, eu fico doente. Nunca ganhei um real com a radio. Alugo estúdio, pago o horário pro convidado ir lá e ainda chegar atrasado”, se diverte Zeca.

O vício pela propagação da boa música empurrou Zeca para sua primeira experiência no mundo da produção fonográfica. Em julho de 2006 a rádio colocou na rua a coletânea BoomShot Volume Único. “Chamei as bandas que tinham a cara da BS, que já tinham participado da parada. Todos toparam ceder um som novo e exclusivo pro CD”. E como foi essa aventura pelo universo da indústria fonográfica? “Deu muito trabalho mano, por isso o nome Volume Único. Mas o resultado final foi classe!

No final do ano passado a rádio colocou na rua um vinil com participação dos grupos Mamelo Sound System e Elo da Corrente. “Esse foi muito classe fazer, as duas bandas só tem parceiros mesmo! Eu tinha o sonho de fazer um vinil, aí falei com os caras e eles toparam. Mandamos mixar e masterizar em Nova Iorque, com o produtor Scotty Hard. O resultado ficou ótimo, o vinil bate pesado! Fizemos só 300 peças, as capas foram feitas a mão e são numeradas de 1 á 300”. O choque tecnológico chama atenção, uma rádio disponibilizada na internet lançando um vinil. Zeca esclarece: “A gente usa a tecnologia que tem, como nenhuma rádio FM quer me dar espaço, eu uso a net pra fazer barulho. Como ainda podia fazer vinil no Brasil (parece que agora a última fábrica foi definitivamente fechada) eu fiz”.

Entre trancos e barrancos Zeca permanece na caminhada, os próximos planos seguem direcionados pela boa ambição: “Em primeiro lugar, se o selo BoomShot conseguir lançar um álbum por ano, já estou satisfeito. Essa semana recebi um e-mail de um cara de Moçambique. Ele ouve a rádio de lá! Isso não tem preço!

onde fica
No endereço: http://www.radioboomshot.com/
por que ir
Além de escutar o que existe de melhor no Rap nacional e internacional, a rádio sempre conta com a presença de um artista que é entrevisado por Zeca.
quando ir
A qualquer momento.
Os programas mais antigos ficam disponíveis no site.
quem vai
Gente interessada em escutar aquele tipo de rap que vai além do óbvio.
quanto custa
É só clicar.
website
http://www.radioboomshot.com/

comentários feed

+ comentar
joao xavi
 

entrou no ar mais uma edição do especial de sample.
já baixei e to ouvindo agora mesmo, muito bom!

joao xavi · São João de Meriti, RJ 31/3/2008 22:11
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

.jimmy luv, zeca e black alien. zoom
.jimmy luv, zeca e black alien.
.emicida fazendo um freestyle no programa mais recente. zoom
.emicida fazendo um freestyle no programa mais recente.
.zeca e rodrigo brandão - edição especial revelando os samples usandos no rap. zoom
.zeca e rodrigo brandão - edição especial revelando os samples usandos no rap.
.mzuri sana no clássico estúdio atellier, onde o programa é gravado. zoom
.mzuri sana no clássico estúdio atellier, onde o programa é gravado.
.mc marechal, rio de janeiro marcando presença na rádio. zoom
.mc marechal, rio de janeiro marcando presença na rádio.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter