Casarões ecléticos de Santa Leopoldina

Claudia Rangel
Colorido e formas contra o céu das montanhas
1
Ilhandarilha · Vitória, ES
11/7/2007 · 153 · 19
 

Até 1857 a cidade chamava-se Porto Cachoeira, e era o maior entreposto comercial do estado. O rio Santa Maria, que corta a cidade, era ainda navegável, e propiciava o comércio e o transporte do café produzido na região de montanha. O Porto Cachoeira era onde tropeiros recebiam a mercadoria manufaturada vinda de Vitória em grandes canoas e as distribuíam pela região, ao mesmo tempo em que entregavam a produção agrícola para serem embarcadas para a capital.

A mudança de nome para Santa Leopoldina foi uma homenagem à imperatriz, feita após a visita do imperador D. Pedro II. A cidade começou a crescer no final do século XIX, ainda no império. Foi local escolhido pelo próprio imperador para iniciar seu programa de imigração européia no estado. Para lá foram enviados principalmente os imigrantes suíços, alemães e austríacos.

Emancipada em 1887, foi a mais populosa colônia européia no Brasil. O auge do poderio econômico da cidade foi no início do século. Data dessa época a construção dos vários casarões ecléticos, ainda encontrados na cidade em grande número.

Outra característica de Santa Leopoldina é o grande número de cachoeiras, todas próximas à sede (a mais distante fica a 20 km). São mais de dez, todas abertas à visitação. A mais alta delas tem uma queda de 70 metros e conta com um parque com infra-estrutura de pousada, restaurante e apoio a caminhadas e descidas ecológicas pelo rio.

onde fica
Acesso pela rodovia ES 080 / ES 264 e ES 376
Vindo de Vitória, acesso pelo município de Cariacica, na estrada do Contorno.
Fica a 47 Km de Vitória.
por que ir
Pelo bucolismo da cidade, pelas cachoeiras, trilhas, mata atlântica e belas paisagens. Para visitar o museu do Colono e a colônia tirolesa do Tirol.
Para ver a represa Suiça, que fica a 9km da sede.
quando ir
Qualquer época do ano.
No calendário oficial de eventos da cidade constam dois eventos que podem ser interessantes: a caminhada dos imigrantes, em 1 de maio, e a Radical Fest, festival de esportes radicais que acontece na segunda quinzena de setembro.
quanto custa
Gasolina, hospedagem e alimentação. Como é próximo à Vitória, você pode ir pela manhã e voltar no fim do dia.
contato
Posto de informações turísticas: 27-3266-1655

comentários feed

+ comentar
Tetê Oliveira
 

Ilhandarilha, o texto e as fotos (bonitas, especialmente a da ponte com a igreja ao fundo) dão uma idéia bem legal da cidade. A lamentar, só o rio Santa Marta não ser mais navegável, como tantos outros em nosso país. Aqui no Estado do Rio são raríssimos os que ainda sobrevivem à destruição causada pelo homem e não se transformaram em valões.
Aproveito para apontar uns deslizes de digitação: comércio, à imperatriz, iniciar seu programa, casa de imigrantes.
Beijo.

Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ 9/7/2007 20:25
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Valeu, Tetê! Por mais que a gente olhe, às vezes não vê esses erros.
O rio Santa Maria, uma das principais fontes de abastecimento de Vitória e o principal rio da bacia hidrográfica que sustenta o manguezal de Vitória, infelizmente, hoje, dá para ser atravessado à pé. Vi no arquivo público do estado foto das embarcações que subiam e desciam o rio no início do século e é difícil acreditar que elas navegavam por ali.

Ilhandarilha · Vitória, ES 9/7/2007 21:02
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Que beleza. Confesso que estou tendo outra imagem do Espírito Santo graças ao Overmundo... Não que achasse ruim antes não, mas passei alguns carnavais em praias daí que foram ruins pra caramba. Aí, pronto, essa imagem se impregnou na minha memória! :) Santa Leopoldina parece uma graça. Com tantas cachoeiras, então... Valeu, Ilhandarilha!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 10/7/2007 18:10
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Legal colaborar para que vc mude sua opinião sobre meu estado. Mas cá pra nós, os carnavais nas praias daqui são realmente ruins. Axé baiano e clima de mafuá. Prefiro ficar em Vitória, onde não acontece nada nos bairros durante o carnaval, e curtir os blocos de bairro, um pouco antes do feriado. Ou simplesmente sumir para o interior e aproveitar a folia acordando com os galos e tomando banho de cachoeira.

Ilhandarilha · Vitória, ES 10/7/2007 19:04
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Estou tentando colocar o contato do posto de informações turísticas de Santa Leopoldina no espaço de contatos, mas não salva. Será algum bug?

Ilhandarilha · Vitória, ES 10/7/2007 19:05
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Usou parênteses, Cláudia? Uma vez lembro que não entrava o número por causa disso, e o Hermano me explicou que o sistema do site não aceita ( ) nos formulários.

Abraço,
Felipe

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 11/7/2007 10:26
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Acabei de ver em outra colaboração que os parênteses passaram incólumes. Esquece o que falei, não deve ser isso... (ou já mudou)

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 11/7/2007 10:30
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Agora foi! Acho que foi um problema momentâneo.

Ilhandarilha · Vitória, ES 11/7/2007 11:39
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Pois é, como uma viagem errada pode destruir a imagem que construimos de um estado inteiro, né. Cruzes. Com certeza você tá ajudando a mudar a imagem sim! :)

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 11/7/2007 19:05
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Tinha esquecido de comentar: fotos ótimas.

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 11/7/2007 19:32
sua opinião: subir
Daniella Hinch
 

ilhandarilha, vc está mais uma vez de parabéns pelo seu texto e suas fotos.
Perecebe-se pelos comentários acima que suas colaborações têm sido de grande importância, chegando a mudar a visão de muitas pessoas sobre o estado.
Continue assim, nos enriquecendo com seus textos e suas fotos!!!
O lugar realmente é mágico.
Um grande bj

Daniella Hinch · Aracaju, SE 12/7/2007 08:48
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

a cidade deve ser linda!

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 12/7/2007 09:02
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Dani, valeu! Espero colaborar sempre para um novo olhar sobre o meu estado. Onde andas? Voltou para Aracaju? Bjos.

Guilherme, é mesmo. Vale o passeio, principalmente com mais tempo, para curtir também as cachoeiras. Um abraço!

Ilhandarilha · Vitória, ES 12/7/2007 09:43
sua opinião: subir
Higor Assis
 

Ilhaandarilha.

Um pitada gostosa, uma dica maravilhosa e ainda com fotos lindas.
uau moça que dica :)

Higor Assis · São Paulo, SP 13/7/2007 08:07
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Valeu, Higor. Venha conhecer!

Ilhandarilha · Vitória, ES 14/7/2007 00:35
sua opinião: subir
Higor Assis
 

Ainda estou decidindo aonde vou em minhas férias em janeiro de 2008. Que sabe moça rs..

Higor Assis · São Paulo, SP 16/7/2007 08:55
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Higor, no guia tem várias dicas sobre o estado. Para quem gosta de montanha e cachoeira, tem lugares lindos, como Santa Leopoldina, Domingos Martins e Santa Teresa. Para quem gosta de esportes radicais tem Pancas (rapel, vôo de parapente, trilhas) e Afonso Cláudio (vôo livre e parapente). Matilde, em Alfredo Chaves, é um lugar lindo, com uma cachoeira enorme (acho que a queda d´água é de 70m) e local para camping.
Para praia, no verão, só aconselho Itaúnas. O restante do litoral sofre uma invasão bárbara nessa época (perdoem-me mineiros!).

Ilhandarilha · Vitória, ES 16/7/2007 21:27
sua opinião: subir
Leléco
 

Olá pessoal!!!!Santa Leopoldina é realmente um lugar mágico,é muito lindo.Eu moro aqui no ES a 10 anos e a 7 conheço Santa Leopoldina.vou lá quase todo fim de semana,pois tenho casa lá,na comunidade do Rio da Prata.O clima,o ambiente,a paisagem,enfim,é tudo perfeito!!Quem gosta de regiões serranas precisa ir até lá,pois é uma cidade que respira história,e o clima é muito agradável e é um lugar único.Nao existe região serrana do Brasil com as mesmas características de Santa Leopoldina. conhecida como a terra das cachoeiras,justamente pelo fato de possuir inúmeras delas e rios também.As festas locais também sao maravilhosas,tanto as do muncípio propriamente dito como as festas das igrejas das comunidades que ficam no interior.As paisagens tem uma beleza única e inesquecivel.Eu sou meio suspeito pra falar porque eu sou apaixonado por esse lugar,a maior parte dos melhores momentos da minha vida eu vivi lá.e vivo até hj.......Dêem uma passada lá.....Com certeza é um lugar inesquecível!!!!

Leléco · Vila Velha, ES 14/8/2007 11:46
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Leleco, que legal que vc tem casa lá! Por que vc não faz uma matéria aqui pro guia do overmundo sobre as cachoeiras de Santa Leopoldina? Seria muito bom, não?
Um abraço!

Ilhandarilha · Vitória, ES 14/8/2007 15:41
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Esquinas de Santa Leopoldina zoom
Esquinas de Santa Leopoldina
uma das pontes que cortam a cidade zoom
uma das pontes que cortam a cidade
zoom
zoom
Ponte e igreja Matriz Sagrada Família zoom
Ponte e igreja Matriz Sagrada Família
Casa de imigrantes: não parece de conto de fadas? zoom
Casa de imigrantes: não parece de conto de fadas?

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados