Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Casa da Cultura de Belford Roxo

Tetê Oliveira
Sejam bem-vindos à Casa de Cultura de Belford Roxo
1
Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ
16/8/2007 · 114 · 3
 

Cena 1: um grupo de cerca de 50 alunos da Escola Estadual Vital Brasil é incentivado por seus professores a saírem de suas salas de aula em pleno horário escolar.

Cena 2: a exibição do filme “Absolutamente Certo”, uma comédia de 1957, dirigida por Anselmo Duarte e estrelada por Dercy Gonçalves, está prestes a começar na Sala Popular de Cinema Ankito.

Cena 3: a companhia de teatro da Casa da Cultura de Belford Roxo faz os últimos preparativos para a sessão da peça infanto-juvenil “A bruxinha que era boa”, de Maria Clara Machado, no pequeno pátio interno do espaço cultural.

Em poucos minutos, os alunos de duas turmas da 5ª série saem dos limites da Vital Brasil e chegam à Casa de Cultura, no bairro Nova Piam, em Belford Roxo, Baixada Fluminense, para participar de um programa cultural em dose dupla: cinema e teatro – de boa qualidade e totalmente gratuito.

Inaugurada em 2000, a Casa de Cultura de Belford Roxo mantém uma intensa programação cultural, oferecendo a crianças, jovens e adultos o acesso a exposições, cinema, teatro, leitura e cursos gratuitos. Atualmente, são promovidas oficinas de pintura em tela, redação e produção de texto, decapê e teoria musical, entre outras.

Graças a uma parceria entre os governos estadual e municipal, o espaço dispõe da Sala Popular de Cinema Ankito, que tem capacidade para 80 pessoas. A presença de alunos nas sessões obedece a um agendamento prévio, mas há sempre lugares disponíveis para a comunidade em geral.

No interior da Casa de Cultura, incluindo o pátio, são apresentadas peças teatrais, exposições de artes plásticas – coletivas ou individuais, de artistas locais, regionais ou nacionais, de acervos de instituições de outras cidades, como o do Museu Casa do Pontal -, encontros poéticos e shows de música. O espaço ainda expõe seu acervo fixo, composto por 30 obras, doadas por participantes do concurso de pintura sobre tela, “Paisagens da minha terra”, promovido pela prefeitura local entre os anos 1997 e 2000.

Num imóvel anexo, funciona a Biblioteca Tim Lopes, que tem um acervo de cerca de 3.500 volumes. O local é mais procurado por estudantes, em busca de informações para suas pesquisas escolares.

Escola, história, samba e carnaval

Nesse segundo semestre de 2007, um novo projeto começa a ser desenvolvido pela direção da Casa de Cultura, em parceria com as escolas da cidade. Trata-se do “Escola de Samba, Escola de Vida”. A idéia é formar uma escola de samba, reunindo somente os alunos das redes públicas estadual e municipal. O enredo pretende ser uma aula de história: “A caminhada histórica da cidade de Belford Roxo – da sua origem aos dias atuais, enfatizando a emancipação”.

Vinte e sete escolas aceitaram o convite para participar do projeto e já estão ensaiando seus primeiros passos para não fazer feio na avenida. Cada unidade escolar representará uma ala. O processo de criação da agremiação será semelhante ao de uma escola de samba tradicional: o samba-enredo será escolhido numa disputa entre composições assinadas pelos próprios alunos, as fantasias serão confeccionadas por eles e com material reciclável (isopor, garrafas pet, papel, latas etc.), sempre sob orientação de seus professores. O desfile ainda não tem data definida – talvez aconteça em dezembro ou até mesmo no carnaval de 2008. Uma coisa é certa: o projeto e seus realizadores merecem nota 10.

onde fica
Casa da Cultura de Belford Roxo
Avenida Bob Kennedy s/n, Nova Piam (perto da Vila Olímpica).

Como chegar de ônibus:
Belford Roxo – Recantus / via Jambuí (empresa Vera Cruz) – ponto em frente à estação de trem de Belford Roxo, no centro da cidade.

Nova Iguaçu – Recantus (empresa Vera Cruz) – ponto nos fundos do supermercado Guanabara, no centro de Nova Iguaçu.
por que ir
Pra participar de uma de suas oficinas.
Pra assistir a um cineminha.
Pra prestigiar os espetáculos teatrais e exposições em cartaz.
Pra pesquisar na biblioteca.
Pra se divertir e aprender um pouquinho mais.
quando ir
A Casa de Cultura funciona de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h30m.
As sessões de cinema acontecem de 3ª a 5ª feira, às 15h.
quem vai
Alunos, professores, artistas locais e moradores da comunidade em geral.
quanto custa
Entrada franca.
contato
Tel. (21) 2761-7338

comentários feed

+ comentar
crispinga
 

Sempre, Tetê, maravilhosa!
Bjk
Cris

crispinga · Nova Friburgo, RJ 16/8/2007 20:40
sua opinião: subir
Tetê Oliveira
 

Valeu, Cris!
Beijo.

Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ 17/8/2007 22:31
sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

Cumpre informar que após 101 (ou 103 segundo a a irreverência dela) Dercy Gonçalves nos deixou às quatro da tarde de hoje. Consta que os Paraíso está em polvorosa, despreparado que estava para a ascenção irreverente de nossa eterna humorista, corista, atriz, pessoa de finíssimo trato. Alguém haverá de ser muito bem ensaiada para interpretar o papel que ela sempre interpretou no teato, na revista, na tevê, no cinema: o dela mesma, por 70 anos, no mínimo.



Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 19/7/2008 18:26
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Vai começar a sessão na Sala Ankito zoom
Vai começar a sessão na Sala Ankito
Jovens atores da Casa da Cultura em ação zoom
Jovens atores da Casa da Cultura em ação
Formando novas platéias zoom
Formando novas platéias
zoom
"Feirinha", uma das obras vencedoras do concurso "Paisagens"

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados