O Capela é um bar, bar não, boteco mesmo, que existe há um ano e meio numa região onde existem outros botecos há mais tempo, mas por que então falar do Capela? Porque ele não é só um boteco, é também um agregador de arte, dos seus produtores e de seus produtos.
Para contar a história do bar (ôpa! Boteco...) preciso falar dos donos. Leandro e Jujuba (Ana Regina) se conhecem desde sabe-se lá quando, ele é formado em História pela Universidade de BrasÃlia, ela estuda Artes Cênicas na dita universidade. Jujuba tem o bar desde o terceiro semestre, ela conta que sempre trabalhou desde cedo, numa conversa (em outro boteco) sobre isso com o Leandro, disse que queria ter um negócio próprio, ele disse que queria ter um bar... pronto! A idéia surgiu em 2003, até a concretização foram quase dois anos.
Inaugurado dia 07 de Outubro de 2005, Jujuba brinca: “É libriano meu bar, por isso recebe todo mundo bemâ€. Desde o inÃcio a idéia era que fosse um bar preocupado com as expressões artÃsticas em geral, Jujuba é artista e acha que a arte não deve ficar restrita a galerias, teatros, espaços aos quais somente as pessoas da elite intelectual da cidade vão, a idéia da arte estar presente na vida das “pessoas normais†está na concepção do bar: “Por que não no bar? É uma galeria aberta 24 horas!†– Jujuba conseguiu concretizar parte da idéia, pois é mesmo uma galeria aberta de artes.
Perguntei a ela o que foi o diferencial para atrair artistas ao bar, pois as pinturas não existiam desde o começo, a resposta foi tão simples! O som... o bar tinha um som portátil que ficava no balcão tocando jazz, rock, MPB e samba, segundo ela as pessoas que gostam de boa música foram sendo atraÃdas. Mas foi em abril de 2006 que aconteceu a primeira pintura do bar, nesse momento o Capela deixou de ser “apenas um boteco†para ser um agregador de artistas. Já aconteceu a segunda pintura, mais ou menos 42 artistas já contribuÃram para os painéis do bar e logo deve acontecer a terceira!
Eu disse lá em cima que só parte da idéia inicial foi concretizada porque as pinturas estão funcionando bem, mas música e teatro não funcionam tão bem. Já aconteceram esquetes e apresentações de bandas no bar, o problema é que a prefeitura nunca autoriza a utilização de equipamento de som, nenhum! Inclusive por isso o som portátil do começo já não existe mais, eles correm risco de serem multados. A Jujuba está com um problema sério para conseguir alvará, nem mesmo para apenas um evento, durante o dia, ela consegue, como o caso do carnaval, vai ser fundado na quarta-feira de cinzas, o http://www.overmundo.com.br/agenda/bloco-esquina-do-capela" target="_blank">bloco Esquina do Capela, mas apenas com a autorização da polÃcia, na prefeitura da quadra não houve conversa. Ela diz e com razão que “Quem perde é a comunidade, pois o bar é freqüentado por artistas de todos os tipos, muitos em inÃcio de carreira que precisam de espaço. Eu tenho o espaço, mas fico com as mãos atadas, pois se eu fizer qualquer evento sem o alvará, vou sofrer as conseqüências.â€
Os músicos freqüentadores do bar cobram mais eventos musicais, eles querem mostrar e dividir seus trabalhos, mas se a Jujuba não consegue o alvará... fica difÃcil!
Hey dona Ana... dei uma lida por alto (só pra prestigiar, pois estou caindo de sono), mas já tenho umas dicas.
primeiro, o link correto para o bloco Esquina do Capela é http://www.overmundo.com.br/agenda/bloco-esquina-do-capela
vc havia colocado o link para o post na sala de edição. :)
segundo: a dica para a capelada é bem legal, mas ali, no final do post, fica meio datada. não é uma boa sacada tirar ela dali e colocar aqui nos comentários e, claro, fazer um post sobre isso na Agenda quando forem abertas as inscrições?
por hora é só isso.
de resto o post parece EXCELENTE!
mas eu volto aqui depois para degustá-lo com calma
Abração do Verde.
Olá, Ana!!
Capela boteco!? Gostei de tudo...
Agradecido, José
Boa idéia de colocar nos comentários a Capelada... quanto ao link, ele não vai ficar assim: http://www.overmundo.com.br/agenda/bloco-esquina-do-capela/, vai ter um número ainda e eu não tenho como saber qual é, pensei nisso quando coloquei... ele não redireciona para o post quando colocamos o link da sala de edição? Hunf... não sei como fazer...
Valeu José... é ótimo esse boteco...
Abraços!
E aqui está sobre a Capelada:
Os freqüentadores do bar estão agora organizando a Capelada, campeonato de futebol do Capela, até agora são quatro times: dos Garçons, do Leonel (freqüentador do bar conhecido de todos), das Artes Plásticas e da História, estão planejando abrir as inscrições oficialmente depois do carnaval, fiquem de olho!
Abraços!
Oi aninha... mesmo quando a colaboração tá em edição, ela já é acessÃvel pelo seu link "final". Pode colocar o link que eu te falei, que ele funciona. Eu testei o link antes de te falar, moça. :)
Quando for colocar um link. Usa sempre os links finais. Não sei se os links "de edição" continuam funcionando depois que a colaboração vai à votação e é publicada.
Abraços do Verde.
Valeu! Funcionou... hehehehe... só que como eu vou saber qual vai ser o link final?
Abraços!
Depois de publicar o material na sala de edição, vá até seu perfil e copie o link que estará na sua lista de "colaborações na fila de edição". O link que aparece lá já é o definitivo, embora quando você clique nele, ele direcione para o link da sala edição enquanto a colaboração ainda estiver em edição. :)
Abraços do Verde.
Que porta (do banheiro) mais esquisita. hahaha.
Imagina isso como fonte de inspiração pra bebum...
Gostei da dica, Ana. Parabéns.
As portas de banheiro antigas eram bem legais também.
Aninha, bem que vc podia fazer uma galeria de fotos do Capela lá no seu flickr, não? Aquele lugar é especial dimais da conta, sô! :D
Abraços do Verde.
que lugar legal!
ótimo post ana.
beijão
fran
Hey Aninha, parabéns pra você e pra jujuba. A dica sobre o Capela é uma das mais votadas da história do Guia Overmundo (e de longe a mais votada de BrasÃlia até hoje).
Um brinde do Verde a vocês, seus legais! :D
"O Capela é frequentado pelos malucos mais doidos que já vi...", conta um dos frequentadores, após doses cavalares (ou seriam capelares), de aguardente. Pra mim, o lugar ideal para se molhar a palavra.
Thiago Perpétuo · BrasÃlia, DF 22/5/2007 20:24Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!