Castelo da Pavuna

.joao xavi.
.Fundo de palco do Castelo da Pavuna.
1
joao xavi · São João de Meriti, RJ
18/8/2007 · 85 · 1
 

Há mais ou menos 10 anos um grande galpão localizado às margens do Rio Pavuna (fronteira natural que separa São João de Meriti da cidade do Rio) serve de ponto de encontro para amigos interessados em jogar conversa fora, beber e principalmente dançar.

Durante todo esse tempo o Castelão da Pavuna (como é conhecido) sofreu inúmeras modificações. Chegou a se chamar Terreirão da Pavuna e por um bom tempo recebeu shows de bandas de hardcore e metal, da região. Fui freqüentador assíduo do espaço nesses tempos, quando uma pequena multidão de camisas pretas se acotovelava em pequenas rodas pelo salão.

Essa época a atual diretoria faz questão de deixar pra trás: “Aquela bagunça acabou, agora o ambiente aqui é familiar. Você vê criança, vê idoso, todo mundo se diverte aqui”, afirma Arildo Alves, que ao lado de Sérgio Abrantes e Carlos Alberto já somam dois anos à frente do espaço.

De fato o Castelão passa por um processo de renovação. Algumas obras estão sendo feitas para tornar o espaço mais bonito e confortável. Nas paredes foram pintadas pedras, simulando as paredes de um verdadeiro castelo. As mesas e cadeiras de metal foram substituídas por mesas e cadeiras de plástico, “Essas cadeiras são confortáveis e mais modernas estamos pensando no futuro”, diz Arlindo.

Na hora do almoço o espaço serve de restaurante e ajuda a matar a fome dos trabalhadores da região, é a partir das 18h (17h aos domingos) que o Castelão ganha tons de casa de espetáculo. A programação atual é a seguinte:

As noites de quinta são dedicadas ao bom e velho pagode de mesa. Uma modalidade de samba típica do subúrbio carioca, onde os sambistas usam instrumentos (peças, na língua do samba) como pandeiro, cavaquinho e tantã. O grande lance do pagode de mesa é a proximidade entre os instrumentistas e o público.

As sextas, o músico João da Ilha comanda o “Baile da melhor idade”. Onde senhoras e senhores se encontram para deslizar pelo grande salão da casa.

Nos sábados, Peixinho & Cia. atacam na dança de salão com o “Baile show”.

Aos domingos, que é a noite mais concorrida, o bicho pega no ritmo do forró.

A proposta do Castelão é a do mais puro e simples entretenimento, oferecendo a toda comunidade da Pavuna, São João e arredores um pouquinho de tudo aquilo que o povo daqui gosta. Os planos para um futuro próximo envolvem o concurso "Garota Castelo", além de shows de artistas do quilate de Bebeto e Zeca Pagodinho.

onde fica
O Castelão fica na Av. Rio Pavuna.
Bem próximo a rodovária da Pavuna e a estação do metro.
por que ir
Pra encontrar pessoas, comer, beber, se divertir e principalmente dançar.
quando ir
De quinta a sábado às 18h.
Aos domingos às 17h.
quem vai
O Castelo é freqüentado por pessoas de todas as idades.
Familias amigas que se encontram no espaço.
quanto custa
O ingresso gira em torno de R$5
contato
telefone: 30732566

comentários feed

+ comentar
Guilherme Mattoso
 

engraçado... o lugar tem todo o jeitão daqueles clubes onde rolam baile funk, mas pelo que disse parece ser um clube que vai muito além dos batidões. deve ser uma opção boa de entretenimento na região.

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 17/8/2007 14:00
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

.muro pintado com a programação do castelo. zoom
.muro pintado com a programação do castelo.
.salão. zoom
.salão.
.bar. zoom
.bar.
.paredes estilizadas. zoom
.paredes estilizadas.
.entrada social do castelo. zoom
.entrada social do castelo.
.espelho no hall, pra dar aquele último retoque no visual e não fazer feio. zoom
.espelho no hall, pra dar aquele último retoque no visual e não fazer feio.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados