Passei poucas horas em Muqui, parte delas já à noite. Mas foi só chegar para perceber o charme das casas em volta da praça e da rua principal. Casarões de vários estilos, em geral bem preservados e com cores fortes deixam a grande praça ainda mais bonita.
A cidade nasceu no fim do século XIX, mas com o século XX chegou a estrada de ferro, o que foi sinônimo de crescimento. TÃpica cidade do café nos anos 20 e 30, enfrentou uma certa decadência econômica na década de 50, que resultou também numa transformação arquitetônica, com estilos mais modernos sendo implementados aos poucos.
Parte desses casarões históricos está tombada. Independente disso, foi gratificante ver que a população parece ciente da importância daqueles imóveis - muitas vezes não basta o tombamento, é fundamental que haja conscientização do valor daqueles espaços.
Há opções de turismo rural, ecoturismo e ainda um Encontro Nacional de Folias de Reis que já dura mais de 50 anos! Recentemente, Muqui ficou mais conhecida por conta do curta-metragem Brilhantino, sobre um velho morador da cidade que vive há mais de 30 anos numa caverna. O filme fez parte do projeto Revelando os Brasis e foi exibido em vários festivais.
lindo, helena! em breve vou fazer um guia com os casarões de quissamã, no interior do rio.
Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 29/5/2007 13:25Maravilha, Mattoso! Vou ficar de olho, não conheço Quissamã! Abraço!
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 29/5/2007 13:38
Helena, na verdade, parte dos casarões - não sei precisar o número, mas são cerca de 200 - já foram tombados. Mas, ainda há mais casarões na lista. Ao todo, são cerca de quinhentos imóveis, incluindo as fazendas da zona rural. Algumas, como a fazenda dos Andes e a de Santa Rita (a 5km da sede da cidade) recebem visitantes dentro do projeto cama e café. Muqui é hoje o maior sÃtio histórico do EspÃrito Santo.
A casa azul é linda por fora e por dentro, com pinturas da década de 20, quando fervilhavam as criações pós Semana de Arte Moderna.
Bjos e parabéns!
Opa, obrigada Ériton, vou bem fazer mudanças então, aproveitando que isso é possÃvel enquanto está na fila de edição. E parabéns pela tua cidade, é um charme, não esperava que fosse tão bonitinha! :)
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 29/5/2007 14:53
Muqui é realmente um lugar incomum. Bem legal você ter falado da cidade aqui no guia.
Conheci Quissamã, Guilherme. Me impressionou muito bem, principalmente pelas antigas fazendas de cana no entorno. Legal falar aqui no guia da cidade.
Essa casa é mesmo linda! E dentro tem uma sala com paineis da década de 20. ModernÃssimo. Vale a pena conferir os detalhes da arquitetura de Muqui, que alias também merecem estar no guia.
em breve,
puget
Oi Helena, que belÃssimo esse texto sobre os casarões de Muqui. Tenho fissura por História e, qdo nela encontro os casarões, nossa! me perco nas suas fachadas - que meu pai passou boa parte da vida colocando nas telas - procurando os fantasmas queridos que ele dizia estarem lá.
Muqui deve ser uma linda cidade. Um dia ainda vou lá.
Bjs
Valeu, Ize. Vamos encher o banco de belos casarões de todas as regiões do Brasil? Imagina que lindo apanhado isso não pode virar!
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 11/9/2007 14:47
O fausto dos casarões de Muqui não tem paralelo no EspÃrito Santo. Quanto à s Folias, são um caso à parte!
Volte em janeiro e verás, Helena cara!
Quanto aos casarões de Muqui posso dizer que vi, gostei e recomendo!Recomendo tudo de lá!As pessoas, os lugares, os doces...são todos uns amores!!!!!!!!
Anghell · Vitória, ES 24/10/2007 15:02Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!