Celeiro de estórias e de festas

Rinaldo Santos Teixeira
Santanenses em prosa na "pracinha de cima".
1
Rinaldo Santos Teixeira · Campo Belo, MG
4/1/2008 · 125 · 10
 

Dizem que em Santana do Jacaré tem um bar que vem sendo apelidado como "o bar do desquite", porque se uma pessoa casada entra lá, logo seu casamento vai por água abaixo. Ainda não o conheci, mas o “causo” me agrada porque Santana é realmente um celeiro de estórias. E esta característica se encontra também na história não oficial da cidade, pois, segundo contam, a povoação próxima ao Rio Jacaré teve início com a troca dessas terras por um capote de couro. Transação feita nos anos mil e setecentos, entre o mascate Manoel Ferreira Carneiro, vulgo Jangada, e sei lá quem, talvez o dono da Sesmaria de então.

E, querendo trocar um dedo de prosa é só você gastar por lá uma tarde ensolarada, talvez pitando um cigarrinho de palha, se for do seu agrado, ao lado dos santanenses na pracinha de cima, de frente à Igreja do Rosário, ou na de baixo, em volta da Igreja da Matriz de Sant’Ana. Mas se você também gosta de festas tradicionais, siga os conselhos do Secretário de Cultura, Gilmar Ribeiro de Melo, e visite a cidade perto do dia 12 de outubro, quando ela comemora sua emancipação como município (que se deu em 1953), junto da Festa de Nossa Senhora Aparecida, que se inicia no dia 10, com a imagem da Santa sendo atirada nas margens do rio; e se entende, na noite do dia 11, com sua pesca; indo terminar no dia 12.

Neste dia, sua população de apenas 4.700 pessoas assiste à chegada de aproximadamente 20.000 visitantes, vindos um pouco na romaria que os devotos fazem por 20 km, desde Campo Belo, ou em ônibus (a maioria) que lotam suas ruas, ao lado de barraquinhas de comidas, de roupas e miudezas. E a festança continua com o “Jacaré Folia”, com trios elétricos com músicas “pop”. Outro destaque festivo é o Carnaval, por conta da Cavalhada, que, desde 1906, emociona com a encenação que recorda a Guerra da Reconquista encetada, na Península Ibérica, pelos cristãos contra os mouros, que tem como ponto alto a retirada das argolas pelas lanças dos cavaleiros mascarados, montados em trajes coloridos.

E, para conhecer um pouco da História oficial de Santana, é bom esbarrar por lá com o Sr. Juca Pimenta, que mesmo radicado em São Paulo (desde adolescente), fez questão de investir na preservação cultural de sua terra natal, a partir de iniciativas como manter um acervo de quatrocentas fotos da cidade, de quando Santana ainda não tinha calçamento, nem energia elétrica, até os dias atuais; “por gosto”, diz ele, que sustenta o sonho de editar um livro com essas imagens legendadas.

São fotos de casarões antigos, cheios de janelas e portas; de times de futebol como o do Canto do Rio, que hoje tem 65 anos; da Corporação Musical São Geraldo, hoje com oitenta anos; da extinta Jazz Band Independência, da qual participou meu avô Geraldo Galdino; das festas tradicionais do local, como a Cavalhada e a Festa de Congada. Mas também há retratos das famílias que politicamente construíram a cidade e personagens da memória de Santana: o Zé Crispim, o Geraldo Sacotinha e o Junita, que enriquecem essa historiografia em imagens.

E topar com o Sr. Juca não é empresa difícil, pois ele está sempre presente nas festas santanenses, além de ser o proprietário da Pousada Santa Felicidade e do Condomínio Vila de San Genaro (com apartamentos para aluguel por temporada), ambos no coração da cidade e pensados para cobrir uma lacuna que havia no turismo e lazer local. A Santa Felicidade tem piscina, campo gramado e uma vista panorâmica para o Rio Jacaré ao fundo. Mais o espaço para atividades culturais, como a exposição fotográfica.

onde fica
No centro Oeste de Minas, a 212 Km de Belo Horizonte.
Vias de Acesso:
BR-354, BR-369 e BR-381
A BR-381 pode ser acessada em 3 pontos:
Perdões, Santo Antônio do Amparo e Oliveira.
por que ir
Para trocar uns dedos de prosa nas praças.
Para curtir as festas locais.
Para conhecer oas cachoeiras do Amparo, de São Miguel e da Onça.
quando ir
Semana Santa, que tem as procissões com as imagens em andouros, do Domingo de Ramos até a "Procissão do Triunfo", sete dias depois.
Carnaval, quando acontece a Cavalhada e desfile de blocos locais.
Festa de Congada, do último domingo de agosto, com o encontro de todos os ternos das cidades vizinhas, até a quarta feira.
Na Festa de Nossa Senhora Aparecida, nos dias 10, 11 e 12/10.
quem vai
Pessoas de cidades vizinhas (Campo Belo, Perdões, Santo Antônio do Amparo etc.) e do resto do país.
Filhos da cidade que se espalharam pelo Brasil todo e pelo mundo.
quanto custa
Pousada Santa Felicidade e Condomínio Vila San Genaro: entrar em contato para negociar a hospedagem, por e-mail ou telefone.
website
www.pousadasantafelicidademg.com.br
contato
Pousada Santa felicidade:
tel: (35) 3866-1221.
e-mail: pousadasantafelicidade@stratus.com.br.
Secretaria de Cultura - pmsj@stratus.com.br

comentários feed

+ comentar
Higor Assis
 

Poxa que bacana hein, adorei a dica.

Higor Assis · São Paulo, SP 2/1/2008 14:29
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

achei a dica manera! fotos mto legais tb!

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 3/1/2008 08:05
sua opinião: subir
RICASA
 

ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!! Jacaré city é tudo de bom...venham povo prestigiar essa cidadezinha linda!!!!!!!!!!!!1

RICASA · São Paulo, SP 3/1/2008 15:23
sua opinião: subir
RICASA
 

Jacaré is the best!!!!!!!!!

RICASA · São Paulo, SP 3/1/2008 15:23
sua opinião: subir
Tancredo Maia Filho
 

Conheci Santana do Jacaré em 2007. Ela é tudo isto que o Rinaldo conta e um tanto mais, pois ele não contou do cantos das maritacas, da boa prosa com o seu Jair, seu pai, da alegrai de suas tias. Ah! que saudades, Rinaldos. Vou me programar para ir este ano na época da Festa da Congada. Fiquei na Pousada Santa Felicidade, onde aconteceu o lançamento do livro do Rinaldo, "Leo, o pardo". Quem não leu, não sabe o que está perdendo.
Um grande abraço ao som das maritacas.

Tancredo Maia Filho · Brasília, DF 3/1/2008 21:27
sua opinião: subir
Maju
 

Eêe cidadezinha querida e amada por todos,
que saudade desta terrinha .

Maju · Campo Belo, MG 4/1/2008 01:04
sua opinião: subir
Tetsuo
 

Essa é nossa Santana querida.

Tetsuo · Bauru, SP 4/1/2008 02:26
sua opinião: subir
 barbara
 

Santana que não tem mais jacaré, mas tem o rio que passa em volta da cidade e a torna ainda mais charmosa. Linda sua cidade e mais linda ainda sua família que cresceu lá. Continue a espalhar com as letras os encantos de Santana e de seu povo maravilhoso. Abraços.

barbara · São Bernardo do Campo, SP 9/1/2008 11:05
sua opinião: subir
Rinaldo Santos Teixeira
 

Valeu, Bárbarabela, ponha uma foto sua e um dos seu textos no Overmundo. Obrigado Tetsuo, Maju, Tancredo e Ritíssima, todos, como eu, devotos apaixonados por Santana. E ao Higor e Guilherme: sejam bem vindos em qualquer tempo.

Rinaldo Santos Teixeira · Campo Belo, MG 15/1/2008 12:24
sua opinião: subir
Nusa Galvão
 

Olá Rinaldo... meu nome é Neusa Galvão, sou educadora da rede municipal de educação de Anápolis-GO, trabalho com o 4°ano do Ensino fundamental (crianças de 9 à 12 anos de idade. Na grade curricular trabalhamos o projeto: "Ler por Prazer". Recentemente, numa dessas aulas, uma estudante - de 09anos - pediu-me q/ a deixasse ler um trecho de seu livro: Léo, O Pardo, à turma, pois ela inferiu ser interessante devido ser, em grande parte, das aulas de Histórias q/ trabalhamos durante o ano. Resultado... a turma inteira sentiu-se inspirada a escrever suas autobiografias. O q/ p/ mim foi hilário, pois somos de uma comunidade em q/ está se perdendo a cultura do "ler e escrever". Resolveram que fariam-lhe dedicatórias por proporcioná-los esta inspiração. Já eu acredito q/ ficarão ainda mais motivados se pudessem conhecê-lo e agradecer-lhes pessoalmente. Se é q/ é possivel, responda-me este com urgência, por favor, pois não consigo nenhum contato seu nas redes sociais! Mande-me um recado por e-mail através do overmundo, pode ser? Ou, o meu e-mail pessoal (neusa_galvao@yahoo.com.br).
Desde já sou grata, simplesmente, por sua atenção... Mas, se puder, realize nosso desejo! Seu livro é uma verdadeira aula de História a partir da sua história de vida que, aliás, é incrível! Parabéns!E, prazer em conhecê-lo!

Nusa Galvão · Anápolis, GO 28/11/2012 20:46
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

O rio Jacaré. zoom
O rio Jacaré.
No Carnaval, a Cavalhada. zoom
No Carnaval, a Cavalhada.
Uma das 400 fotos. zoom
Uma das 400 fotos.
Pousada Santa Felicidade. zoom
Pousada Santa Felicidade.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados