Calabar e Lampião em quadrinhos! De Ruben Vanderley Filho

1
Marcelo Cabral · Maceió, AL
25/8/2006 · 43 · 7
 

O premiado arquiteto maceioense Ruben Vanderley Filho é o audacioso autor de dois livros que retratam a trajetória de anti-heróis da região: o rei do cangaço Lampião e o controverso personagem natural de Porto Calvo, Calabar.

As duas histórias são totalmente contadas através da narrativa em quadrinhos, em boas edições preto-e-branco, material de qualidade, bom papel e boa impressão. O preto e branco favorece o estilo do desenhista Vanderley Filho, algo entre o quadrinho europeu clássico e a xilogravura.

O que mais impressiona em seus trabalhos são as transposições de paisagem. Quem conhece as belezas do sertão alagoano, a cidade lapinha de Piranhas, Angico, e o Rio São Francisco cortando tudo isso, vai reconhecer imediatamente a região ao folhear Lampião em Quadrinhos (1997) lançado com o suporte da Lei Federal de Incentivo a Cultura.

O livro mais recente do autor visa corrigir o que ele considera um equívoco histórico. Baseado na obra de Romeu de Avelar, Calabar em Quadrinhos (2005) questiona a suposta traição de Domingos Fernandes Calabar, ao abandonar a bandeira luso-filipina, quando Portugal estava sob domínio da Espanha, para se juntar aos holandeses do Forte Orange, na Ilha de Itamaracá.

Mais uma vez um belíssimo trabalho paisagístico, onde retrata fielmente o litoral norte de Alagoas, os conjuntos arquitetônicos, entre outros cenários da então Capitânia de Pernambuco.

O estilo europeu de diagramação e disposição do texto, um pouco estático e monótono, torna a leitura cansativa para fãs de quadrinhos mais dinâmicos, como os americanos e japoneses. Blocos de texto muito pesados contribuem com isso, mas, nada que comprometa a boa leitura de ambos os livros.

Um trabalho minucioso de pesquisa, a obra de Ruben Vanderley Filho é o que costumam chamar de “quadrinhos de autor”, ou seja, o escritor é o desenhista, o pesquisador, o roteirista, o ilustrador da capa. Autoral total mesmo!

Os dois livros receberam patrocínio da Cipesa Engenharia e da Usina Coruripe.



“Estrangeiro por estrangeiro, fico com os de Holanda. Portugal já não existe, é uma colônia murcha e obediente a Espanha. Por que prestar vassalagem a um rei que nada faz pela terra? Não me venderei nem a Espanha nem a Portugal. Escolho, entre dois conquistadores o que melhor me parece”.
Trecho do balão sobre a cabeça de Calabar, no livro de Vanderley Filho.

“Com o mesmo valor e sinceridade com que me bati pela vossa bandeira, me baterei pela bandeira da liberdade do Brasil, que é a holandesa. Tomo Deus por testemunha de que meu procedimento é indicado pela minha consciência de verdadeiro patriota”.
Resposta de Calabar à carta de Matias de Albuquerque. Documento do arquivo do Dr. Silveira Brasil, adquirido em Portugal, divulgado por Assis Cintra.

onde fica
Livrarias de Maceió
por que ir
Trabalho intenso de pesquisa das épocas em que viveram estes dois personagens, com suas paisagens, roupas, habitações, linguajar, etc.

A autor transpôs toda essa quantidade de informação para a linguagem da mídia em quadrinhos, resultando em um trabalho de valor tanto artístico, quanto documental.
quando ir
Qualquer hora boa de parar tudo pra ler algo interessante.
quem vai
Fãs de história de Alagoas e de história em quadrinhos.
quanto custa
Entrar em contato.
contato
(82) 3217-2220 e 3217-2219

comentários feed

+ comentar
Ana Cullen
 

Bacana a dica! É interessante qualquer movimento no sentido de revisar a história tradicional, além de ser algo muito mais atrativo do que os clássicos livros de história. Parabéns ao Ruben Vanderley Filho pelo trabalho e a você pela informação...

Ana Cullen · Brasília, DF 24/8/2006 17:42
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Ana Cullen
 

Ah! Será que não está com mais jeito de overblog essa notícia?

Ana Cullen · Brasília, DF 24/8/2006 17:46
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Marcelo Cabral
 

Olá Ana, obrigado pelos comentários, bom que gostou.
Então...creio que é mais uma dica pro guia mesmo. Pro overblog merecia um mergulho maior nas duas obras e uma conversa boa com o Ruben Vanderley Filho. mas obrigado pela sugestão.
abraço

Marcelo Cabral · Maceió, AL 25/8/2006 11:00
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
georgesaraiva
 

Qualquer que seja o motivo: arte é sempre arte! abraço

georgesaraiva · Guarapari, ES 25/8/2006 18:59
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cilo Roberto
 

Grande Marcelo,
muito boa essa dica cara.
eu tenho o primeiro livro e sou louco por ele, muito bom mesmo.
não sabia que o Ruben tinha feito outro, vou tentar comprar.
gosto muito do estilo dele.
valeu cara!

Cilo Roberto · Maceió, AL 29/8/2006 17:34
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcelo Cabral
 

Diga ai Cilo! bom demais né? recomendo de com força!

Marcelo Cabral · Maceió, AL 30/8/2006 12:34
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
sônia maria piatti
 

cabra cabral!
=)
massa...
com força!bjo.

sônia maria piatti · Maceió, AL 16/9/2006 22:23
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados