Abaô, o iniciado no culto de angola.
Grupo Abaô de Capoeira Angola, o iniciado nos mistérios da arte-luta, que começa a gingar a partir de 1994 em Aracaju, Sergipe. O primeiro grupo de capoeira angola do estado.
Terminada a oficina ministrada pelo GCAP (Grupo de Capoeira Angola Pelourinho) em Aracaju, que durou 5 meses, os membros participantes da oficina, liderados por Robson Martins, decidem dar continuidade às atividades de Capoeira Angola. Para isso, entram em contato com o contra mestre, hoje Mestre, Valmir Damasceno.
O Mestre Valmir, no final de 1994, se desliga do GCAP e, juntamente com os mestres Cobrinha Mansa e Jurandir, criam a FICA- Fundação Internacional de Capoeira Angola- com sede em Salvador e nos Estados Unidos.
A recepção do Mestre Valmir é fundamental para a organização do Grupo Abaô. Ele deu todo aporte necessário para poder se iniciar um trabalho inédito no estado de Sergipe, vinculado aos valores e fundamentos tradicionais da Capoeira Angola. Seu carisma, aliado à sua competência e dedicação, transforma-o na pedra angular do Grupo Abaô de Capoeira Angola.
Nesses 13 anos, inúmeras vezes o grupo realizou atividades em Aracaju com a presença de Mestre Valmir, como também, participou de variados eventos promovidos pela FICA em Salvador. Além da Capoeira Angola, o Abaô tem participação ativa em diversos debates, trabalhos e eventos ligados ao Movimento Negro de Sergipe. Sempre voltado ao compromisso social, desenvolveu atividades com crianças e adolescentes afrodescendentes em situação de risco. O que o fez idealizar, inclusive, a Associação Abaô de Arte-Educação e Cultura Negra, um dos sonhos, que o grupo está se esforçando para colocar em prática.
Legal, são coisas do Brasil. Imaginava que em toda capital do nordeste notadamente as litorâneas Capoeira fosse como berduegua em capoeira (roça velha), nao precisasse plantar, munto menos "importar". Mas ... é isto.
Andre Pessego · São Paulo, SP 4/5/2007 06:17Cara Maramarina, você já soube sobre o Censo da Capoeira? www.soucapoeira.org. Por favor, divulgue. Grande abraço
Robson Araujo · Campina Grande, PB 31/1/2008 10:26Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!