Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Casarões de Muqui

1
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ
31/5/2007 · 171 · 10
 

Passei poucas horas em Muqui, parte delas já à noite. Mas foi só chegar para perceber o charme das casas em volta da praça e da rua principal. Casarões de vários estilos, em geral bem preservados e com cores fortes deixam a grande praça ainda mais bonita.

A cidade nasceu no fim do século XIX, mas com o século XX chegou a estrada de ferro, o que foi sinônimo de crescimento. Típica cidade do café nos anos 20 e 30, enfrentou uma certa decadência econômica na década de 50, que resultou também numa transformação arquitetônica, com estilos mais modernos sendo implementados aos poucos.

Parte desses casarões históricos está tombada. Independente disso, foi gratificante ver que a população parece ciente da importância daqueles imóveis - muitas vezes não basta o tombamento, é fundamental que haja conscientização do valor daqueles espaços.

Há opções de turismo rural, ecoturismo e ainda um Encontro Nacional de Folias de Reis que já dura mais de 50 anos! Recentemente, Muqui ficou mais conhecida por conta do curta-metragem Brilhantino, sobre um velho morador da cidade que vive há mais de 30 anos numa caverna. O filme fez parte do projeto Revelando os Brasis e foi exibido em vários festivais.

onde fica
Muqui fica bem perto de Cachoeiro do Itapemirim, ao sul do Espírito Santo. Vindo de Vitória, são cerca de três horas de viagem. Até hoje existe a malha ferroviária, mas ela é usada apenas para transporte de carga. Uma pena. A bela e simples estação tem pinta de ter testemunhado muitas chegadas e partidas emocionantes.
por que ir
A variedade de belos casarões é um dos principais motivos. O jardim da praça foi rearrumado em 2003 e a Igreja Matriz, de estilo eclético, também chama atenção.
quando ir
Em qualquer época. Mas se quiser conferir a Folia de Reis, tradição que é forte na cidade, o melhor período é entre o dia de Natal é 6 de janeiro.
quem vai
Turistas, viajantes de passagem, foliões.
website
http://www.muqui.es.gov.br/

comentários feed

+ comentar
Guilherme Mattoso
 

lindo, helena! em breve vou fazer um guia com os casarões de quissamã, no interior do rio.

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 29/5/2007 13:25
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Maravilha, Mattoso! Vou ficar de olho, não conheço Quissamã! Abraço!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 29/5/2007 13:38
sua opinião: subir
Ériton Berçaco
 

Helena, na verdade, parte dos casarões - não sei precisar o número, mas são cerca de 200 - já foram tombados. Mas, ainda há mais casarões na lista. Ao todo, são cerca de quinhentos imóveis, incluindo as fazendas da zona rural. Algumas, como a fazenda dos Andes e a de Santa Rita (a 5km da sede da cidade) recebem visitantes dentro do projeto cama e café. Muqui é hoje o maior sítio histórico do Espírito Santo.
A casa azul é linda por fora e por dentro, com pinturas da década de 20, quando fervilhavam as criações pós Semana de Arte Moderna.
Bjos e parabéns!

Ériton Berçaco · Muqui, ES 29/5/2007 14:10
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Opa, obrigada Ériton, vou bem fazer mudanças então, aproveitando que isso é possível enquanto está na fila de edição. E parabéns pela tua cidade, é um charme, não esperava que fosse tão bonitinha! :)

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 29/5/2007 14:53
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Muqui é realmente um lugar incomum. Bem legal você ter falado da cidade aqui no guia.
Conheci Quissamã, Guilherme. Me impressionou muito bem, principalmente pelas antigas fazendas de cana no entorno. Legal falar aqui no guia da cidade.

Ilhandarilha · Vitória, ES 30/5/2007 19:39
sua opinião: subir
Claudia Puget
 

Essa casa é mesmo linda! E dentro tem uma sala com paineis da década de 20. Moderníssimo. Vale a pena conferir os detalhes da arquitetura de Muqui, que alias também merecem estar no guia.
em breve,
puget

Claudia Puget · Muqui, ES 18/8/2007 21:13
sua opinião: subir
Ize
 

Oi Helena, que belíssimo esse texto sobre os casarões de Muqui. Tenho fissura por História e, qdo nela encontro os casarões, nossa! me perco nas suas fachadas - que meu pai passou boa parte da vida colocando nas telas - procurando os fantasmas queridos que ele dizia estarem lá.
Muqui deve ser uma linda cidade. Um dia ainda vou lá.
Bjs

Ize · Rio de Janeiro, RJ 10/9/2007 21:32
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Valeu, Ize. Vamos encher o banco de belos casarões de todas as regiões do Brasil? Imagina que lindo apanhado isso não pode virar!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 11/9/2007 14:47
sua opinião: subir
Gunga Costa
 

O fausto dos casarões de Muqui não tem paralelo no Espírito Santo. Quanto às Folias, são um caso à parte!
Volte em janeiro e verás, Helena cara!

Gunga Costa · Vitória, ES 18/9/2007 11:57
sua opinião: subir
Anghell
 

Quanto aos casarões de Muqui posso dizer que vi, gostei e recomendo!Recomendo tudo de lá!As pessoas, os lugares, os doces...são todos uns amores!!!!!!!!

Anghell · Vitória, ES 24/10/2007 15:02
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados