No mesmo viés das iniciativas de resgate da cultura tradicional indÃgena em obras literárias – vale destacar: iniciativas conduzidas pelos próprios indÃgenas – o CD Utãpinopona Basamari é um álbum triplo que celebra a música da etnia Tuyuka e sua conexão ritualÃstica com o divino. Um registro materializando a vitória de uma etnia que, a partir da década de 1980, foi uma das pioneiras no movimento de transformação da educação escolar de acordo com seus próprios critérios socioculturais.
Nas palavras da liderança Tuyuka, Poani Utãpinomacu, o trabalho nasceu da necessidade de criar instrumentos de fortalecimento da identidade Tuyuka. “Foi então preciso fazer oficinas de música tradicional para preservar, guardar e ensinar todo o conhecimento que os poucos velhos ainda podem transmitirâ€, comenta, no relato contido no substancial encarte da obra que pode ser considerado um manancial de informações e conceitos.
O CD triplo Utãpinopona Basamari é o resultado de duas oficinas realizadas na região da Cachoeira Comprida, no formato das festas tradicionais, onde foram gravadas as músicas respeitando os momentos de contar histórias, os ensinamentos da origem mitológica de danças, instrumentos e rezas pertencentes ao ritual. Uma terceira oficina foi realizada em São Gabriel da Cachoeira, em novembro de 2002, para organização, edição e gravação das partes que faltavam.
Para ouvidos sensÃveis, o trabalho apresenta a sonoridade de instrumentos como Weru Weru Hiricoã, flauta de três furos feita a partir do fêmur da anta, ou o Ñhamadupua, outro instrumento de sopro feito do crânio de veado trabalhado com a resina vegetal chamada de breu.
Ainda entre as informações do encarte, o sentido maior deste resgate é revelado em um trecho das palavras da liderança Tuyuka de olho à uma nova perspectiva. “Percebemos que depois de tanto tempo de condenação dessas cerimônias pelos missionários, este fato despertou no povo Tuyuka a solidariedade e união, importante para conseguir alcançar objetivos de nosso interesseâ€.
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