Centro Cultural Oscar Niemeyer

Divulgação/Poliana Campos
Vista panorâmica do Centro Cultural: o teatro (à esq.) e a biblioteca (à dir.).
1
Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ
23/7/2007 · 90 · 3
 

O Centro Cultural Oscar Niemeyer atrai os olhares de quem passa pela Praça do Pacificador, no centro de Duque de Caxias. Criado para ser um pólo de criação, experimentação e difusão cultural naquele município da Baixada Fluminense, o espaço compreende o Teatro Municipal Raul Cortez e a Biblioteca Pública Leonel de Moura Brizola.

Inaugurada em setembro de 2004, a biblioteca tem um acervo aproximado de 10 mil livros, distribuídos por dois andares, um deles dedicado especificamente ao público infanto-juvenil. Em 2006, o espaço registrou o atendimento a 49 mil leitores. O prédio inclui ainda um auditório com capacidade para 30 pessoas.

A biblioteca abriga diversas atividades culturais, como contação de histórias, cursos para professores das redes pública e privada, lançamento de livros e o projeto Fazendo Arte. A contação de histórias surgiu com a iniciativa voluntária da contadora Loide Aragão e hoje acontece duas vezes por semana (uma parceria com uma filial do McDonald`s, vizinha ao centro cultural, permite que crianças de projetos sociais e da rede pública participantes da contação, às quartas-feiras, recebam lanche gratuitamente). Também serviu como incentivo à exploração do espaço cultural pela comunidade e culminou no projeto O Livro Mágico, que tem estimulado não só a leitura, mas a prática de produção de textos e ilustrações por crianças e adolescentes.

Loide ainda está à frente do Fazendo Arte. Em sua segunda edição, agora em julho, o projeto é um Festival Cultural de Férias e atende a estudantes e professores, com a promoção de oficinas gratuitas de arte em argila, de histórias em quadrinhos e teatro, exibição de filmes, de jogos e brincadeiras pedagógicas, entre outros eventos.

Com 440 lugares, o Teatro Raul Cortez só foi inaugurado em setembro de 2006. Na sua programação regular, o espaço já recebeu shows dos cantores Geraldo Azevedo e Lô Borges, e as produções “O Púcaro Búlgaro”, dirigida por Aderbal Freire-Filho, “Pare de falar mal da rotina”, com Elisa Lucinda, e “Pequenas histórias do mundo”, da Cia. De Teatro Artesanal, entre outros.

Segundo a diretora do Teatro Raul Cortez, Jesus Lima, ele possui o terceiro maior palco do estado do Rio (perde apenas para o Municipal e o João Caetano). Outra peculiaridade do palco é ser reversível. Na sua inauguração, a apresentação da Orquestra Sinfônica da Petrobras pôde ser assistida tanto pelo público presente na platéia do Raul Cortez como na Praça do Pacificador.

Graças a essa característica, o anfiteatro vai sediar, a partir do dia 23 de julho, um antigo (e até então esquecido) projeto cultural de Caxias, o Cine Pau-de-Arara: a exibição semanal de filmes para um público que ficará sentado em cadeiras colocadas na praça - na estréia, "O homem da capa preta", de Sergio Rezende. Pipoqueiros e baleiros da cidade já foram convidados a trazer seus carrinhos de pipoca e banquinhas de doces para a praça nesses dias de sessão ao ar livre!

onde fica
Centro Cultural Oscar Niemeyer
Praça do Pacificador, no centro de Duque de Caxias (entre a Av. Presidente Kennedy e a Rua Plínio Casado).
por que ir
Porque a programação cultural tem atrativos pra todos os gostos e idades: shows de música, peças teatrais, contação de histórias pra criançada, biblioteca com quase 10 mil livros.
quando ir
Por ora, a biblioteca só funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h. A programação do teatro acontece de quinta a domingo. Já o Cine Pau-de-Arara vai rolar às segundas, a partir das 19h.
quem vai
Estudantes, professores, artistas e a comunidade em geral.
quanto custa
Na biblioteca, as atividades são gratuitas. No teatro, ingressos populares. O Cine Pau-de-Arara é "de grátis".
contato
Telefones (21) 2672-3155 e 3653-1999 e-mail: biblioteca_ccon@yahoo.com.br

comentários feed

+ comentar
Mestre Jeronimo - JC
 

Muito Bom!

Cultura, educacao pro povo brasileiro, outros.

m.jc

Mestre Jeronimo - JC · Austrália , WW 22/7/2007 22:12
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

niemeyer arrasa! fiquei com vontade de conhecer ao vivo.

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 23/7/2007 10:59
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Vera Sant´Ana
 

Olá
Sou professora da rede municipal de Duque de Caxias.
Gostei da matéria sobre as obras de Oscar Niemaeyer em Duque de
Caxias!! É muito bom ver alguém divulgando como nosso município vem
crescendo culturalmente. Acharia legal se vocês pudessem anexar mais
fotos em ângulos variados desta bela arquitetura, já estamos em plena
comemoração do centenário desta grande personalidade da arquitetura,
engenharia, arte... ; eu, e acredito outras pessoas, estamos
precisando de imagens para trabalharmos com nossos alunos. Estou
desenvolvendo um trabalho de artes que sei que poderia contar com
vocês; aliás, não sei se vcs sabem, mas há um concurso de fotografias
pela IAB_RJ sobre as obras de Niemaeyer, o Centro Cultural, assim como
o Teatro Raul Cortez fazem parte das obras inclusas, seria uma boa
para vc, não? espero que gostem da dica. O endereço é
www.iabrj.org.br.

Um abraço

Vera Sant´Ana · Duque de Caxias, RJ 26/9/2007 20:03
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados