Capela: galeria e boteco, por que não?

Ana Cullen
Uma das pinturas do Capela, bem representativa!
1
Ana Cullen · Brasília, DF
17/2/2007 · 217 · 12
 

O Capela é um bar, bar não, boteco mesmo, que existe há um ano e meio numa região onde existem outros botecos há mais tempo, mas por que então falar do Capela? Porque ele não é só um boteco, é também um agregador de arte, dos seus produtores e de seus produtos.
Para contar a história do bar (ôpa! Boteco...) preciso falar dos donos. Leandro e Jujuba (Ana Regina) se conhecem desde sabe-se lá quando, ele é formado em História pela Universidade de Brasília, ela estuda Artes Cênicas na dita universidade. Jujuba tem o bar desde o terceiro semestre, ela conta que sempre trabalhou desde cedo, numa conversa (em outro boteco) sobre isso com o Leandro, disse que queria ter um negócio próprio, ele disse que queria ter um bar... pronto! A idéia surgiu em 2003, até a concretização foram quase dois anos.
Inaugurado dia 07 de Outubro de 2005, Jujuba brinca: “É libriano meu bar, por isso recebe todo mundo bem”. Desde o início a idéia era que fosse um bar preocupado com as expressões artísticas em geral, Jujuba é artista e acha que a arte não deve ficar restrita a galerias, teatros, espaços aos quais somente as pessoas da elite intelectual da cidade vão, a idéia da arte estar presente na vida das “pessoas normais” está na concepção do bar: “Por que não no bar? É uma galeria aberta 24 horas!” – Jujuba conseguiu concretizar parte da idéia, pois é mesmo uma galeria aberta de artes.
Perguntei a ela o que foi o diferencial para atrair artistas ao bar, pois as pinturas não existiam desde o começo, a resposta foi tão simples! O som... o bar tinha um som portátil que ficava no balcão tocando jazz, rock, MPB e samba, segundo ela as pessoas que gostam de boa música foram sendo atraídas. Mas foi em abril de 2006 que aconteceu a primeira pintura do bar, nesse momento o Capela deixou de ser “apenas um boteco” para ser um agregador de artistas. Já aconteceu a segunda pintura, mais ou menos 42 artistas já contribuíram para os painéis do bar e logo deve acontecer a terceira!
Eu disse lá em cima que só parte da idéia inicial foi concretizada porque as pinturas estão funcionando bem, mas música e teatro não funcionam tão bem. Já aconteceram esquetes e apresentações de bandas no bar, o problema é que a prefeitura nunca autoriza a utilização de equipamento de som, nenhum! Inclusive por isso o som portátil do começo já não existe mais, eles correm risco de serem multados. A Jujuba está com um problema sério para conseguir alvará, nem mesmo para apenas um evento, durante o dia, ela consegue, como o caso do carnaval, vai ser fundado na quarta-feira de cinzas, o http://www.overmundo.com.br/agenda/bloco-esquina-do-capela" target="_blank">bloco Esquina do Capela, mas apenas com a autorização da polícia, na prefeitura da quadra não houve conversa. Ela diz e com razão que “Quem perde é a comunidade, pois o bar é freqüentado por artistas de todos os tipos, muitos em início de carreira que precisam de espaço. Eu tenho o espaço, mas fico com as mãos atadas, pois se eu fizer qualquer evento sem o alvará, vou sofrer as conseqüências.”
Os músicos freqüentadores do bar cobram mais eventos musicais, eles querem mostrar e dividir seus trabalhos, mas se a Jujuba não consegue o alvará... fica difícil!

onde fica
408 norte, no prédio que chamam de complexo do pôr-do-sol (que é um outro boteco da região, o mais popular.)
por que ir
Perguntei para alguns frequentadores: por que o Capela e não o boteco do lado? A resposta em geral foi: é um bar de pessoas interessantes, onde sempre podemos conversar tranqüilamente, é mais calmo que os outros.
Embora fique cheio e sempre tem algum cantador de plantão, realmente é o boteco mais aconchegante...
Um deles brincou: "Desculpa, mas é muito íntimo o motivo..."
quando ir
De segunda a sábado, a partir das 18 hrs é garantido que vai estar aberto.
quanto custa
Quanto você for beber... e comer.
A cerveja é R$ 2,70. Tem porções de batata frita e calabresa. Ao lado do bar tem uma lanchonete que vende vários tipos de salgados por um real, recomendo o pastel.

comentários feed

+ comentar
Daniel Duende
 

Hey dona Ana... dei uma lida por alto (só pra prestigiar, pois estou caindo de sono), mas já tenho umas dicas.

primeiro, o link correto para o bloco Esquina do Capela é http://www.overmundo.com.br/agenda/bloco-esquina-do-capela
vc havia colocado o link para o post na sala de edição. :)

segundo: a dica para a capelada é bem legal, mas ali, no final do post, fica meio datada. não é uma boa sacada tirar ela dali e colocar aqui nos comentários e, claro, fazer um post sobre isso na Agenda quando forem abertas as inscrições?

por hora é só isso.
de resto o post parece EXCELENTE!
mas eu volto aqui depois para degustá-lo com calma


Abração do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 15/2/2007 03:51
sua opinião: subir
José
 

Olá, Ana!!
Capela boteco!? Gostei de tudo...
Agradecido, José

José · Criciúma, SC 16/2/2007 10:40
sua opinião: subir
Ana Cullen
 

Boa idéia de colocar nos comentários a Capelada... quanto ao link, ele não vai ficar assim: http://www.overmundo.com.br/agenda/bloco-esquina-do-capela/, vai ter um número ainda e eu não tenho como saber qual é, pensei nisso quando coloquei... ele não redireciona para o post quando colocamos o link da sala de edição? Hunf... não sei como fazer...
Valeu José... é ótimo esse boteco...
Abraços!

Ana Cullen · Brasília, DF 16/2/2007 11:11
sua opinião: subir
Ana Cullen
 

E aqui está sobre a Capelada:
Os freqüentadores do bar estão agora organizando a Capelada, campeonato de futebol do Capela, até agora são quatro times: dos Garçons, do Leonel (freqüentador do bar conhecido de todos), das Artes Plásticas e da História, estão planejando abrir as inscrições oficialmente depois do carnaval, fiquem de olho!
Abraços!

Ana Cullen · Brasília, DF 16/2/2007 11:12
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Oi aninha... mesmo quando a colaboração tá em edição, ela já é acessível pelo seu link "final". Pode colocar o link que eu te falei, que ele funciona. Eu testei o link antes de te falar, moça. :)

Quando for colocar um link. Usa sempre os links finais. Não sei se os links "de edição" continuam funcionando depois que a colaboração vai à votação e é publicada.

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 16/2/2007 13:36
sua opinião: subir
Ana Cullen
 

Valeu! Funcionou... hehehehe... só que como eu vou saber qual vai ser o link final?
Abraços!

Ana Cullen · Brasília, DF 16/2/2007 14:02
sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Depois de publicar o material na sala de edição, vá até seu perfil e copie o link que estará na sua lista de "colaborações na fila de edição". O link que aparece lá já é o definitivo, embora quando você clique nele, ele direcione para o link da sala edição enquanto a colaboração ainda estiver em edição. :)

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 16/2/2007 14:10
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcos Paulo
 

Que porta (do banheiro) mais esquisita. hahaha.

Imagina isso como fonte de inspiração pra bebum...

Gostei da dica, Ana. Parabéns.

Marcos Paulo · Rio de Janeiro, RJ 16/2/2007 23:58
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

As portas de banheiro antigas eram bem legais também.
Aninha, bem que vc podia fazer uma galeria de fotos do Capela lá no seu flickr, não? Aquele lugar é especial dimais da conta, sô! :D

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 17/2/2007 00:03
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Francinne Amarante
 

que lugar legal!
ótimo post ana.
beijão
fran

Francinne Amarante · Brasília, DF 19/2/2007 03:34
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Hey Aninha, parabéns pra você e pra jujuba. A dica sobre o Capela é uma das mais votadas da história do Guia Overmundo (e de longe a mais votada de Brasília até hoje).

Um brinde do Verde a vocês, seus legais! :D

Daniel Duende · Brasília, DF 22/2/2007 04:10
sua opinião: subir
Thiago Perpétuo
 

"O Capela é frequentado pelos malucos mais doidos que já vi...", conta um dos frequentadores, após doses cavalares (ou seriam capelares), de aguardente. Pra mim, o lugar ideal para se molhar a palavra.

Thiago Perpétuo · Brasília, DF 22/5/2007 20:24
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

As portas do banheiro do bar também são arte. zoom
As portas do banheiro do bar também são arte.
Sem perder o bom humor: a vaquinha da cerveja! zoom
Sem perder o bom humor: a vaquinha da cerveja!
Olha a Ana Regina (Jujuba) aí gente! zoom
Olha a Ana Regina (Jujuba) aí gente!
Capela de dia, galeria 24 hrs! Essa é a primeira pintura, já foi renovada. zoom
Capela de dia, galeria 24 hrs! Essa é a primeira pintura, já foi renovada.
Mensagem de um dos artistas entre uma tela e outra. zoom
Mensagem de um dos artistas entre uma tela e outra.
Essa era a minha pintura favorita, da primeira fase, já tem outra por cima! zoom
Essa era a minha pintura favorita, da primeira fase, já tem outra por cima!

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados