Inaugurada em 13 de novembro de 2000, a Casa de Cultura Roberto Carlos é um ótimo espaço - bem cuidado e preservado - para quem quer conhecer um pouco da vida do cantor capixaba, considerado Rei da música popular no Brasil.
A Casa de Cultura funciona na residência onde Roberto Carlos nasceu e passou sua infância. O imóvel foi adquirido pela Prefeitura local e passou por uma restauração, a fim de manter suas características arquitetônicas originais. No espaço, pode-se encontrar fotos, discos, quadros e instrumentos musicais, além do fogão à lenha onde dona Laura - a Lady Laura, mãe de Roberto - cozinhava.
Visitar a "casa" do Rei é conhecer as histórias do menino que sentava no cantinho da varanda, para decorar as letras das músicas que cantava na rádio. É conhecer histórias da infância de um menino-cantor que faria sucesso no Brasil, mas que, na década de 40 e 50, ainda era o pequeno Zunga, como era conhecido na - já nem tão pequena - cidade de Cachoeiro de Itapemirim.
Quando da restauração da casa - que é bastante simples, são seis pequenos cômodos -, foram replantados no jardim dois flamboyants que existiam na época que seu morador ilustre vivia ali.
No pavimento superior há, também, o Cantinho do Artesão, sede da Associação dos Artesãos de Cachoeiro de Itapemirim. Neste espaço podem-se encontrar diversos produtos artesanais em pedras, contas, madeiras, tecidos, além de doces, pães caseiros e compotas. O horário de funcionamento é o mesmo da Casa.
Veja o mapa da cidade, com o local onde fica a Casa de Cultura.
Claudia, muito legal essa dica. às vezes acho que aqui no estado a gente não fala muito do Roberto como um cantor da terra, não é mesmo? Eu, pelo menos, não conheço nenhuma banda daqui que gravou Roberto.
Interessante ter lá na casa o piano em que ele compunha. Ele mesmo já assumiu numa entrevista que não sabe tocar piano.
Ilha, Roberto Carlos é um ícone Nacional, sem dúvida. Acho que se alguma Banda daqui fizer uma seleção bacana das canções da Jovem Guarda, é bem capaz de fazer sucesso.(Isso se a gravadora,ou a editora detentora dos direitos deixar,né?). Mas não custa tentar, se for pra fazer o público feliz. Para falarmos da Casa de Cultura Roberto Carlos, aconteceu uma certa pesquisa, e mesmo que Roberto tenha admitido que não toque piano, isso não exclui o fato de que talvez tenha se debruçado naquele instrumento, tentando fazê-lo.Portanto, acredito que tendo assumido não ser um instrumentista, o fato de ter tido um piano, pode tê-lo inspirado apenas ao tocar algumas teclas afinadas.
Será?
puget
Bom, o piano está lá e segundo dizem os "guardiões" da casa pertencia à Rádio Cachoeiro e foi usado pelo cantor, que nele aprendeu seus "primeiros acordes". Essa informação também está no site oficial da Casa de Cultura.
Bom, o fato é que talvez Roberto Carlos tenha se esquecido disso, assim como se esqueceu - segundo muitos de seus conterrâneos - de sua pequena Cachoeiro.
Enquanto uns o criticam por não ter se engajado nos movimentos contra a ditadura militar - leia esta interessante crítica -, outros o criticam por ignorar sua cidade natal. E e outros, ainda, não se importam, ouvem o Rei e pronto - aos risos ou aos prantos - "e que tudo mais vá pro inferno", rs.
Olá, Claudia:
Surfando pelo Overmundo me deparei com essa pérola de matéria que vc postou aqui (devia ter me avisado).
Por mais críticas que se possa ter ao Roberto Carlos como pessoa e como artista, não dá para negar o papel que suas canções tiveram ao embalar o imaginário afetivo dos brasileiros.
Pessoalmente, gosto muito de Musica Suave, entre outras. Acho tambem que a participação do Erasmo foi muito importante para aquilo que tem qualidade na obra da dupla.
Esse patrulhamento ideológico é uma bobagem, e só pode partir de quem desconhece, por exemplo, que o grande mentor intelectual, digamos assim, da Jovem Guarda, que idealizou estética e estratégicamente o movimento, foi o jornalista e publicitário Carlito Maia, que era de esquerda, foi fundador e militante do PT até morrer, e foi o criador dos grandes slogans, como oPTei, Lula Lá, e Sem Medo De Ser Feliz.
Estranho seria se Cachoeiro não tivesse nenhum registro de que é cidade de origem de um artista com a popularidade de Roberto Carlos. Mas Cachoeiro é berço também do grande cronista Rubem Braga, e parece que existe lá também uma Casa de Cultura que o homenageia. Quem sabe não seria o mote para outra matéria escrita pela Claudia ?
Um abraço.
Orlando
Há sim, em Cachoeiro, a Casa dos Braga, onde viveram os irmãos Newton e Rubem Braga. A Casa é sede da Biblioteca Pública Municipal e tem um museu com livros e manuscritos dos irmãos Braga.
Certamente, será mote para outro Guia, Cláudia!
Pôxa , D. Claudia que economia!
Nema data que ele nasceu, nem quando ele saiu dai em busca do sucesso! Me mande se souber!
AZnº,
Roberto Carlos nasceu em 19 de abril de 1941. Até hoje a cidade de Cachoeiro de Itapemirim comemora a data com uma grande festa.
Aos 13 anos, Roberto foi morar em Niterói, no Rio.
Em tempo:
Onde se lê críticas ao Roberto Carlos como pessoa como pessoa, leia-se como cidadão.
Um abraço.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!