Canyons Catarinenses

Divulgação
No Canyon Fortaleza, do roteiro de canyons catarinenses, sente-se no céu!
1
Labes, Marcelo · Blumenau, SC
19/11/2007 · 106 · 4
 

Fica lá no extremo sul de Santa Catarina e está lá há milhões e milhões de anos. Hoje, com um roteiro preparado especialmente para o turismo, é possível visitar com segurança os canyons presentes nos municípios do sul do estado barriga-verde. Através de principalmente três roteiros disponíveis, passa-se pelos quinze municípios que integram a rota e se tem contato com a exuberância e a força da natureza e sem estilo mais artístico.

Os roteiros são todos turísticos, mas geralmente de férias, uma vez que exigem de 3 a 5 pernoites para completá-los. O que se tem, fazendo um percurso que encobre, geralmente, pelo menos quatro municípios, é uma visitação contemplativa que vai desde belezas naturais a turismo de compras. Mas um dos roteiros, que inclusive pode ser feito sem pernoite, em somente um dia, e é sem dúvida o mais procurado, é a visita aos canyons.

Abertos a visitação, são pelo menos quatro gargantas incrustadas em platôs de pedra. Temos então Canyon Fortaleza, o Canyon Rocinha e o Canyon da Pedra, cujas visitas são feitas na companhia de um guia especializado em levar para dentro da mata turistas que podem ter dificuldades em caminhar morro acima, porque é preciso subir — e muito.

No entanto, o vencedor de visitantes é o Canyon do Itaimbezinho, que já está em território sul-riograndense, mas tem acesso por Santa Catarina, inclusive porque o ingresso para o parque, bem como o guia e o roteiro com hospedagem, alimentação, etc., são agendados e vendidos através da Central de Atendimento ao Turista da Rota dos Canyons.

As caminhadas são recomendadas para maiores de 12 anos, pelo esforço seguido que se tem que fazer. Ao fechar um pacote (de dias ou de um dia só) os guias pedirão para serem levadas coisas importantes para um passeio, como roupas leves e quentes, calçados leves, mochilas... Por isso, o contato com a agenciadora de passeios é tão importante: para não cair em nenhuma armadilha do passeio.

Vale lembrar que o melhor a se fazer num passeio desse porte é entrar em contato, antecipadamente, com os órgãos responsáveis. Um dos problemas correntes é a falta de ingressos, por exemplo. Outro – e mais difícil de resolver – é a falta de guias. E passeios sem guia e sem ingresso não acontecem.

Nas próximas férias — ou quando estiver passando por Santa Catarina — deixe-se levar até a Rota dos Canyons e visite alguns dos maiores e mais belos atrativos nacionais de todo o território brasileiro. Mas, antes, informe-se a respeito da disponibilidade de se fazer o passeio. Tanto trabalho, vale realmente muito.


onde fica
No extremo-sul de Santa Catarina, na divisa com o Rio Grande do Sul. São quinze municípios que fazem parte do roteiro. No site da Rota dos Canyons se tem informações detalhadas sobre cada uma.
por que ir
Pela abrangência do roteiro, que inclui tanto o turismo-ecológico, como o cultural e o de compras. E pela segurança de se fazer um passeio acompanhado por guias treinados com uma equipe séria e comprometida com o seu trabalho.
quando ir
Durante todo o ano, embora no inverno o frio chegue a extremos. E antes de ir, não se esqueça de agendar a visita.
quem vai
Turistas do Brasil e do exterior. Os programas são ótimos para se fazer em família, principalmente se estiver de férias.
quanto custa
Os preços variam de acordo com cada roteiro, com o número de pernoites, se em camping ou hotel; variam de acordo com as refeições; de acordo com o preço do guia. Para cada caso, um preço. Quem pode informar é a Central de Atendimento ao Turista.
website
http://www.rotadoscanyons.com.br/
contato
Através dos telefones:
48 3532-1404
48 9911-5199

comentários feed

+ comentar
Fabinca
 

São maravilhosos mesmo!

O Fortaleza não fica no Rio Grande do Sul?

Fabinca · Bento Gonçalves, RS 19/11/2007 20:13
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Labes, Marcelo
 

Deveria ter dito "do roteiro de canyons de Santa Catarina", quando na verdade não são os canyons, mas o roteiro que é catarinense. Obrigado pela correção.

Labes, Marcelo · Blumenau, SC 19/11/2007 22:57
sua opinião: subir
Kais Ismail
 

Conheço, lindo mesmo!!
Mas, conheci pelo lado do RS...
Abraços

Kais Ismail · Porto Alegre, RS 20/11/2007 09:35
sua opinião: subir
bmoreira
 

São muito legais esses roteiros nos Canyons de SC e RS. Tem ótimas pousadas lá. Fiquei na Magia das Águas e achei muito bom o atendimento e o lugar. Pra quem quiser conhecer o site é www.magiadasaguas.com.br

bmoreira · Joinville, SC 1/11/2010 16:57
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados