Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Casa da Cultura – Centro de Formação Artística e Cultural da Baixada Fluminense

.joao xavi.
.Fachada da Casa da Cultura.
1
joao xavi · São João de Meriti, RJ
4/11/2007 · 99 · 4
 

Carregar o título de Lar da Cultura de toda uma região é responsabilidade das grandes. Quando essa região é reconhecidamente carente de espaços destinados ao exercício de atividades culturais, a responsabilidade cresce mais ainda. Mas se você acha que essa pressão toda assusta a rapaziada da Casa da Cultura, você está muito enganado. Engajados na militância cultural há muitos anos, um grupo de professores e artistas começou a moldar em 1991 o sonho de um espaço dedicado a promoção da arte, do esporte e de algumas reflexões. Hoje este sonho pulsa forte no bairro Praça da Bandeira, coração de São João de Meriti.

Batizado como Centro de Formação Artística e Cultural da Baixada Fluminense, a Casa funciona como uma organização não governamental que tem como princípio oferecer mais do que caminhos para diferentes possibilidades de formação artística. A grande questão do grupo é a elaboração da cidadania para a comunidade da região. As reflexões propostas giram em torno da questão da afro-descendência, de gênero, da juventude e do combate a violência. Estes pontos são abordados através de atividades de arte-educação, organizadas principalmente a partir de dois grupos: A Pequena Trupe de Brinquedos, e o Circo Social.

O primeiro é voltado pra criançada, dos 7 aos 15 anos. Entre exercícios realizados na própria Casa, e outras produções expostas ao público externo, os pequenos acabaram de estrear o espetáculo “Criança não trabalha, criança dá trabalho”. Inspirada na música de Arnaldo Antunes, a montagem celebra no palco o direito universal da criança brincar e sonhar.

O segundo grupo abre espaço para os adolescentes e, como o próprio nome propõe, trabalha no campo das atividades circenses. Encontrei essa rapaziada muito empolgada, ensaiando um espetáculo que seria encenado na festa de um dos grupos que patrocina a Casa.

Além dos projetos tocados pela própria administração, a Casa também abre seu espaço para ensaios e apresentações de outros grupos culturais da Baixada. O sistema de parcerias é um dos pontos fortes da organização. Atualmente a Casa apóia projetos como o “Observatório dos direitos da infância e juventude”, e o “Alimentação é cultura”. Indicando assim, com ainda mais certeza, que o fazer cultural vai muito além do palco.

Telecentro
O espaço, um anexo na esquina da Casa, oferece além de aulas de informática, acesso gratuito a internet. A concorrência para utilizar os computadores é grande, a administração estima que o telecentro receba aproximadamente 500 acessos mensais. Todos os computadores são equipados com software livre.

Rádio Onda Livre, 94,3
Um dos braços que atua junto a Casa é a Rádio Comunitária Onda Livre (94,3). A rádio funciona no espaço da Casa, tem alcance em todos os municípios da Baixada e oferece a essa população uma programação variada.
Suzana, uma das radialistas, me explicou que: “Na parte da manhã a programação é voltada para notícias e um resgate de sons mais antigos, MPB, tudo para o público adulto. Na parte da tarde a gente já abre a programação pra uma abordagem mais pra jovem. Daí tem muito rock, hip-hop, quer dizer, estilos musicais que a juventude da Baixada gosta de ouvir”.
A rádio é totalmente operada e gerenciada por moradores da região.

onde fica
Rua Machado de Assis, Lote 12 - Quadra 84
Praça da Bandeira, São João de Meriti - RJ
por que ir
A Casa da Cultura da Baixada é um ponto de referência de cultura e atuação política da região. Se algum destes pontos tratados no texto lhe interessa, a Casa é o lugar.
quando ir
A Casa funciona de segunda a sábado, com horários específicos para cada atividade. É interessante entrar em contato para ir na boa e conferir o que mais lhe interessa.
quem vai
Crianças, jovens e adultos da região, todos interessados em produção e reflexão artística.
quanto custa
As oficinas e aulas são gratuitas.

Algumas apresentações e festas podem cobrar entrada para ajudar a arcar com os custos.
website
http://www.casadaculturabaixada.org.br/
contato
Tel: 2751 58 25
Fax: 2751 35 38
casadacultura@casadaculturadabaixada.org.br

comentários feed

+ comentar
Cintia Thome
 

muito Bacana a reportagem sobre a Casa da Cultura...
Abçs...

Cintia Thome · São Paulo, SP 5/11/2007 13:01
sua opinião: subir
Mailsa
 

Gostei muito de saber que São João de Merití está com um lugar tão legal assim. Entrei também no site de vocês e gostei muito. Desejo de coração muito Sucesso!!

Mailsa · Petrópolis, RJ 5/11/2007 16:51
sua opinião: subir
joao xavi
 

Olha Maisa, pra saber TUDO que acontece na Casa só mesmo passando um tempo por lá.
Porque é tanta coisa, mas tanta coisa, que eu só escrevi aqui um poquinho (até acabar o espaço de caracteres) de tudo que a rapaziada produz, viabiliza e movimenta.

E olha que eles estão tocando vários projetos novos. Assim que as coisas forem acontecendo eu vou dando as notícias por aqui.

abraços

joao xavi · São João de Meriti, RJ 6/11/2007 00:54
sua opinião: subir
louzada escobar
 

ola meus amigos meu nome e joao carlos lçouzada escobar foi uma bençai ter descoberto este portal onde posso mostrar meu trabalho a muita gente sou luremarker(faço iscas artificiais artificiais totalmente artezanais feitas a mao) meu site e www.wix.com/louzadaescobar/escobarlure agradeço a todos que me estao abrindo esta nova porta sou um artezao fiquem com jesus caso alguem queira me contactar meus tels sao 2126627982 -2197944375
email louzadaescobar@ig.com.br de novo obgd

louzada escobar · São João de Meriti, RJ 19/1/2013 16:58
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

.fachada do telecentro. zoom
.fachada do telecentro.
.crianças tendo aula no telecentro. zoom
.crianças tendo aula no telecentro.
.integrantes do circo social ensaiando apresentação. zoom
.integrantes do circo social ensaiando apresentação.
.projeto apoiado pela Casa. zoom
.projeto apoiado pela Casa.
.rapaziada que produz o programa de música gospel na rádio onda livre. zoom
.rapaziada que produz o programa de música gospel na rádio onda livre.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados