Cabeço

Todos os direitos reservados ao fotógrafo Jorge Henrique
1
lu almeida · Aracaju, SE
6/10/2006 · 78 · 7
 


Tudo bem, nem toda beleza natural pode ser colocada num ranking. Mas a foz do Rio São Francisco dá uma pequena noção do tamanho da vida. Parece lero de lombrado e exagero puro. Antes fosse. O Cabeço é um povoado parcialmente engolido pelas águas do Atlântico e guarda um dos melhores locais para acampar em Sergipe.

Antes da última hidrelétrica instalada no Velho Chico, existia uma ilha ao final da bacia hidrográfica do rio povoada por famílias de pescadores. Depois da Chesf ter inaugurado a estação em Canindé do São Francisco, Xingó, o refluxo das águas desequilibrou o braço-de-ferro que existia entre o rio e o mar. A maré avançou sem parar, engolindo as casas e a igreja do Bom Jesus. Hoje resta apenas uma faixa de areia e parte do farol.


onde fica
Segue a BR-101, pega o trevo para Neópolis. Passa os municípios de Pacatuba, Ilha das Flores, Brejo Grande até o seu povoado Saramém. É aí que pega um barco, no máximo R$ 20,00 por pessoa, até o Cabeço. Combine já a volta, não seja ingênuo, vale a pechincha.Para acampar, é recomendável ir numa turma com no máximo quatro pessoas.


por que ir
Nem adianta explicar sobre cada coqueiro caído na faixa de areia, sobre a vazante da maré revelando os restos de algumas casas, sobre o pescador que passa com peixe fresco e da morgação depois do banho. Ajeite sua barraca e tome uma água de coco no pé. Vale sempre o aviso, não suje.




comentários feed

+ comentar
Ana Cullen
 

Fiquei com muita vontade de ir! Mas e essas famílias? Elas foram remanejadas para outra área de pesca, elas foram indenizadas?
Abraços!

Ana Cullen · Brasília, DF 6/10/2006 16:40
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Diego Calazans
 

que bacana, Lu. e a foto também.
nossa própria Torre de Piza.

Diego Calazans · Aracaju, SE 6/10/2006 17:25
sua opinião: subir
lu almeida
 

oi,ana!!! boa parte das famílias residem hoje no povoado saramém no município de Brejo Grande. vale sempre nessas idas conversar com os moradores, tomar uma breja com eles.
quando estiver de passagem por Sergipe é só dar um combinar :)
abs

lu almeida · Aracaju, SE 6/10/2006 20:34
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Tiago Araujo Melo
 

vale lembrar que as águas do antlântico invadem alguns kilômetros rio adentro. o rio não tem mais a mesma força depois da contrução de várias usinas hidroelétricas. apesar de o lugar ser bastante bonito, não podemos esquecer que ele está pedindo socorro.

Tiago Araujo Melo · Aracaju, SE 7/10/2006 10:42
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Hilton B. de Aguiar
 

infelizmente, muitos lugares turisticos não popularizados caminham nessa direção tiago

Hilton B. de Aguiar · Aracaju, SE 9/10/2006 19:44
sua opinião: subir
joanna carozo
 

meus pais nasceram nesse lugarejo, passei muitas férias nesse lugar lindo, a casa da minha avó ficava em frente a igreja e do lado desse farol, sinto muitas saudades dessa época, a vista do alto desse farol era algo que emocionava.
a destruição desse lugar levou junto o passado de muita gente, doí saber que tudo aquilo virou lembranças.

joanna carozo · Maceió, AL 15/2/2007 22:06
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Jose c Santana
 

Estive em brejo grande e no povoado de saramen tem 90 novas residencias para os moradores todos pescadores tem escola e estao colocanda calçamento nas ruas e onibus para levar os alunos pra brejo grande o logar e muito bonito pena que a força das aguas estao derubando os coquiros da minha ultima visita 1996 ate 2009 dezembro o mar avançou mais de 30 metros e a grande mae naturesa que o homem nao sabe respeitar

Jose c Santana · Presidente Epitácio, SP 25/1/2010 16:45
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados