Capela Santa Maria - Novo Teatro em Curitiba

Lucilia Guimarães
1
Téo Ruiz · Curitiba, PR
20/2/2008 · 116 · 4
 

Apesar do nome, Capela Santa Maria é um novo espaço cultural em Curitiba, o que muito deve ser comemorado por aqui. Aliás, alguns espaços culturais da cidade levam no nome sua função original, como a Pedreira Paulo Leminski (uma pedreira desativada), Teatro do Paiol (antigo paiol de pólvora), etc.
Depois de uma bela restauração, o local virou um teatro lindo, com 278 lugares voltado principalmente para música erudita. Uma construção em estilo neoclássico datada de 1939, o local estava completamente abandonado há vários anos, vulnerável à chuva somente nos últimos 8 antes do início da restauração. Essa capela fazia parte do conjunto de edificações do antigo Colégio Santa Maria, tradicional na cidade, que ainda existe porém com prédios mais modernos.
É um espaço muito bem planejado, estilo teatros europeus. Grande, mas pequeno no tamanho da platéia. É, talvez isso poderia ter sido um pouco melhor aproveitado. Mas como não sou engenheiro, deixo isso apenas como um simples pitaco. Agora, trazer a Letíca Spiler para a inauguração, isso não precisava mesmo. Coisas de uma província em desenvolvimento.

onde fica
Curitiba-PR

Esquina da Rua Marechal Deodoro com a Conselheiro Laurindo
por que ir
Vale a pena conferir o trabalho de restauração, ficou muito bonito mesmo. E os concertos clássicos devem ser bons de ouvir lá, ainda não tive a oportunidade de conferir um ao vivo, só fomos na inauguração.
quando ir
Quando tiver concertos!
website
www.fccdigital.com.br

comentários feed

+ comentar
Helena Aragão
 

Que ótimo, Téo! Um espaço novo dedicado à música clássica é coisa rara no Brasil todo, imagino... Pelas fotos, parece lindo e tem cara de ter boa acústica, como costuma ser em capelas e igrejas. Excelente dica de visita para quem vai a Curitiba!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 19/2/2008 12:15
sua opinião: subir
Téo Ruiz
 

Valeu Helena, o lugar é muito bonito mesmo! Só sei que quem estreou a capela foi meu filho. Logo após anunciarem o discurso do presidente da Fundação Cultural daqui, o público aplaudiu e ele se assustou, dando um sonoro "buáaaa", ecoando na capela toda!!!! Essa foi minha única experiência de acústica lá até agora, e meu filho estreou a capela!!! Foi muito engraçado, todo mundo deu uma discreta risada também. Mas a acústica parece ser boa sim, quando eu assistir um concerto lá eu te aviso.
Abraços!

Téo Ruiz · Curitiba, PR 20/2/2008 08:33
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

lindo o espaço! parabéns pela dica.

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 21/2/2008 08:43
sua opinião: subir
Suzana Lyra Strapasson
 

Belíssimo lugar! Que possamos sempre contar com o apoio do público para com a Fundação Cultural e que muitos eventos se realizem aqui!
Abraço
Suzana Lyra Strapasson

Suzana Lyra Strapasson · Curitiba, PR 30/11/2008 13:05
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados