Acostuma-se com o tempo. De tanto ouvir falar e ler nos letreiros, acaba saindo: lê-se “chórn-ixtainâ€. Pois que a pequena cervejaria de nome estranho é mais um dos tesouros do Vale do ItajaÃ. Localizada em Pomerode — tida como a cidade mais alemã do Brasil — a cervejaria Schrnstein vai longe e garante: tem o chopp mais alemão do paÃs.
Para os paladares mais atenciosos, uma dica: a Schornstein, seguindo o modelo de outras micro-cervejarias brasileiras, segue também a Lei da Pureza, um antigo regulamento alemão datado de 1516 que garante o sabor do sagrado lÃquido bávaro. Além da seriedade, há a variedade. Na fábrica da cervejaria são produzidos quatro tipo diferentes de chopp: Pilsen Natural, Pilsen Cristal, Pale Ale e Bock.
Pilsen, como se sabe, é o chopp mais comum. Já o Pilsen Cristal é resultado da filtragem do anterior para a retirada de leveduras. Pale Ale é a cerveja de fermentação alta (pale), mas ao contrário das irmãs escuras, esta é clara (ale). E chopp Bock é mais forte, mais consumido no inverno, pois além de ser servido sempre gelado, acaba esquentando.
Além de comercializar seu chopp por vários bares e restaurantes de Santa Catarina, a Cervejaria Schornstein tem o seu próprio bar, denominado Bar da Fábrica. Ali, onde o chopp é produzido, é possÃvel deliciar-se com o lÃquido direto da fonte, mas também pode se deliciar um (ou vários) pratos tÃpicos da culinária alemã. Hackapetter — é melhor anotar para pedir: ragapêda — e salsichas alemãs cozidas em chopp são algumas das opções.
No bar, além da variedade de chopps e de pratos tÃpicos, rola sempre um sonzinho. Então é sambinha, pagodinho, valsinha, rockzinho, cervejinha, salsichinha... E a diversão a mil! Vale a pena.
O nome é tão complicado que você mesmo esqueceu um O quando citou no primeiro parágrafo, hehehe.
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 22/8/2007 17:35
Putz, e acabou de passar para a fila de votação. Mas é, é sim... Um dia ainda escrevo sobre isso... sobre a dificuldade de se comunicar por aqui.
Obrigado, Helena.
Mais uma boa dica pra minha listinha etÃlica.
Abs
Olá, Labes:
Conheci Blumenau, é uma bela cidade. Passando a ponte, indo para Itopava Norte, têm-se acesso à um morro com um visual lindÃssimo da cidade. A serra que circunda a região, onde está Pomerode, tambem é muito bonita.
Grande dica. Um abraço.
>>Guilherme, bom te ver por aqui novamente!
>>Corales, vai com calma que as curvas daqui exigem atenção e sobriedade! (risos)
>>Levi, de qual dos morros falas? :) Sem dúvida, é uma região muito bonita. Além da Serra de Pomerode, fica a dica para a Serra de Nova Trento. Outro lugar belÃssimo! Obrigado pela visita.
Grandes abraços!
Nossa, achei o local um mega point ! Que super dica.
O Cheiro do local deverá ser inesquecivel.(Reparou que coloquei no futuro? Que é pq. a intensão de ir conhecer é forte.)
um abraço
puget
Não esqueça o convite!
(risos!)
Abraço!
rapaz, passei a sexta feira 13 de julho la
no dia q começou o Pan do Rio. (vi pela tv a cerimonia de abertura la, depois de um show do Cidadao Quem)
La é muito maneiro, tratam cerveja com seriedade. Produto excelente, lugar lindo em cidade foda!
Do tour cervejeiro q fiz pelo vale, a Schornstein - Chaminé em Alemao - está em primeiro lugar (só perde pra Eisenbahn q é hourconcour)
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!